Últimas notícias

FIA obriga equipes a incluírem segundo sensor de fluxo de combustível para 2020

Equipes deverão utilizar um segundo sensor de fluxo de combustível na próxima temporada, à medida que a FIA intensifica esforços para impedir brechas no regulamento

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10 leads Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, Sebastian Vettel, Ferrari SF90 and Alexander Albon, Red Bull RB15 at the restart

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10 leads Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, Sebastian Vettel, Ferrari SF90 and Alexander Albon, Red Bull RB15 at the restart

motosport.com

Membros da FIA investigaram três sistemas de combustível após o GP do Brasil, com um deles acreditando ser de uma Ferrari, outro de uma equipe cliente da Ferrari e um terceiro de um carro que não era Ferrari.

Na quarta-feira, a FIA emitiu sua mais recente diretiva técnica, a terceira em quatro semanas, instruindo as equipes de que elas serão obrigadas a adicionar um segundo sensor controlado pela FIA em 2020.

Leia também:

Embora não se saiba se essa foi uma resposta explícita às verificações realizadas após a corrida em Interlagos, o novo sensor fortalecerá ainda mais a capacidade da FIA de policiar as regras de motor no próximo ano.

Atualmente, todos os carros devem estar equipados com um único sensor de fluxo de combustível da FIA, localizado dentro do tanque de combustível, que só pode ser usado conforme especificado pela FIA.

Isso garante que a vazão máxima de combustível seja restrita a 100kg/h, e as regras estabelecem que "qualquer dispositivo, sistema ou procedimento cujo objetivo ou efeito seja aumentar a vazão ou armazenar e reciclar combustível após o ponto de medição é proibido”.

O comando para um sensor adicional no próximo ano completa um trio de diretrizes técnicas recentes da FIA relacionadas à potencial exploração das regras para ganhos de desempenho, e foi emitido em meio à análises sobre o motor da Ferrari.

A primeira dessas diretrizes, emitida antes no GP dos Estados Unidos, estava relacionada especificamente às regras de fluxo de combustível.

A Red Bull entrou em contato com a FIA para levantar três cenários específicos relacionados à exploração de restrições de fluxo de combustível, excedendo brevemente o limite de 100 kg/h entre os pontos de medição da FIA.

A FIA então disse a todas as equipes que esses esforços para subverter os regulamentos violariam as regras.

Tanto a Red Bull quanto a Mercedes acrescentaram que qualquer equipe que estivesse realizando os processos estaria enganando completamente, não apenas explorando uma área cinzenta.

A Ferrari negou consistentemente qualquer irregularidade, negando enfaticamente às sugestões de que sua queda no desempenho nos Estados Unidos e no Brasil estava relacionada às diretrizes da FIA.

No Brasil, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse à Sky Sports F1 que nada havia mudado na maneira como o motor funciona desde o início da temporada.

Novas regras de 2021 impactam no design dos carros

A categoria máxima do automobilismo terá mudanças nos regulamentos técnicos, o que impacta na aerodinâmica - e no design - dos carros. Estes ficarão mais simples e terão o retorno do efeito solo, que 'gruda' o monoposto ao chão e facilita as ultrapassagens. Tendo isso em vista, a própria F1, além de McLaren, Williams e Renault, lançaram esboços das versões de suas máquinas para 2021. Confira na galeria abaixo:

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1

Foto de: McLaren

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1

Foto de: McLaren

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1

Foto de: McLaren

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1

Foto de: McLaren

Williams 2021

Williams 2021

Foto de: Williams

Williams 2021

Williams 2021

Foto de: Williams

Williams 2021

Williams 2021

Foto de: Williams

Renault 2021

Renault 2021

Foto de: Renault F1

Renault 2021

Renault 2021

Foto de: Renault F1

Renault 2021

Renault 2021

Foto de: Renault F1

F1 2021

F1 2021

Foto de: motosport.com

F1 2021

F1 2021

Foto de: motosport.com

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021

Foto de: Giorgio Piola

F1 2021

F1 2021

Foto de: Scott Mitchell

40

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Engenheira da Red Bull não é a primeira; veja todas as mulheres que subiram ao pódio na F1
Próximo artigo F1: Chefe da Haas diz que Pietro Fittipaldi deve seguir na equipe

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil