Últimas notícias

Ferrari e Red Bull não tinham escolha a não ser mudar, crê Webber

Australiano apoia mudança de piloto e de motor nos times mais próximos da Mercedes para esta temporada

Mark Webber, Australian racing driver

Mark Webber, Australian racing driver

Zak Mauger / Motorsport Images

O ex-piloto da Fórmula 1 Mark Webber acredita que tanto a Ferrari quanto a Red Bull precisavam mudar coisas internas se quisessem avançar em 2019.

Webber disse à Speedweek que estava satisfeito em ver as duas equipes indo atrás de mudanças cruciais para desafiar a Mercedes.

"Depois da temporada que eles tiveram em 2018, eles precisavam que mudar alguma coisa", disse Webber sobre a mudança da Ferrari. "Houve muita pressão e esse é o resultado”.

"Esta é uma nova oportunidade para Seb", previu Webber, embora tenha acrescentado que espera que Leclerc não dê sossego ao veterano.

"Ele pode dar uma dor de cabeça a Seb, especialmente em qualificação", disse ele. "Mas acho que Seb está pronto para isso."

Webber disse que Leclerc é "rápido, inteligente e um verdadeiro lutador", mas admitiu que o jovem ainda tem muito a aprender sobre o esporte depois de sua rápida promoção a uma equipe de ponta.

"Ele primeiro terá que ganhar experiência trabalhando em uma grande equipe", disse o australiano. "É uma grande oportunidade para Leclerc, mas um grande risco para a Ferrari".

Quanto às mudanças em sua antiga equipe, a Red Bull, Webber diz que finalmente quebrar o relacionamento com a Renault depois de uma parceria de 12 anos irá trazer para a Red Bull um novo espírito, embora possa levar algum tempo para dar resultados.

"Eles tiveram que mudar, estavam prontos", falou. "Isso lhes dará nova energia”.

Trabalhando com a equipe júnior Toro Rosso da Red Bull em 2018, a Honda usou mais unidades de potência do que qualquer outro fabricante durante a temporada de 21 corridas, em um esforço para acelerar seu programa de desenvolvimento.

Deixar de atingir a vida útil necessária dos motores significou várias penalidades de grid para a Toro Rosso. Isso terá que mudar em 2019 se a Red Bull for tão competitiva quanto a Renault.

"O maior desafio para a Honda é fazer com que um motor tenha um bom desempenho ao longo de toda a sua vida útil", admitiu Webber. "Eu acho que é possível que eles sejam capazes de ultrapassar o resto em classificação”.

"Mas seus motores agora devem ser capazes de atuar no nível mais alto possível nas corridas. E isso leva tempo."

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Williams mostrará novo carro na próxima segunda-feira
Próximo artigo Magnussen espera que mudanças na F1 acabem com "frustrante" economia de combustível

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil