FIA adota nova regra e vai punir pilotos que saírem da pista

Pilotos da F1 poderão sair dos limites de pista apenas por três vezes no GP da Hungria; depois disso serão punidos com drive-through

FIA adota nova regra e vai punir pilotos que saírem da pista
Valtteri Bottas, Williams FW38
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12
Kevin Magnussen, Renault Sport F1 Team RS16
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Felipe Massa, Williams FW38
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16
Carregar reprodutor de áudio

Assim como o Motorsport.com revelou ontem, o corpo diretivo da F1 já avisou aos pilotos que haverá tolerância zero em relação à questão dos limites de pista na classificação para o GP da Hungria. E agora os pilotos também poderão ser punidos na corrida.  

A FIA introduziu uma regra batizada de "três ataques" para a prova em Hungaroring, a fim de punir os pilotos que abusarem do limite de pista.  

Em comunicado enviado às equipes na manhã deste sábado, a FIA afirma que, na classificação, qualquer piloto que abusar dos limites nas curvas 4 e 11 do circuito húngaro terá seu tempo deletado. 

"Estejam avisados que tal situação será julgada pelos sensores instalados nas zebras para assegurar que não haja falsas saídas. Gostaríamos de deixar claro que os sensores estão calibrados para registrar quando um carro ultrapassa cerca de 20cm da linha branca da zebra", informou o comunicado.   

Punição na corrida

Além da restrição na classificação, em Hungaroring os pilotos não poderão abusar das áreas de saída também na corrida. 

"Qualquer piloto que julgarmos ter ultrapassado os limites por três vezes nessas curvas (de forma acumulativa) receberá uma bandeira preta e branca como advertência. Caso saia do limite mais uma vez, então, como foi discutido anteriormente, isso resultará em um drive-through de penalidade", seguiu o comunicado. 

A FIA disse que os pilotos que saírem dos limites da pista por razões fora de seu controle - tais como serem forçados pela manobra de outro carro - não serão penalizados. 

compartilhar
comentários
Assento de Hamilton quebrou em acidente no TL2
Artigo anterior

Assento de Hamilton quebrou em acidente no TL2

Próximo artigo

Rosberg supera tempo maluco na Hungria e é pole; Massa bate

Rosberg supera tempo maluco na Hungria e é pole; Massa bate