Análise

Fórmula 1: Mercedes de 2019 pode repetir a Williams de 92? Compare

Equipe alemã teve 3 dobradinhas para abrir o campeonato, algo que não acontecia há 27 anos

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, 1st position, with his trophy on the podium

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Apesar de uma forte pré-temporada da Ferrari, é a Mercedes que domina o ano da Fórmula 1 até aqui, com três dobradinhas em três etapas. 

Leia também:

Esse domínio das duas primeiras posições após três corridas no ano não era visto desde 1992, quando a Williams de Nigel Mansell e Riccardo Patrese foi primeiro e segundo nos GP's da África do Sul, México e Brasil daquele ano.

Com a Mercedes dominando a era turbo híbrida da Fórmula 1 e com esse começo de ano espetacular, muito se questionam se a equipe alemã irá repetir o domínio da Williams de 1992, que venceu o título de pilotos na 11ª corrida daquele ano e terminou 65 pontos na frente da McLaren entre os Construtores.

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, 1st position, celebrates on arrival in Parc Ferme
Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, leaves the garage
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, leaves the garage
11

Mas será que existem semelhanças entre os dois casos?

Com exceção das três dobradinhas, é difícil esperar que a Mercedes vá ter o mesmo domínio da Williams de Mansell e Patrese em 92.

Há 27 anos, a Williams venceu as três primeiras corridas sem sequer ter algum rival por perto nas dobradinhas, fazendo as três primeiras poles e ganhando as três provas iniciais no carro que Ayrton Senna definiu como "de outro mundo".

Nigel Mansell e Christian Fittipaldi
Podium: race winner Nigel Mansell, third place Michael Schumacher
Nigel Mansell, Williams
Start: Ricardo Patrese, Williams Renault, Nigel Mansell, Williams Renault, Ayrton Senna, McLaren Honda, Michael Schumacher, Benetton Ford
Ayrton Senna, McLaren MP4/7A, Nigel Mansell, Williams FW14B
Podium: second place and world champion Nigel Mansell, Williams Renault, race winner Ayrton Senna, Mclaren Honda
Nigel Mansell, Williams FW14B Renault
Ayrton Senna, McLaren MP4/7A, Nigel Mansell, Williams FW14B
Podium: second place Nigel Mansell, Williams Renault celebrates winning the drivers World Championship
Nigel Mansell, Williams FW14B
Nigel Mansell, Williams FW14B
Nigel Mansell, Williams FW14B
Podium: winner Nigel Mansell, Williams, second place Riccardo Patrese, Williams
Nigel Mansell, Williams FW14B
Nigel Mansell, Williams FW14B
Nigel Mansell, Williams FW14B
Nigel Mansell, Williams FW14B
Nigel Mansell, Williams FW14B
Podium: Race winner Nigel Mansell, Williams Renault and second place Michael Schumacher, Benetton Fo
Nigel Mansell, Williams FW14B
20

Em 2019, a Mercedes praticamente não foi ameaçada pela Ferrari na Austrália e China, mas no Bahrein em termos de ritmo foi dominada pela escuderia italiana, contando com o erro de Sebastian Vettel e o problema no motor de Charles Leclerc para vencer a corrida.

E ao contrário da Williams em 92, que dominou o ano muito por conta da revolução tecnológica de sua suspensão ativa, a Mercedes, pelo menos até o momento, não aparenta ter uma vantagem desse tipo com relação a suas rivais.

  Williams 92 Mercedes 2019
Vitórias após 3 corridas 3 3
Dobradinhas 3 3
Poles 3 2
Voltas rápidas 2 1

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Compare a situação do campeonato da F1 de 2019 com 2018
Próximo artigo Ferrari promete evoluções no carro para Baku: “primeiro passo”

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil