FIA renova período de paralisação das equipes de F1 por causa do coronavírus
Após reunião do Conselho Mundial da FIA, equipes e fabricantes de motores terão que continuar fechados
Red Bull personnel pack away their equipment in the pitlane
Mark Sutton / Motorsport Images
A FIA anunciou a prorrogação da paralisação das atividades da Fórmula 1, à medida que a crise do coronavírus continua evoluindo. No início, o desligamento original para as equipes era de 21 dias, mas no dia 7 de abril foi estendido para 35.
Com o início da temporada previsto para o início de julho, o Conselho Mundial do Esporte a Motor estendeu a paralisação para 63 dias consecutivos.
Leia também:
Esse período termina no final de maio ou no início de junho, dependendo de quando cada equipe iniciou oficialmente seu desligamento.
Enquanto isso, o desligamento para fornecedores de unidades de potência aumentou de 35 dias para 49, terminando em junho.
Nos dois casos, a FIA introduziu uma opção para que alguns trabalhos em centros de desenvolvimento sejam realizados na parte final do desligamento, mas serão monitorados de perto e nenhum trabalho aerodinâmico poderá ser realizado.
O procedimento para fornecedores de unidades de energia é semelhante e também envolve um máximo de 10 funcionários, mas não há restrições quanto ao tipo de trabalho que pode ser feito e pode ser iniciado 36 dias após o início do período de desligamento.
Relembre todos os campeões mundiais da história da F1:
Michael Schumacher - Sete títulos (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004)
Foto de: Ercole Colombo
Juan Manuel Fangio - Cinco títulos (1951, 1954, 1955, 1956, 1957)
Foto de: LAT Images
Lewis Hamilton - Seis títulos (2008, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019)
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Alain Prost - Quatro títulos (1985, 1986, 1989 e 1993)
Foto de: Sutton Motorsport Images
Sebastian Vettel - Quatro títulos (2010, 2011, 2012 e 2013)
Foto de: Manuel Goria / Motorsport Images
Jack Brabham - Três títulos (1959, 1960 e 1966)
Foto de: Sutton Motorsport Images
Jackie Stewart - Três títulos (1969, 1971 e 1973)
Foto de: David Phipps
Niki Lauda - Três títulos (1975, 1977 e 1984)
Foto de: LAT Images
Nelson Piquet - Três títulos (1981, 1983 e 1987)
Foto de: LAT Images
Ayrton Senna - Três títulos (1988, 1990 e 1991)
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Alberto Ascari - Dois títulos (1952 e 1953)
Foto de: Ferrari Media Center
Jim Clark - Dois títulos (1963 e 1965)
Foto de: LAT Images
Graham Hill - Dois títulos (1962 e 1968)
Foto de: LAT Images
Emerson Fittipaldi - Dois títulos (1972 e 1974)
Foto de: Sutton Motorsport Images
Mika Hakkinen - Dois títulos (1998 e 1999)
Foto de: Sutton Motorsport Images
Fernando Alonso - Dois títulos (2005 e 2006)
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Giuseppe Farina - Um título (1950)
Foto de: LAT Images
Mike Hawthorn - Um título (1958)
Foto de: LAT Images
Phil Hill - Um título (1961)
Foto de: LAT Images
John Surtees - Um título (1964)
Foto de: LAT Images
Denny Hulme - Um título (1967)
Foto de: LAT Images
Jochen Rindt - Um título (1970)
Foto de: Sutton Motorsport Images
James Hunt - Um título (1976)
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Mario Andretti - Um título (1978)
Foto de: Autocourse
Jody Scheckter - Um título (1979)
Foto de: LAT Images
Alan Jones - Um título (1980)
Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg - Um título (1982)
Foto de: LAT Images
Nigel Mansell - Um título (1992)
Foto de: Sutton Motorsport Images
Damon Hill - Um título (1996)
Foto de: Sutton Motorsport Images
Jacques Villeneuve - Um título (1997)
Foto de: LAT Images
Kimi Raikkonen - Um título (2007)
Foto de: Sutton Motorsport Images
Jenson Button - Um título (2009)
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nico Rosberg - Um título (2016)
Foto de: Mercedes AMG
Veja como o coronavírus mudou a cara do esporte a motor pelo mundo
Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
Foto de: FIA Formula E
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Foto de: Akhil Puthiyedath
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
No início de abril, a MotoGP confirmou também o adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha, dois dos países mais afetados pela pandemia, além do GP da Alemanha
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A MotoGP também precisou adiar os GPs da Holanda e da Finlândia, devido às restrições do governo local e pela falta de homologação da pista do país escandinavo. A visão mais otimista da Dorna Sports coloca o início da temporada na República Tcheca em agosto
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram adiados.
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
Em abril, a Fórmula E confirmou a extensão da paralisação do campeonato até o final de junho e o adiamento do ePrix de Berlim. As provas de Nova York e Londres se tornaram dúvidas
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Foto de: FOM
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Foto de: Tim Biesbrouck / Motorsport.com
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
O GP do Canadá também teve seu adiamento confirmado no início de abril. Agora, o GP da França é o primeiro do calendário, e está marcado para 28 de junho
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Em busca de garantir a realização da prova em 2020, a direção de Silverstone confirmou que o GP será realizado com portões fechados. No mesmo dia, a organização do GP da França anunciou o cancelamento da prova, se juntando à Mônaco
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar e aumentar, as férias de verão, indo de 14 para 35 dias
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
Foto de: Marc Fleury
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
Foto de: Rainier Ehrhardt
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada e o WEC revisou seu calendário, jogando o final da temporada para novembro de 2020, com a próxima temporada iniciando apenas a partir de março de 2021
Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
Foto de: Dave Kneen
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images
Na teoria, o campeonato começa no dia 6 de junho, no Texas. O circuito misto do Indianápolis Motor Speedway abrigará duas corridas, a primeira no dia 4 de julho e a segunda em 3 de outubro. Laguna Seca também ganhou uma rodada dupla e St. Pete deve fechar a temporada, ainda sem data
Foto de: IndyCar Series
As 500 Milhas de Indianápolis será no dia 23 de agosto.
Foto de: IndyCar Series
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas a categoria espera retomar as atividades no final de maio
Foto de: NASCAR Media
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
Foto de: Duda Bairros
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. A categoria busca novo calendário com todas as etapas realizadas no segundo semestre.
Foto de: Duda Bairros
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e pretende voltar nos dias 22 e 23 de maio.
Foto de: Luca Bassani
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
Foto de: Duda Bairros
Uma saída encontrada pelos campeonatos durante esse período de paralisações foi a realização de eventos virtuais. Fórmula 1, Indy, NASCAR, MotoGP, entre outros, estão organizando campeonatos para animar os fãs nesse período de quarentena
Foto de: Uncredited
VÍDEO: Os 5 pilotos da F1 que mereciam ter sido campeões e ficaram sem título
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1: Vasseur revela mudança que deixou SF-24 mais consistente
F1: Diante de críticas, Ricciardo afirma que não irá se distrair com "coisas negativas" no paddock
F1: Red Bull identifica problema que comprometeu corrida de Pérez
Últimas notícias
Angela Cullen, ex-fisioterapeuta de Hamilton, retorna ao automobilismo
F1: Quem subestima Sainz é “bobo”, diz ex-companheiro
F1: Mercedes descobre pista importante sobre origem de problemas no carro
F1: Vasseur revela mudança que deixou SF-24 mais consistente
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments