Últimas notícias

Ferrari e Renault vão apelar à FIA para maior punição à Racing Point

Rivais do time rosa, equipes buscam mais sanções para escuderia rival. McLaren desiste de recurso

Nico Hulkenberg, Racing Point RP20, Lance Stroll, Racing Point RP20

Nico Hulkenberg, Racing Point RP20, Lance Stroll, Racing Point RP20

Mark Sutton / Motorsport Images

A polêmica 'cópia' feita pela Racing Point dos dutos de freio da Mercedes de 2019 segue repercutindo na Fórmula 1. Após a escuderia inglesa ser punida e perder 15 pontos no Mundial de Construtores, foi a vez de Ferrari e Renault confirmarem, nesta terça-feira, que vão recorrer da decisão tomada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). As equipes querem que o time rosa sofra uma penalização ainda maior.

Leia também:

"O que eles fizeram está fora das regras, e isso é importante. É relacionado aos dutos, mas há todo um conceito por trás disso, que também é um conceito de copiar: é permitido, então, copiar todo um conceito?", questionou Mattia Binotto, chefe da Ferrari.

A escuderia italiana foi a primeira a confirmar formalmente que apelaria à punição e à multa de mais de 2,5 milhões de reais dadas à Racing Point pela FIA, como informado pelo repórter Adam Cooper, do Motorsport.com.

 

Com o recurso do time de Maranello, o caso agora será estudado não por comissários técnicos ligados à F1, mas pela Corte Internacional de Apelações do órgão que regula o automobilismo. No tribunal, a questão será julgada por um painel independente.

A polêmica se deve ao que a FIA entendeu como uma cópia feita pela Racing Point dos dutos de freio traseiros da Mercedes de 2019. Apesar de ser sido considerada culpada, a equipe britânica poderá usar os dutos pelo resto da temporada sem que seja punida mais uma vez. 

Além do apelo da Ferrari, a Renault também vai recorrer (veja abaixo). A Williams ainda irá confirmar, mas tende a fazer o mesmo, fora a própria Racing Point, que deve tentar uma manobra semelhante, mas com o objetivo contrário: reaver os pontos perdidos.

 

"As equipes usam 20% de seu tempo de testes aerodinâmicos neste tipo de peça, é algo muito significativo", argumentou a Renault. A FIA, porém, decidiu punir a Racing Point pelo processo utilizado para fazer as peças, sem considerar ilegais os dutos propriamente ditos.

As equipes contrárias à Racing Point alegam que o time britânico continua levando vantagem por não ter que mudar seu carro. As rivais da 'Mercedes rosa' também querer garantir que as regras de 2021 não permitam o tipo de 'cópia' feito neste ano.

McLaren desistiu de apelar à FIA

Depois de manisfestar interesse em recorrer da decisão em relação à Racing Point, a McLaren informou que desistiu de seguir adiante com a apelação, mas que seguirá "os procedimentos com interesse".

“A McLaren decidiu não apelar das decisões dos comissários da FIA em relação aos protestos da Renault contra a Racing Point. Além disso, a McLaren está satisfeita com o fato de que a FIA esclareceu ainda mais os regulamentos esportivos e técnicos para proteger a F1 como um esporte onde as equipes são claramente definidas como construtores, e remove o potencial de o Campeonato Mundial incluir carros que são, de fato, cópias de outros competidores".

“Levando em consideração o exposto acima e uma visão de todos os fatores, a McLaren não continuará com um recurso neste caso. Além disso, a McLaren respeita as decisões da Ferrari e da Renault de prosseguir com seus recursos", comunicou a equipe ao Motorsport.com.

Anteriormente, o CEO da McLaren, Zak Brown, havia dito o seguinte sobre a Racing Point: "Eles dizem que copiaram o carro da Mercedes baseando-se em fotos. E o veredicto dos dutos de freio mostra que isso é bobagem. O que nos leva a questionar o carro inteiro."

Outro lado: a suposta inocência da Mercedes e a versão da Racing Point

Em tese, a Mercedes não é culpada, já que os dutos de freio podiam ser comercializados entre as equipes até o fim de 2019. Entretanto, isso mudou em 2020. De todo modo, é normal que a Racing Point, cliente da montadora alemã, tenha tido acesso ao projeto da peça.

Na visão da FIA, porém, a Racing Point não mudou "de maneira significativa" os dutos que estão sendo utilizados em seu carro atual, de modo que eles não foram considerados desenhos próprios - algo obrigatório segundo o regulamento deste ano da F1.

Tendo isso em vista, algumas equipes, como a Red Bull, manifestaram desconfiança em relação à Mercedes, insinuando que o carro da Racing Point pode ter mais peças irregulares semelhantes aos elementos utilizados no carro alemão de 2019.

Chefe da Racing Point, Otmar Szafnauer defendeu sua equipe: "Não fizemos absolutamente nada de errado, mas fomos considerados culpados de acordo com o regulamento esportivo, e isso não é positivo.

"Devemos considerar a apelação para limpar nosso nome. Não fizemos absolutamente nada de errado, seguimos o regulamento à risca. E você vê equipes como Haas e AlphaTauri, que têm recebido dados e dutos desde sempre... Eles estão legais e nós não estamos?".

GP dos 70 Anos escancara ‘fogo amigo’ de Mercedes e Ferrari contra Bottas e Vettel

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: McLaren nega clima ruim com Mercedes pelo caso Racing Point
Próximo artigo TV: Confira todos os horários do GP da Espanha de Fórmula 1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil