Últimas notícias

Ferrari precisa perder medo de vencer, diz Arrivabene

Chefe da Ferrari acha que seu time precisa superar medo de vencer se quiser derrotar a Mercedes na Fórmula 1

Maurizio Arrivabene, Team Principal, Ferrari

Maurizio Arrivabene, Team Principal, Ferrari

Sam Bloxham / Motorsport Images

Depois de outra campanha em que as esperanças de título da Ferrari foram prejudicadas por problemas no final da temporada, Maurizio Arrivabene acha que a equipe sofreu por não ser capaz de lidar com a pressão de ir para o título.

Ele comparou a situação ao que muitas vezes acontece no tênis, quando um jogador pode entrar em colapso quando está à beira da vitória.

Em uma entrevista, Arrivabene disse sobre a rivalidade com a Mercedes: "Há áreas em que somos superiores, outros onde eles são. Mas acho que ainda falta o hábito de ganhar.”

"Para eles ter um 1-2 é quase comum. Para nós ainda é um evento excepcional. Devemos estar mais conscientes dos nossos meios, e não ter medo de ganhar.”

"No tênis eles chamam de 'il braccino': o medo de vencer vem quando você está perto da vitória. Devemos confiar em nós mesmos e fazer da vitória um bom hábito."

Arrivabene disse que uma das lições que ele tirará de 2018 é o quanto é importante para sua equipe não começar a encontrar culpados quando as coisas dão erradas.

Ele disse que sua própria explosão - depois do erro na classificação para o GP do Japão - foi a única vez que ele perdeu a paciência em mais de três anos no cargo.

"Houve um momento [em 2018] quando éramos um fenômeno, depois tivemos uma fase em que o dedo apontava para o piloto e, finalmente, seguido por um período em que o carro era o alvo.”

"No final, entendemos ainda mais que ganhamos e perdemos todos juntos. Houve erros de Vettel e, em menor grau, da equipe, mas a lição que entendemos é que você não precisa apontar o dedo para alguém.”

"Há um chefe de equipe de corrida e sou eu. Eu fiquei com raiva uma vez (em Suzuka), mas acho que uma vez em três anos e meio podemos aceitar.”

"Quando as coisas dão errado, eu estou aqui e sempre disse isso. Mas quando tudo está bem, minha satisfação é ir ao pódio, cantar o hino e aplaudir. Uma vez, talvez eu também suba no pódio", mas há uma longa lista de pessoas que merecem ir antes de mim."

Arrivabene disse que também notou o quanto era importante para Vettel mostrar que o time o apoia totalmente, especialmente depois de alguns de seus erros.

"Raikkonen e Vettel são semelhantes em muitos aspectos", acrescentou. "Mas com Kimi em alguns momentos você precisa conversar um pouco mais, com Seb você precisa fazer com que ele sinta o apoio da equipe.”

"Ele foi muito criticado pelo que aconteceu em Monza, mas estava apenas tentando dar uma grande satisfação aos fãs, e ele lutou muito para digerir o resultado daquele final de semana.”

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Raikkonen: Penas mais duras reduziriam "estupidez" na F1
Próximo artigo Hamilton quer abordar com a FIA a educação de jovens pilotos

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil