Ferrari: "Era a melhor estratégia para a dobradinha, fim da história"

Mattia Binotto apoiou a decisão da equipe italiana de chamar Vettel aos boxes antes de Leclerc, que liderava em Singapura

Race winner Sebastian Vettel, Ferrari and Charles Leclerc, Ferrari celebrate in Parc Ferme

Race winner Sebastian Vettel, Ferrari and Charles Leclerc, Ferrari celebrate in Parc Ferme

Sam Bloxham / Motorsport Images

O GP de Singapura foi a primeira dobradinha da Ferrari desde a Hungria em 2017. Mas nem todos sorriram quando cruzaram a linha de chegada. Charles Leclerc parabenizou Vettel, vencedor pela quinta vez no evento asiático, mas seu rosto mostrou seu descontentamento.

O Monegasco liderou durante as primeiras 21 voltas, antes do início das paradas para troca de pneus. A Ferrari decidiu Vettel uma volta antes para tentar arrancar o segundo lugar de Lewis Hamilton e se proteger do ataque de Max Verstappen.

O alemão completou uma volta de saída dos boxes cinematográfica e, quando Leclerc parou na volta seguinte, voltou logo atrás de seu companheiro de equipe. O monegasco mostrou seu descontentamento no rádio e depois de terminar a corrida, mas a Ferrari revelou que era a única maneira de selar a dpbradinha.

“Acho que foi a melhor estratégia para conseguir a dobradinha, fim da história. Tivemos que parar Sebastian antes, porque Verstappen estava pronto para fazê-lo e tivemos que proteger essa posição ", disse Mattia Binotto, chefe da Ferrari, no final da corrida.

Leia também:

"Foi a melhor oportunidade para ultrapassar Hamilton. Sabíamos que pararíamos Leclerc nas próximas voltas e estávamos prontos. Foi a decisão certa. Acho que Vettel pilotou muito rápido, muito bem na primeira volta. Faz parte das corridas e mereceu a vitória", completou.

Perguntado se ele estava consciente do mal-estar que causaria em Leclerc, Binotto foi claro em sua resposta: "Entendo que é frustrante, mas quando entender todo o cenário, tudo o que aconteceu, entenderá rapidamente que foi a decisão certa".

Vettel não sabia o que é vencer desde o GP da Bélgica de 2018 e o triunfo em Singapura, além de colocá-lo como piloto que venceu mais vezes na pista asiática, representa uma bomba de oxigênio após as duas vitórias consecutivas de Leclerc e seu fracasso em Monza.

"Seb sempre foi muito calmo e positivo, ele estava procurando a primeira vitória que lhe daria um impulso, mas não acho que seja um ponto de virada. Em Monza ele pilotava muito bem, tinha ritmo, apesar do erro, e também em Spa. Seu ritmo era o certo, era uma questão de estratégia. A vitória é muito importante para ele e, assim, ele mostrou a todos que ainda pode fazer isso", comentou Binotto.

"Perdemos oportunidades na primeira metade da temporada, poderíamos ter conseguido mais e talvez agora estamos conseguindo mais do que esperávamos. Mas o carro está funcionando bem e estamos muito felizes com essas três vitórias e essa dobradinha ainda mais", concluiu.

Veja como terminou o GP de Singapura de Fórmula 1

1 - Sebastian Vettel, Ferrari SF90

1 - Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

2 - Charles Leclerc, Ferrari SF90

2 - Charles Leclerc, Ferrari SF90

Foto de: Lionel Ng / Motorsport Images

3 - Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

3 - Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

4 - Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

4 - Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Foto de: Lionel Ng / Motorsport Images

5 - Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

5 - Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

6 - Alexander Albon, Red Bull Racing RB15

6 - Alexander Albon, Red Bull Racing RB15

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

7 - Lando Norris, McLaren MCL34

7 - Lando Norris, McLaren MCL34

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

8 - Pierre Gasly, Toro Rosso STR14

8 - Pierre Gasly, Toro Rosso STR14

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

9 - Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

9 - Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

10 - Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38

10 - Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Lionel Ng / Motorsport Images

11 - Romain Grosjean, Haas VF-19

11 - Romain Grosjean, Haas VF-19

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

12 - Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34

12 - Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

13 - Lance Stroll, Racing Point RP19

13 - Lance Stroll, Racing Point RP19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

14 - Daniel Ricciardo, Renault R.S.19

14 - Daniel Ricciardo, Renault R.S.19

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

15 - Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

15 - Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

16 - Robert Kubica, Williams FW42

16 - Robert Kubica, Williams FW42

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

17 - Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19

17 - Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38 (não terminou)

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38 (não terminou)

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Sergio Perez, Racing Point RP19 (não terminou)

Sergio Perez, Racing Point RP19 (não terminou)

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

George Russell, Williams Racing FW42 (não terminou)

George Russell, Williams Racing FW42 (não terminou)

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

20

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton explica estratégia da Mercedes que o tirou do pódio do GP de Singapura
Próximo artigo Saco de sanduíche causa queda de ritmo de Magnussen no GP de Singapura

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil