Últimas notícias

Force India muda estratégia de classificação após erro em Monza

Equipe está pronta para mudar tática de classificação "padrão", depois que Sergio Pérez não conseguiu avançar do Q1 no GP da Itália

Sergio Perez, Racing Point Force India VJM11

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Sergio Pérez estava entre os 15 primeiros, após as primeiras voltas no Q1 em Monza, e o mexicano, que regularmente tenta economizar pneus na primeira parte, se estiver confiante de que vai passar, optou por ficar nos boxes.

No entanto, a equipe subestimou o quanto o tráfico na pista aumentaria. Pérez acabou sendo ficando em 16º lugar, perdendo  passagem para o Q2 por apenas 0s001.

Depois de analisar a situação, a equipe decidiu que, a partir de agora, duas tentativas serão o plano padrão para evitar riscos, e só será alternado se ficar absolutamente claro que os pilotos podem passar com o primeiro tempo auferido.

"Cometemos um erro na classificação, infelizmente", disse Otmar Szafnauer, diretor da equipe, ao Motorsport.com.

“Deveríamos ter mandado Sergio para a pista, e acho que isso acabou nos custando caro. Mas os erros devem machucar, e eles machucaram. Nosso padrão agora será tentar duas vezes.”

Pérez conseguiu se recuperar para o oitavo lugar na corrida, terminando atrás do companheiro de equipe, Esteban Ocon. Ambos ganharam uma posição por causa da exclusão de Romain Grosjean.

“Acho que Sergio passaria Grosjean, mas ninguém mais. Funcionou bem, ele fez um ótimo trabalho, estava mais rápido que Esteban no final.”

"Não havia sentido em trocá-los de posição, havia riscos. E ele tinha um ótimo ritmo de corrida, houve momentos em que ele foi o carro mais rápido da pista, então foi muito bom."

Com os pontos extras gerados pela exclusão de Grosjean, em apenas duas corridas sob nova identidade, a Racing Point Force India ultrapassou a Williams, Sauber e Toro Rosso para ficar em sétimo no campeonato de construtores.

No entanto, Szafnauer disse que não vai acelerar o processo de troca com Lance Stroll, que deve acontecer em algum momento depois do GP de Cingapura.

“A mudança de piloto dependerá de outros fatores. O que temos que fazer é manter a concentração e correr bem.”

“Recebemos uma atualização para Cingapura. Espero que nos permita marcar alguns bons pontos.”

O diretor técnico Andy Green diz que a atualização, atrasada pela situação financeira da equipe, é "um bom passo".

"É um pouco de tudo, mas é principalmente na aerodinâmica", disse Green. “Mas há algumas peças de suspensão também. É um bom passo.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FIA vai abordar problema de DRS da Sauber com técnicos das equipes
Próximo artigo Hamilton diz que F1 sentiria falta de Raikkonen

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil