Últimas notícias

FIA exige que Ferrari pare de usar bolsa de gelo na câmera

Time é proibido de utilizar bolsa de gelo seco que estava criando polêmica nos bastidores da Fórmula 1

Ferrari SF71H with cover on camera

Foto de: Giorgio Piola

A FIA requisitou à Ferrari que pare de usar bolsas de resfriamento em sua câmera, após uma onda de intrigas sobre o que estaria por trás da tática da equipe.

Há várias corridas a Ferrari vem sendo vista com uma pequena bolsa de gelo seco colocada sobre a câmera onboard enquanto o carro estava nos boxes e antes das corridas, no grid de largada.

A Ferrari alegou que estava fazendo isso para manter a eletrônica da câmera refrigerada, mas outras equipes acreditavam que o motivo real era cobrir as lentes da televisão para que os rivais não pudessem ver o volante ou outras configurações do carro.

O diretor de prova da Fórmula 1, Charlie Whiting, analisou o assunto e, após algum desconforto da FOM sobre como suas câmeras estavam sendo tratadas, a Ferrari foi informada antes da corrida da Itália no último final de semana para parar com isso.

O aviso não impediu que a Ferrari continuasse a fechar a visão da câmera, embora tenha optado por usar um guarda-chuva para fazer isso em Monza.

Ferrari SF71H of Kimi Raikkonen

Ferrari SF71H of Kimi Raikkonen

Photo by: Jon Noble

Um porta-voz da FIA confirmou que o órgão havia agido, e disse que continuará monitorando quaisquer preocupações que possam existir sobre a temperatura interna do carro.

"Pedimos à Ferrari para parar de usar esses bolsas de gelo", disse o porta-voz. “O principal motivo foi que a FOM não estava feliz com eles fazendo isso. A questão é uma das temperaturas internas da ECU, que a FIA continuará a monitorar com a FOM ”.

A FIA acrescentou que há teorias que a Ferrari estaria tentando esconder configurações que podem estar fora dos regulamentos também.

“A bolsa da câmera impediu que a televisão mostrasse o painel, o que inevitavelmente levou a várias teorias da conspiração, mas a realidade é que a FIA sabe tudo o que precisamos saber sobre o software do painel e é totalmente legal.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Focado na F2, Russell rejeitou treino pela Force India
Próximo artigo FIA: windscreen não protegeria Leclerc como o halo

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil