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Ferrari testa sistema de escapamento único em Hockenheim

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Ferrari testa sistema de escapamento único em Hockenheim
Por:
Co-autor: Matt Somerfield
20 de jul de 2018 16:22

Com desenvolvimento agressivo, time de Maranello tenta um sistema de exaustão novo para o GP da Alemanha

A Ferrari optou por algo único na montagem de ambos os tubos wastegate (válvulas de descarga) de seu turbo, montando-os diretamente em cima de seu escapamento principal.

Este projeto foi montado no momento no carro de Sebastian Vettel, com Kimi Raikkonen seguindo a versão mais antiga (veja abaixo) por enquanto.

Ferrari SF71H rear detail
Ferrari SF71H detalhe traseira

Foto: Mark Sutton / Sutton Images

As mudanças no escapamento da Ferrari vieram acompanhadas de um novo design de asa traseira, que apresenta uma borda de ataque curvada para cima no plano principal.

As mudanças paralelas podem ter a ver com o escapamento, sendo motivadas em parte pela possibilidade de algum sopro extra na asa traseira.

A FIA fez grandes esforços no ano passado para limitar os benefícios aerodinâmicos que podem ser obtidos via escapamento.

No entanto, as equipes sempre aproveitarão a oportunidade de usar os gases de escape para impulsionar o desempenho aerodinâmico, especialmente quando as regulamentações permitirem que a tubulação de exaustão e as válvulas de descarga estejam próximas da carroceria.

A mudança de escape também será benéfica para permitir que a equipe embale sua tampa de motor ainda mais apertada no chassi, com a carroceria fluindo agora em torno dos contornos do novo design.

A Ferrari conseguiu incorporar seus wastegates no topo do escapamento, desta forma, porque tem um conjunto de dois pilares para a asa traseira. Equipes que operam com um único pilar acham essa solução mais difícil de incorporar.

 

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Categoria Fórmula 1
Evento GP da Alemanha
Localização Hockenheimring
Autor Jonathan Noble