Fórmula 1: McLaren é contra classificação e corrida no mesmo dia
Chefe de equipe da tradicional garagista de Woking, Andreas Seidl ponderou que o formato traz complicações
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34, arrives on the grid
Mark Sutton / Motorsport Images
O chefe de equipe da McLaren, Andreas Seidl, acha que não seria certo que a Fórmula 1 realizasse o treino classificatório e a corrida no mesmo dia, apesar do formato ter sido popular no GP do Japão.
O impacto do supertufão Hagibis forçou o cancelamento das atividades de pista no sábado em Suzuka no fim de semana passado, o que significa que a qualificação e o GP ocorreram no domingo.
Leia também:
Enquanto pilotos e fãs gostaram do formato, as equipes foram menos favorecidas - tanto por causa dos contratempos que surgem por problemas no carro, quanto pela falta de pontos de vista no fim de semana no que tange às possibilidades na prova.
Seidl, portanto, manifestou-se contrariamente à ideia de quali e corrida no mesmo dia: "Eu não seria a favor disso, porque acho que é bom ter a classificação no sábado. [Então você tem] todos os relatórios e discussões sobre isso internamente”.
“Sou a favor de ver se a F1 poderia comprimir um pouco mais o fim de semana de corrida, que é uma discussão que estamos tendo de qualquer maneira. Mas acho que não é a coisa certa colocar tudo no mesmo dia”.
"Acho que o maior problema é o prazo que você tem se tiver um grande contratempo e precisar trocar de componentes”, ponderou o dirigente, fazendo a menção a possíveis batidas ou quebras nos carros.
No caso do Japão, a Renault foi uma equipes que enfrentaram dores de cabeça por precisar trocar de componentes após a qualificação, graças aos problemas que seus pilotos sofreram no treino classificatório.
Ainda assim, o chefe da escuderia francesa, Cyril Abiteboul, reconheceu que valia a pena considerar a ideia do formato utilizado no Japão. "Gostei bastante", disse ao Motorsport.com. “Porque, no final, não foi tão ruim e foi tudo positivo”.
“Com o problema que tivemos, a FIA nos permitiu consertá-los, mas o tempo foi limitado e a equipe foi incrível. Mostramos que isso está criando alguma pressão, está criando um pouco de caos, então, francamente, é interessante”.
Mas, embora alguns achem que um fim de semana de dois dias funcionaria, o diretor esportivo da F1, Ross Brawn, disse na semana passada que a categoria não tem planos de alterar o atual formato com três dias de ação.
Relembre todos os carros da McLaren na F1:
1966: McLaren-Ford M2B
Foto de: LAT Images
1967: McLaren-BRM M4B
Foto de: LAT Images
1967-1968: McLaren-BRM M5A
Foto de: LAT Images
1968-1970: McLaren-Ford M7A
Foto de: LAT Images
1969-1971: McLaren-Ford M7C
Foto de: LAT Images
1969: McLaren-Ford M9A
Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D
Foto de: LAT Images
1970: McLaren-Ford M14D
Foto de: LAT Images
1970-1971: McLaren-Ford M14A
Foto de: LAT Images
1972-1973: McLaren-Ford M19C
Foto de: LAT Images
1973-1978: McLaren-Ford M23
Foto de: LAT Images
1976-1979: McLaren-Ford M26
Foto de: LAT Images
1979: McLaren-Ford M28
Foto de: LAT Images
1979-1981: McLaren-Ford M29F
Foto de: LAT Images
1980: McLaren M30
Foto de: LAT Images
1981-1982: McLaren-Ford MP4/1
Foto de: LAT Images
1982: McLaren-Ford MP4/1B
Foto de: LAT Images
1983: McLaren-Porsche MP4/1E
Foto de: LAT Images
1984: McLaren-Porsche MP4/2
Foto de: LAT Images
1985: McLaren-Porsche MP4/2B
Foto de: LAT Images
1986: McLaren-Porsche MP4/2C
Foto de: LAT Images
1987: McLaren-Porsche MP4/3
Foto de: Sutton Motorsport Images
1988: McLaren-Honda MP4/4
Foto de: Sutton Motorsport Images
1989: McLaren-Honda MP4/5
Foto de: Sutton Motorsport Images
1990: McLaren-Honda MP4/5B
Foto de: LAT Images
1991: McLaren-Honda MP4/6
Foto de: Sutton Motorsport Images
1992: McLaren-Honda MP4/6B
Foto de: LAT Images
1992: McLaren MP4/7A
Foto de: Sutton Motorsport Images
1993: McLaren-Ford MP4/8
Foto de: Sutton Motorsport Images
1994: McLaren-Peugeot MP4/9
Foto de: Sutton Motorsport Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10
Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10B
Foto de: LAT Images
1995: McLaren-Mercedes MP4/10C
Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11
Foto de: LAT Images
1996: McLaren-Mercedes MP4/11B
Foto de: LAT Images
1997: McLaren-Mercedes MP4/12
Foto de: LAT Images
1998: McLaren-Mercedes MP4/13
Foto de: LAT Images
1999: McLaren-Mercedes MP4/14
Foto de: LAT Images
2000: McLaren-Mercedes MP4/15
Foto de: Sutton Motorsport Images
2001: McLaren-Mercedes MP4-16
Foto de: LAT Images
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17
Foto de: DaimlerChrysler
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D
Foto de: Michael Kim
2004: McLaren-Mercedes MP4-19
Foto de: DaimlerChrysler
2005: McLaren-Mercedes MP4-20
Foto de: McLaren
2006: McLaren-Mercedes MP4-21
Foto de: Sutton Motorsport Images
2007: McLaren-Mercedes MP4-22
Foto de: Sutton Motorsport Images
2008: McLaren-Mercedes MP4-23
Foto de: Sutton Motorsport Images
2009: McLaren-Mercedes MP4-24
Foto de: Sutton Motorsport Images
2010: McLaren-Mercedes MP4-25
Foto de: Sutton Motorsport Images
2011: McLaren-Mercedes MP4-26
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2012: McLaren-Mercedes MP4-27
Foto de: Sutton Motorsport Images
2013: McLaren-Mercedes MP4-28
Foto de: Sutton Motorsport Images
2014: McLaren-Mercedes MP4-29
Foto de: Sutton Motorsport Images
2015: McLaren-Honda MP4-30
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: McLaren-Honda MP4-31
Foto de: McLaren
2017: McLaren-Honda MCL32
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2018: McLaren-Renault MCL33
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019: McLaren-Renault MCL34
Foto de: McLaren
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1 - Leclerc: Ferrari tem "a melhor chance" de vencer a Red Bull em 2024
F1: Vowles defende o fato de Albon ter assumido o carro de Sargeant
F1: Marko critica Tsunoda e Ricciardo por serem "muito lentos" nas corridas
F1: Norris e chefe da McLaren 'trocam farpas' por estratégia do GP da Austrália
Fundo Soberano do Bahrein conclui compra da McLaren
F1: Zak Brown assina novo contrato para permanecer como CEO da McLaren até 2030
Últimas notícias
Angela Cullen, ex-fisioterapeuta de Hamilton, retorna ao automobilismo
F1: Quem subestima Sainz é “bobo”, diz ex-companheiro
F1: Mercedes descobre pista importante sobre origem de problemas no carro
F1: Vasseur revela mudança que deixou SF-24 mais consistente
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments