FIA não vê problema em área de escape escorregadia na Alemanha

Trecho da pista com material para corridas de arrancada vitimou pilotos como Leclerc, que definiu a área como "inaceitável"

Charles Leclerc, Ferrari SF90

Charles Leclerc, Ferrari SF90

Jerry Andre / Motorsport Images

Diretor de prova da Fórmula 1, Michael Masi acedita que não havia nada de errado com a polêmica área de escape no circuito de Hockenheim em que Charles Leclerc e outros pilotos tiveram incidentes no GP da Alemanha deste domingo (relembre o resultado em galeria no fim desta matéria). O trecho é usado para corridas de arrancada e tem um material especial que deixa o asfalto mais escorregadio na chuva, o que dificulta muito a frenagem em caso de escapada. 

Leclerc foi um dos vários pilotos que se viram em apuros depois de escaparem na sequência final de curvas e correrem por uma área molhada do trecho. O piloto da Ferrari definiu aquele ponto como “inaceitável”. Lewis Hamilton e Nico Hulkenberg também tiveram problemas por lá, enquanto Carlos Sainz, Kimi Raikkonen e Lando Norris tiveram incidentes que acabaram não rendendo batidas, mas quase.

Leia também:

Masi estava ciente das preocupações dos pilotos sobre a situação e conduziu uma inspeção pós-corrida da área, mas o diretor de provas insistiu que não há problemas: "Nós inspecionamos e demos uma olhada novamente depois com a água nisto. Está bem. Até Sebastian [Vettel] é citado dizendo que normalmente é uma das partes com mais grip da pista e não é diferente de qualquer outra área de escape, para ser bem sincero.

"Por mais que você possa fazer qualquer coisa para se certificar de que é tinta antiderrapante, ela ainda é mais escorregadia do que a asfalto sem pintura quando há chuva. Isso os pune por cometer erros e foi assim aqui".

"Todos os 20 pilotos têm sido muito consistentes em suas visões de que, se eles saírem da pista, deveria haver consequências de fazê-lo”, ponderou Masi. "Talvez logo depois de uma corrida eles tenham uma visão diferente sobre o modo como isso os afetou, mas, como um grupo, têm sido consistente na opinião de que deve haver consequências”.

Novato da McLaren, Lando Norris quase bateu após passar pela área de escape. Ele falou sobre o incidente: “Eu estava tipo "oh, porcaria, isso não vai ser bom. Foi o maior susto. É muito perigoso, para ser honesto, porque você simplesmente não perdia velocidade. E uma vez que você acertar a barreira de pneus, não pode fazer nada. É algo que precisa ser mudado para a próxima vez".

GALERIA: Relembre o resultado do GP da Alemanha de F1 em imagens

1. Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

1. Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

2. Sebastian Vettel, Ferrari SF90

2. Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

3. Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

3. Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

4. Lance Stroll, Racing Point RP19

4. Lance Stroll, Racing Point RP19

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

5. Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34

5. Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

6. Alexander Albon, Toro Rosso STR14

6. Alexander Albon, Toro Rosso STR14

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

7. Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19

7. Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

8. Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19

8. Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

9. Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

9. Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

10. Robert Kubica, Williams FW42

10. Robert Kubica, Williams FW42

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

11. George Russell, Williams Racing FW42

11. George Russell, Williams Racing FW42

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

12. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

12. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

13. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38

13. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

14. Pierre Gasly, Red Bull Racing RB15 (não terminou)

14. Pierre Gasly, Red Bull Racing RB15 (não terminou)

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10 (não terminou)

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10 (não terminou)

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19 (não terminou)

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19 (não terminou)

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Charles Leclerc, Ferrari SF90 (não terminou)

Charles Leclerc, Ferrari SF90 (não terminou)

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL34 (não terminou)

Lando Norris, McLaren MCL34 (não terminou)

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19 (não terminou)

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19 (não terminou)

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Sergio Perez, Racing Point RP19 (não terminou)

Sergio Perez, Racing Point RP19 (não terminou)

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

20

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior TABELA: Verstappen se aproxima de Bottas após vitória na Alemanha
Próximo artigo Haas: Ordens de equipe podem ser a única solução após acidentes

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil