Últimas notícias

Ferrari descarta adotar asa dianteira similar à da Mercedes

Ferrari não tem planos de mudar sua asa dianteira para um formato mais parecido com a da Mercedes para o carro de 2020, apesar de buscar mais downforce com novo modelo

Ferrari SF1000 front wing detail

Ferrari SF1000 front wing detail

Ferrari

Uma das grandes mudanças anunciadas ontem pela Ferrari para o carro de 2020 é a preocupação maior da equipe com o downforce. A montadora aceitou que foi um erro não buscar mais downforce com o modelo de 2019, ao optar por uma asa dianteira de baixo arrasto aerodinâmico, enquanto Mercedes e Red Bull foram por outro caminho, buscando um modelo mais propício para o downforce.

No lançamento, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, afirmou que parte da mudança de foco para este ano não inclui abandonar o conceito de asa dianteira da fábrica. Enquanto a versão apresentada ontem do SF1000 contava com a asa do ano passado, que também será usada nos testes e, muito provavelmente, a versão que será usada no GP da Austrália seguirá a mesma ideia.

Leia também:

"Esta não deve ser a versão final ainda, mas certamente é a nossa base para começar, e vamos levar para os testes de pré-temporada", afirmou Binotto sobre a asa. "Nós não vamos mudar o conceito, vai ficar assim, mesmo com os testes que ainda serão feitos. Acho que esse é o conceito ideal para nós".

"Acho que melhoramos muito na downforce, não apenas através da asa, mas se você olhar para o carro, as pás giratórias especialmente. É algo de alta complexidade, eu diria. O carro inteiro, mais fino, faz a traseira e o difusor trabalharem melhor. Então eu acho que a downforce aumentou no geral".

O aumento de downforce vem com um aumento no arrasto, mas Binotto afirmou que ainda não tem certeza se encontrou o ponto ideal entre os dois.

"Certamente aumentamos muito nosso downforce. Fazendo isso aumentamos também o nível de arrasto, então acreditamos que teremos um carro mais rápido em curvas, mas talvez mais lento de retas", afirmou. "Qual é o balanço ideal? Acho que é difícil de saber, difícil de saber o que os outros estão fazendo também".

Veja as primeiras imagens do SF1000, carro da Ferrari para 2020

Ferrari SF1000

Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari

Ferrari SF1000

Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari

Ferrari SF1000

Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari

Ferrari SF1000

Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari

Sebastian Vettel, Charles Leclerc e Mattia Binotto com a SF1000

Sebastian Vettel, Charles Leclerc e Mattia Binotto com a SF1000

Foto de: motosport.com

Sebastian Vettel e Charles Leclerc com a SF1000

Sebastian Vettel e Charles Leclerc com a SF1000

Foto de: motosport.com

Ferrari SF1000

Ferrari SF1000

Foto de: motosport.com

Ferrari SF1000

Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari

Detalhe da Asa Dianteira

Detalhe da Asa Dianteira

Foto de: Ferrari

Detalhe do SF1000

Detalhe do SF1000

Foto de: Ferrari

Detalheda Suspensão Dianteira

Detalheda Suspensão Dianteira

Foto de: Ferrari

Detalhe frontal da asa dianteira

Detalhe frontal da asa dianteira

Foto de: Ferrari

Detalhe do halo

Detalhe do halo

Foto de: Ferrari

Detalhe do bico do SF1000

Detalhe do bico do SF1000

Foto de: Ferrari

Detalhe da traseira do SF1000

Detalhe da traseira do SF1000

Foto de: Ferrari

15

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Análise técnica: O que há por trás do novo bico do carro da Red Bull
Próximo artigo F1 admite que encontrar nova data para GP da China será "desafiador"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil