Fórmula 1
19 mar
-
22 mar
Próximo evento em
28 dias
02 abr
-
05 abr
Próximo evento em
42 dias
16 abr
-
19 abr
Próximo evento em
56 dias
30 abr
-
03 mai
Próximo evento em
70 dias
07 mai
-
10 mai
Próximo evento em
77 dias
21 mai
-
24 mai
Próximo evento em
91 dias
R
GP do Azerbaijão
04 jun
-
07 jun
Próximo evento em
105 dias
11 jun
-
14 jun
Próximo evento em
112 dias
25 jun
-
28 jun
Próximo evento em
126 dias
R
GP da Áustria
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
133 dias
R
GP da Grã-Bretanha
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
147 dias
30 jul
-
02 ago
Próximo evento em
161 dias
R
GP da Bélgica
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
189 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
196 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
210 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
217 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
231 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
245 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
252 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
266 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
280 dias

Ferrari passa por reestruturação de sua equipe técnica na F1

compartilhar
comentários
Ferrari passa por reestruturação de sua equipe técnica na F1
Por:
29 de mai de 2019 14:45

Chefe da equipe está focado em contratar pessoas de outros times para cobrir as deficiências e reforçar escuderia com especialistas inovadores

Mattia Binotto tem evitado que as críticas à Ferrari atinjam o “Exército Vermelho” porque se coloca na linha de frente para explicar o que não está funcionando. No entanto o diretor da equipe está trabalhando duro para fortalecer a estrutura técnica da Ferrari. E uma das áreas sob foco é a de simulação, que evidentemente se mostrou cheia de lacunas.

Leia também:

Além da liberação de Giacomo Tortora do departamento, também foi registrada a saída de Alessandro Cinelli, chefe do grupo de avaliação de desempenho aerodinâmico, representante histórico da equipe de Maranello há 17 anos.

O sentimento é que a promoção das forças internas que Sergio Marchionne desejava para dar vazão às ideias presentes na escuderia chegou ao fim: o impetuoso ex-presidente conseguiu encontrar pessoas no departamento de corridas que haviam sido deixadas de lado pela gestão dos ingleses Pat Fry e James Allison, diretores técnicos que trouxeram suas pessoas de confiança para Maranello.

O exemplo mais marcante foi o de David Sanchez. O francês, um criativo especialista em aerodinâmica, havia caído no esquecimento e foi recuperado na época da saída de Dirk De Beer em 2016.

Amparado por Enrico Cardile, Sanchez lançou uma filosofia de construção revolucionária com o transportador de fluxo, montado na frente das entradas de ar do carro de 2017, o que iniciou uma tendência copiada por todos os times, exceto a Mercedes.

Com Cardile promovido à "coordenador" do carro de 2019 no papel deixado por Simone Resta, Sanchez deu mais um passo à frente e desde fevereiro foi nomeado chefe da aerodinâmica.

Portanto, é compreensível que neste momento a Ferrari precise reforçar seu pessoal, “pescando” novos técnicos, vindos de fora. Simone Resta pode retornar à equipe, mas o nome do italiano da Alfa Romeo não entusiasmou Binotto, principalmente quando jornalistas o lembraram que com Cardille no comando, Resta não poderia voltar ao cargo que ocupava antes.

Em Maranello, estão chegando bons engenheiros. Eles são os principais nomes em suas áreas de atuação, capazes de dar um novo impulso a um ambiente em que nunca se pode ficar acomodado sobre as glórias do passado. Estamos falando de Marco Adurno, por exemplo, italiano que estabeleceu uma boa reputação na Red Bull como chefe do grupo de análise e simulação de dados.

Outro nome é o de Peter Mlinaric, que chegou à sede da Ferrari cerca de um ano atrás, também vindo de Milton Keynes, trazendo novas ideias ao departamento de inovação tecnológica. Não é de surpreender que o foco estivesse na Red Bull, pois a equipe é considerada a mais bem sucedida na construção de monopostos capazes de gerar grande downforce, e que compensam, pelo menos em parte, a falta de potência dos motores Renault e Honda.

Próximo artigo
GALERIA: Personalidades dão adeus a Lauda em seu velório em Viena

Artigo anterior

GALERIA: Personalidades dão adeus a Lauda em seu velório em Viena

Próximo artigo

Fórmula 1: Red Bull cogita Hulkenberg para vaga de Gasly em 2020

Fórmula 1: Red Bull cogita Hulkenberg para vaga de Gasly em 2020
Carregar comentários