Últimas notícias

FIA proíbe 'truque' nas aletas de asa em equipes da Fórmula 1

A FIA agiu para inibir modificação em peça da asa dianteira que poderia estar dando vantagem de acerto do carro entre classificação e corrida

Gurney Flap

Gurney Flap

Giorgio Piola

Com as equipes sofrendo para achar o acerto ideal nas novas regras aerodinâmicas de 2019 na Fórmula 1, chegou a ser especulado após o GP da Austrália que alguma equipes acharam uma forma inteligente de fazer o acerto do carro entre o treino classificatório e corrida.

O editor recomenda:

Especulou-se que alguns pilotos e equipes estavam mudando a localização das aletas da asa dianteira - chamadas em inglês de "Gurney flaps" - sobre as condições de parque fechado entre o treino classificatório e a corrida. 

Isso ajudaria as equipes de diversas formas, seja por andar no sábado com mais pressão aerodinâmica ou por ajudar no equilíbrio do carro na corrida e diminuir o desgaste dos pneus.

Apesar das equipes não serem permitidas a mudar partes específicas do carro entre sábado e domingo, o argumento era que as regras não diziam especificamente sobre mexer em componentes que tinham sido usados no treino classificatório.

O regulamento da Fórmula 1 diz: "O acerto aerodinâmico da asa dianteira pode ser ajustado usando as partes já existentes. Nenhuma parte pode ser adicionada, retirada ou trocada".

Se uma equipe tirasse a aleta que usou na classificação e colocar em outra parte do carro, em teoria não violaria a regra.

Com a FIA ciente desse truque, ela olhou o problema no fim de semana no Bahrein.

Apesar da FIA não acreditar que alguma  equipe tenha feito isso no Grande Prêmio da Austrália para burlar as regras, ela proibiu a atividade daqui em diante.

Quem tentar mudar as aletas de posição será taxado com uma violação das regras de parque fechado.

Williams, Alfa Romeo, Red Bulld e Renault usaram as aletas na asa dianteira até aqui nesta temporada.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Norris: Vettel atrapalhou Grosjean em lance de punição
Próximo artigo Chefe da Haas, Steiner diz que Renault deveria fazer um trabalho melhor

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil