Ferrari quer colocar mulheres em seu programa de jovens pilotos
De acordo com o chefe da equipe de F1, Mattia Binotto, a ideia é ter representantes femininas já em 2020
Jamie Chadwick at the drivers autograph session
Carl Bingham / Motorsport Images
Um dos maiores símbolos de toda a história do automobilismo mundial, a Ferrari que colocar mulheres em seu programa de jovens pilotos. A iniciativa da marca italiana é focada principalmente na Fórmula 1 e a expectativa é ter representantes femininas “muito em breve”.
Apenas seis mulheres já participaram de um final de semana oficial da história da F1 e Lella Lombardi continua sendo a mais bem-sucedida, tendo obtido um sexto lugar no encurtado GP da Espanha de 1975, que lhe valeu meio ponto.
Leia também:
A participante mais recente foi Susie Wolff, que participou de quatro sessões de treinos nas temporadas de 2014 e 2015, enquanto Giovanna Amati foi a última a tentar participar de um GP, não conseguindo se classificar para três corridas em 1992 pela Brabham.
Jamie Chadwick, campeã da W Series, e Tatiana Calderón, competidora da Fórmula 2, têm afiliações com as equipes Williams e Alfa Romeo-Sauber na F1, respectivamente. Calderón chegou a testar com uma Sauber.
Em meio à tendência contemporânea por maior diversidade no esporte a motor, a Ferrari se prepara para aumentar o número de mulheres em seu programa de jovens pilotos já em 2020. Segundo o chefe da equipe na F1, Mattia Binotto, a ideia é "investir no futuro".
"É algo em que estamos trabalhando muito. A Academia de Pilotos é um investimento importante para nós. Charles [Leclerc] é o melhor exemplo. Precisamos olhar para a futura geração de talentos da Ferrari”.
"A Academia também procura mulheres para o futuro. As mulheres devem fazer parte da Academia de Pilotos da Ferrari. É algo em que estamos trabalhando agora para garantir que aconteça muito em breve", disse o italiano. Relembre todos os carros da Ferrari na F1 abaixo:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
Desde que o campeonato mundial de F1 começou em 1950, houve 772 pilotos diferentes que iniciaram um GP. Em toda a história da categoria, apenas duas, Lombardi e Maria Teresa de Filippis, são mulheres.
Hexacampeão mundial de F1, o britânico Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, disse em um vídeo de final de temporada divulgado pelas ‘Flechas de Prata’ na semana passada que uma piloto bem-sucedida na F1 é algo que ele deseja para ver o esporte mais diversificado.
"Quero que o automobilismo seja mais acessível", disse Hamilton, que se tornou o primeiro piloto negro da história da F1 quando estreou pela McLaren em 2007, ano anterior ao seu primeiro título na categoria, ainda pelo time de Woking.
"Estou em um mundo em que isso [falta de diversidade] tem sido comum por toda a minha vida. Então ver pessoas de diferentes origens na plateia, negros, asiáticos, o que for, é ótimo por mostra que a diversidade vai aumentando, ainda que lentamente”.
"É um mundo aberto a todos. E espero que, em algum momento, exista uma jovem poderosa que exploda e mostre tudo isso. Isso não seria algo especial?”, questionou o piloto da Mercedes, que é especulado como novo competidor da Ferrari em 2021. Entenda abaixo:
Entenda 10 razões para acreditar que Hamilton pode trocar Mercedes por Ferrari
1 - Futuro da Mercedes no mundial. A era híbrida da F1 teve apenas um grande nome: Mercedes. Todos os títulos de construtores e pilotos foram vencidos pela equipe alemã, mas o novo regulamento técnico e esportivo de 2021 poderá mudar a geografia das melhores equipes da F1.
Foto de: Sutton Motorsport Images
A fabricante alemã também já está com um olho mais atento ao mercado elétrico, com uma equipe na Fórmula E, além de ainda não cravar que permanecerá no grid após 2021.
Foto de: XPB Images
2 - A ‘rádio paddock’ também fala de um certo distanciamento de Toto Wolff da fábrica, sendo até vinculado a um novo papel dentro da F1.
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Hamilton já declarou que quer estar sempre próximo ao chefão, mas se a separação for inevitável, nada poderá segurá-lo na Mercedes.
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
3 - Wolff também não cravou que Hamilton permanecerá no time, com “25% de chances” dele mudar de equipe...
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
... e não vendo problemas em Hamilton conversar com dirigentes da equipe de Maranello.
Foto de: Mercedes-Benz
4 - Hamilton foi visto algumas vezes conversando com um dos homens fortes da Ferrari, John Elkann...
Foto de: Erik Junius
... o que deixou a mídia italiana alerta, aumentando a expectativa de uma possível mudança.
Foto de: Erik Junius
5 - Motivação: A tendência é que em 2020 a Mercedes se mantenha na frente e que Hamilton conquiste o sétimo título mundial, igualando o número de títulos e certamente quebrando recorde de vitórias de Schumacher.
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
O ano de 2021 seria um dos últimos de Hamilton na F1 e para deixar seu nome ainda mais sólido na história, ele poderia ver uma chance de conseguir o octa mundial na casa em que Michael Schumacher foi mais vitorioso.
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
6 - Para sacramentar, seria um título por uma terceira equipe diferente e com um motor não sendo da Mercedes, pela primeira vez.
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
7 - Caso a negociação entre Hamilton e Mercedes se arraste, a pressão dos italianos poderá aumentar sobre a escuderia, com a continuidade da má fase de Sebastian Vettel.
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Em 2020, o alemão também encara seu último ano de contrato com a Ferrari, deixando as portas abertas ao inglês.
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
8 - Fator Max: O mercado para 2021 promete ser quente. Além de Hamilton e Vettel, Max Verstappen também terá seu último ano de contrato com a Red Bull e já teve seu nome ligado à Mercedes algumas vezes em 2019.
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Com a suposta saída de Hamilton, as Flechas de Prata continuaria contando com um dos nomes mais fortes do grid, em matéria de talento.
Foto de: Erik Junius
9 - Mick Schumacher: o filho de Michael Schumacher pode ser um fator. O alemão, que competirá na F2 em 2020, é nome certo para o futuro na Ferrari.
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
... mas certamente a equipe de Maranello não o colocará diretamente na equipe principal, podendo ‘experimentá-lo’ por uma ou duas temporadas na Alfa Romeo, assim como fez com Charles Leclerc.
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
10 - Na terra da moda: Tendo que passar mais tempo na Itália, o novo ambiente também poderá favorecer alguns compromissos que Hamilton tem no mundo da moda, facilitando a logística da já agitada vida fora das pistas do inglês.
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
2020 em foco:
Com o fim da temporada da Fórmula 1, fizemos um balanço do ano que está se encerrando e traçamos um panorama sobre o que está por vir em 2020. Confira esse e outros assuntos no episódio dessa semana do podcast do Motorsport.com:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?
F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
F1: Veja como fica o calendário após cancelamento do GP de Ímola
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments