Últimas notícias

Ferrari tomou decisão errada, diz ex-diretor técnico da Jordan

Equipe errou ao escolher Mattia Binotto para substituir Maurizio Arrivabene como chefe de equipe, disse Gary Anderson

Mattia Binotto, Ferrari Chief Technical Officer

Mattia Binotto, Ferrari Chief Technical Officer

Mark Sutton / Motorsport Images

Mattia Binotto assumiu o comando do desenvolvimento do motor da Ferrari depois de seu péssimo desempenho no início da era turbo-híbrida da F1 em 2014.

Ele foi então promovido a um cargo de diretor técnico geral em 2016, como parte de uma revisão projetada pelo então presidente e CEO Sergio Marchionne.

Desde então, a Ferrari produziu dois carros capazes de lutar por vitórias, embora erros da equipe e de Sebastian Vettel na última temporada significaram que a disputa pelo título se desfez pela segunda temporada consecutiva.

Falando no Autosport International Show, o ex-diretor técnico da Jordan, Gary Anderson disse: "Binotto é alguém que tem sido muito bom em ser um diretor técnico. Você tem que permitir que ele seja um diretor técnico.”

"Esse é um trabalho em tempo integral, sete dias por semana. Não é uma coisa de meio período. Isso vai diluir seu esforço técnico com certeza.”

"Acho que é a decisão errada. Eles deveriam ter trazido outra pessoa."

Não está claro quem substituirá Binotto como diretor do departamento técnico da Ferrari, mas há sugestões de que a equipe possa simplesmente entregar mais responsabilidade ao chefe de aerodinâmica, Enrico Cardile, e ao chefe do departamento de motores, Corrado Iotti.

A Mercedes dominou a F1 desde que as regras de motor mudaram em 2014, uma revisão de regulamentos que a Ferrari gerenciou mal.

A Ferrari demorou cinco anos para consolidar sua recuperação desse erro, embora sua melhor temporada, a de 2018, não tenha sido suficiente para evitar novo título da Mercedes.

Anderson disse: "Eu realmente não vejo porque você pegaria sua melhor pessoa técnica e o colocaria em uma posição política e administrativa que não é seu forte. Por que você faria isso?"

Acredita-se que Binotto tenha uma influência mais calma sobre os departamentos pelos quais foi responsável em Maranello, enquanto Arrivabene foi acusado de criar uma cultura de apontar dedos quando as coisas deram errado.

Anderson disse que "você não deveria ter uma cultura de culpa, mas alguém é responsável" e que não importa se a equipe da Ferrari trabalha melhor, se a mudança de Binotto significa que o carro é mais lento.

Anderson também advertiu que isso não poderia ajudar a Ferrari, com a política de eliminar chefes de equipe com baixo desempenho.

Ele disse: "O que acontece no final de 2019 se a Red Bull melhorar e de repente a Ferrari ficar em terceiro ou quarto lugar no campeonato? Isso pode acontecer. Então sua cabeça vai rolar."

"Eles podem perder um bem muito maior, porque o colocaram em uma posição em que ele não deveria estar."

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior McLaren insiste que não se perderá sem Alonso no time
Próximo artigo Brundle: McLaren e Williams estão em ‘limbo’ dentro da F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil