Últimas notícias

Force India é multada em € 25 mil por não mudar números

Equipe não atendeu novas diretrizes de identificação dos carros da F1 no GP da Espanha

Sergio Perez, Sahara Force India VJM10

Sergio Perez, Sahara Force India VJM10

Sutton Motorsport Images

Esteban Ocon, Sahara Force India VJM10
Esteban Ocon, Sahara Force India F1 VJM10, pit stop action
Sergio Perez, Sahara Force India VJM10 crosses the line
Esteban Ocon, Sahara Force India VJM10
Esteban Ocon, Sahara Force India VJM10
Sergio Perez, Sahara Force India F1 VJM10
Esteban Ocon, Sahara Force India VJM10 crosses the line
Sergio Perez, Sahara Force India and Esteban Ocon, Sahara Force India, guest
Sergio Perez, Sahara Force India and Esteban Ocon, Sahara Force India, guest
Sergio Perez, Sahara Force India VJM10 arrives in parc ferme
Sergio Perez, Sahara Force India VJM10 arrives in parc ferme
Sergio Perez, Sahara Force India VJM10
Esteban Ocon, Sahara Force India VJM10

Antes do GP da Espanha, as equipes foram instruídas a colocar números maiores em seus carros para garantir que fossem mais visíveis na parte da frente. Além disso, houve um pedido para que colocassem números ou os nomes dos pilotos abreviados em três letras na lateral do carro.

A Force India manteve o número da frente no topo do bico, semelhante ao da Red Bull.

No entanto, apesar de passar por inspeções e nenhuma questão ser levantada durante o fim de semana, a equipe foi reportada após a corrida.

Os comissários assinalaram que a multa de € 25 mil euros foi suspensa por 12 meses porque a equipe não havia sido avisada antes da corrida e o time se ofereceu para trabalhar com a FIA para corrigir a situação.

"Nós claramente pensamos que estávamos em conformidade", disse o diretor esportivo Andy Stevenson ao Motorsport.com. "Mostramos à FIA nossas intenções em Sochi, e eles não nos questionaram."

"O número no carro não mudou, só aumentou de tamanho, conforme solicitado pela FIA, em uma solicitação de Charlie Whiting."

"Os regulamentos esportivos dizem que o número tem de estar claramente visível a partir da frente do carro. Se você ficar na frente do carro e estiver prestes a ser atropelado, você verá o número."

"Dito isso, podemos concordar esportivamente de que o número não é visível de todos os ângulos na parte dianteira, e é isso o que nós vamos resolver."

Stevenson confirmou que a escuderia estava feliz em fazer a mudança solicitada.

"O que foi confuso para nós é que acreditamos que estávamos em conformidade e ninguém falou conosco até o fim da prova. Novas diretrizes foram estabelecidas, que talvez não sejam tão claras, mas estamos felizes em seguir em frente."

"Não somos a única equipe com o número da frente nesta posição, mas parece que somos a única a ter conversado com eles (os comissários)."

Enquanto a maioria das equipes colocou seus números laterais na barbatana, a Force India colocou o seu no topo dos sidepods, o que significava que eles eram difíceis de ver a partir do nível do solo.

Embora não seja falado nos regulamentos, essa decisão pode ter contribuído para a FIA tomar medidas sobre o número da frente.

"A FIA nos pediu para exibir o nome ou o número do piloto na parte externa em cada lado do carro. Isso não é uma regra, é um pedido. Sentimos que estávamos fazendo uma coisa boa colocando o número lá, porque são claramente visíveis da arquibancada."

Stevenson observou que a equipe não poderia usar a barbatana porque o espaço já era inteiramente tomado pelo seu patrocinador principal.

"A questão que temos contratos de patrocínio em vigor. Não podemos violar contratos quando as regras ou regulamentos não forem alterados. Se nós cumprimos o regulamento nas quatro primeiras corridas, o que mudou?"

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Alonso admite que arriscou em toque com Massa na largada
Próximo artigo Vettel diz que Mercedes usou Bottas para ajudar Hamilton

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil