Ferrari explica ordem para Leclerc não atacar Vettel na Austrália

Chefe da equipe diz que não valia a pena correr riscos disputando apenas a quarta posição; Binotto também impediu Leclerc de tentar volta mais rápida

Charles Leclerc, Ferrari SF90

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Em sua estreia pela Ferrari no GP da Austrália, Charles Leclerc ficou em quinto e já teve de lidar com as famosas ordens de equipe dos italianos. O novo piloto da escuderia tinha ritmo melhor que o companheiro Sebastian Vettel quando o time disse ao monegasco para não ultrapassar, alegando que "não havia razão" para correr o risco pelo quarto lugar. O ex-Alfa Romeo então perguntou se deveria ficar atrás e teve a seguinte resposta: "sim, e volte a ter alguma margem".

O chefe da equipe italiana, Mattia Binotto, tentou explicar: "Quando Seb apostou nos pneus médios, não teve o controle que esperava. Ele foi ultrapassado por Max Verstappen, então decidimos trazer o carro para casa. Ele estava administrando os pneus até o final. Faltando 10 voltas para o final, decidimos não correr riscos e manter posições para garantir os pontos”.

A declaração de Binotto vai ao encontro do que ele declarou durante a pré-temporada, quando deixou claro que Vettel seria priorizado no início da temporada “se a situação exigisse”, já que ele é o foco inicial da Ferrari. O novo chefe da equipe também disse que instruir seus pilotos a manterem posições em Melbourne não foi nem "difícil" nem uma "decisão", porque não fazia sentido deixá-los correr o risco quando não era pela vitória.

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"Como eu disse, Sebastian estava controlando seu ritmo por causa da falta de aderência e trazendo o carro para casa. Charles teve um ótimo segundo stint, mas não havia razão para arriscar a 10 voltas do final. Eles não estavam lutando pela primeira posição", disse o substituto de Maurizio Arrivabene no comando do time fundado por Enzo Ferrari.

Na largada, os dois pilotos da escuderia quase se tocaram: na primeira curva, Leclerc tentou ultrapassar Vettel por fora, mas o alemão fechou a porta e o monegasco teve que ir para a grama para evitar uma colisão.

Outra decisão controversa de Binotto foi a de não promover a troca de pneus de Leclerc no fim da prova, quando o novo piloto da equipe estava bem distante de Kevin Magnussen, da Haas, e poderia ter tentado o ponto extra pela volta mais rápida. O chefe da Ferrari foi conservador novamente.

"Eu acho que nessa fase, sempre que você para, pode ser um risco. Foi mais importante para nós trazer o carro para casa, marcar os pontos. Em corridas nas quais você não é o melhor, ainda é importante marcar pontos. Essa foi a nossa escolha. Vamos rever a corrida e, eventualmente, a decisão, mas esse foi o motivo."

Leclerc disse que tentou fazer giros velozes para conquistar a pontuação extra mesmo com pneus velhos, mas o monegasco não conseguiu bater a marca de Valtteri Bottas, da Mercedes. "Tentamos na última volta, mas não foi suficiente", disse Leclerc. "Não queríamos correr o risco de fazer um pitstop. Só queríamos terminar esta corrida limpa. Eu tentei, mas fiquei longe por uma grande margem".

Charles Leclerc, Ferrari SF90 runs wide

Charles Leclerc, Ferrari SF90 runs wide

Photo by: Andy Hone / LAT Images

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