Últimas notícias

FIA anuncia alterações nos pontos da superlicença para Fórmula 1

Motorsport.com explica o que mudou nos parâmetros de obtenção do documento que 'leva' pilotos à categoria máxima

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11, Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16, Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20, Esteban Ocon, Renault F1 Team R.S.20, and the rest of the field at the start

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta sexta-feira que promoverá mudanças no sistema de pontuação da superlicença, o documento que permite que um piloto corra na Fórmula 1.

O órgão regulador do automobilismo mundial confirmou que o período para o acúmulo de pontos aumentou de três para quatro anos. A medida vem por causa da situação global causada pela pandemia do novo coronavírus.

O editor recomenda:

A alteração foi aprovada durante uma reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor. Antes da mudanças, os competidores precisavam juntar 40 pontos de superlicença em três anos para se tornarem elegíveis a pilotar na F1.

Entretanto, como a pandemia provocou grandes efeitos negativos no automobilismo de base, com categorias cancelando temporadas ou com significativas mudanças de calendário, o padrão foi alterado.

“Por conta da atual situação global, a janela em que os pilotos podem marcar pontos da superlicença foi aumentada de três para quatro anos. O maior número de pontos acumulados em três anos ou em período de quatro que inclui 2020 será considerado”, comunicou a FIA.

O órgão ainda confirmou que vai abrir discussões para conceder superlicença a pilotos que não alcançaram os 40 pontos "devido a circunstâncias fora de seu controle ou motivos de força maior". Eles precisam somar o mínimo de 30 pontos e mostrar “excelente capacidade de pilotagem em monopostos” para entrarem na análise do novo regulamento, que abre uma brecha para subjetividade.

A FIA manteve a exigência de 'apenas' 25 pontos para participar de um fim de semana de GP de F1. Foram os casos de Mick Schumacher e Callum Ilott, que participariam do primeiro treino livre para o GP de Eifel, em Nürburgring, antes do cancelamento da sessão na Alemanha.

Todas as notícias sobre o GP de Eifel da F1 você acompanha no site do Motorsport.com e em nosso canal no YouTube. Fique por dentro de todas as novidades e análises e confira nossos programas e vídeos!

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre F1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

Neblina cancela TLs, Ferrari se frustra e Merc dá não à RBR; veja isso e anúncio especial

PODCAST: A F1 perde força com a saída da Honda?

 

.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Análise técnica: como os carros dominantes de Schumacher e Hamilton se comparam
Próximo artigo Mercedes decide confinar Hamilton e Bottas após casos de Covid-19 na equipe

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil