Últimas notícias

FIA proíbe uso de aletas no retrovisor da Ferrari

Time poderá continuar utilizando dispositivo no GP da Espanha, mas não poderá tê-lo em Mônaco

Ferrari SF-71H with mirror on halo detail

Foto de: Mark Sutton

As aletas introduzidas pela Ferrari no halo devem desaparecer antes do GP de Mônaco, após um mau entendimento sobre a interpretação das regras entre a FIA e a equipe italiana.

As equipes não estão autorizadas a colocar aletas nesta área, mas a Ferrari insistiu que o objetivo principal das asas era fazer parte do sistema de montagem dos espelhos - pela primeira vez no halo neste fim de semana - depois de a FIA dar a permissão para isso em uma recente Directiva Técnica.

No entanto, várias equipes rivais questionaram a legalidade do design geral da Ferrari, que incorpora as aletas. A FIA agora tem uma visão diferente da Ferrari, e assumiu que o objetivo principal dos aletas é aerodinâmico.

A Ferrari foi informada que elas não serão permitidas a partir da próxima corrida, apesar de poderem competir pelo resto do fim de semana na Espanha.

Normalmente, em tais casos, uma Diretiva Técnica seguirá para um esclarecimento.

Ferrari SF71H mirror detail, Azerbaijan GP
Ferrari SF71H detalhe retrovisor, GP do Azerbaijão

Foto: Giorgio Piola

Depois de ver o design da Ferrari na quinta-feira, o chefe de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, deixou claro que as equipes sempre buscarão uma vantagem aeroespacial, especialmente no que diz respeito a espelhos.

"Os espelhos são formas aerodinâmicas desagradáveis", disse ele. "E as equipes gostariam, idealmente, de não ter nenhum espelho, e claramente existe um regulamento que exige que os espelhos estejam em certas posições e tenham certa visibilidade.”

"Então, tenho certeza de que quando uma equipe se aproxima e diz: 'queremos montá-lo aqui', é porque eles sentem que vai ser um pouco melhor aerodinamicamente, não temos dúvidas sobre isso. Isso inclui a montagem do halo também."

Ele ressaltou que a FIA queria manter o controle sobre o desenvolvimento nesta área.

"Agora é nossa responsabilidade garantir que as regras sejam específicas o suficiente, e esperamos também fazer melhorias no futuro para garantir que os espelhos atinjam sua função real, que é poder ver atrás, e pare de ser usado para fins aerodinâmicos.”

"Mas enquanto houver um grande dispositivo em algum lugar no ar, as equipes sempre se preocuparão com o efeito aerodinâmico. Portanto, é nossa responsabilidade regular adequadamente."

Ferrari SF71H mirror detail, Spanish GP
Ferrari SF71H detalhe retrovisor, GP da Espanha

Foto: Giorgio Piola

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton quebra sequência de Vettel e é pole na Espanha
Próximo artigo Alonso torce para chuva “virar GP de cabeça para baixo”

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil