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FIA autoriza Mercedes a usar novas rodas no México

Os comissários de prova do GP do México deram autorização à Mercedes para o uso de sua controversa roda para a corrida do fim de semana.

Mercedes F1 AMG W09 rim tyre

Foto de: Giorgio Piola

A Mercedes utilizou pequenos orifícios e sulcos nas rodas traseiras a fim de reduzir o calor entre o eixo e a roda.

Isso tem sido considerado um fator importante para a sequência de quatro vitórias seguidas do time, entre Singapura e o Japão, sendo que houve também a busca por esclarecimentos para saber se a peça não violava o regulamento técnico.

Os comissários disseram que a dúvida da Mercedes era se o ar que passava por estes orifícios e sulcos violavam o trecho do regulamento que diz que “qualquer parte específica do carro que influencia na aerodinâmica deve permanecer imóvel em relação ao carro”.

Por mais que a FIA tenha ficado satisfeita com a legalidade da peça antes do GP dos Estados Unidos, a Mercedes foi notificada que havia ainda dúvidas pendentes levantadas pela Ferrari.

Por precaução, a Mercedes decidiu que a opção mais segura seria modificar as rodas em Austin – prova em que teve dificuldades com o uso dos pneus traseiros, mas também sofreu outros problemas.

No entanto, a Mercedes fez outros dois pedidos aos comissários antes do GP do México.  

Primeiro, ela quis esclarecimentos sobre a interpretação da regra e a legalidade da peça, além de detalhes de todas as mudanças.

Os comissários se recusaram a fazer uma “interpretação generalizada” do regulamento técnico, sendo que seu relatório nota que “o esclarecimento e aceitação da FIA sobre a peça se limita especificamente à peça apresentada pela Mercedes, sendo que qualquer design alternativo teria de ser considerado separadamente”.

No entanto, os comissários decidiram em favor da posição do departamento técnico da FIA, contanto que a Mercedes siga este conceito.

Os comissários disseram: “Caso a Mercedes use a peça como descrita nas correspondências entre Mercedes e o departamento técnico da FIA, os comissários considerarão que esta peça está em conformidade com o regulamento. Mas isso diz respeito apenas ao ponto levantado pela Mercedes em seu pedido.”

Os comissários também revelaram detalhes sobre o posicionamento da FIA quanto à legalidade dos orifícios.

A entidade considera que o resfriamento de áreas localizadas, como é o caso do design da Mercedes, é aceitável, além de considerar a função primária da peça condizente com sua função principal.

Contudo, a FIA deixou claro que se reservaria ao direito de julgar geometrias alternativas e mudar sua opinião caso os espaçadores das rodas extrapolem sua função primária ou se os orifícios se tornem grandes o bastante para ter um efeito aerodinâmico mais significativo.

A decisão dos comissários pode ser contestada através de apelos, o que significa que o assunto pode continuar em debate no fim de semana.

Como se trata de um assunto decidido caso a caso, ele também pode vir à tona novamente nos GPs do Brasil ou de Abu Dhabi.

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