Últimas notícias

Fórmula 1 oficializa ponto extra por volta mais rápida a partir do GP da Austrália

FIA e organização da categoria aprovam pontuação adicional ao piloto que fizer o giro mais veloz de uma corrida

Valtteri Bottas, Mercedes-AMG F1 W10

Valtteri Bottas, Mercedes-AMG F1 W10

Steven Tee / Motorsport Images

A FIA e a organização da Fórmula 1 aprovaram o retorno do ponto extra ao piloto que fizer a volta mais rápida durante uma corrida. O ponto adicional só será dado caso o piloto a ter feito o giro mais veloz de um GP esteja entre os 10 primeiros na classificação final da prova. A decisão restaura uma prática adotada pela F1 entre 1950 e 1959. Leia o comunicado oficial: 

"Uma importante inovação no sistema de distribuição dos pontos foi unanimemente aprovada hoje pelo Grupo de Estratégia e pela Comissão da F1 através de voto online. A partir do Grande Prêmio da Austrália de 2019, será dado um ponto extra ao piloto que fizer a volta mais rápida da corrida. O piloto deve estar classificado no top 10. Não será dado ponto se a volta mais rápida for feita por um piloto que não se classificar entre as 10 primeiras posições no final da corrida. O ponto vale tanto para o mundial de pilotos quanto para o mundial de construtores.

Assim, 21 pontos extras estão em jogo ao longo da temporada. No último ano, Valtteri Bottas foi o vencedor do Prêmio DHL de Volta Mais Rápida, depois de acumular o maior número de giros mais rápidos (7) ao longo da temporada. A mudança adicionará um elemento extra na estratégia da corrida, uma vez que os pilotos no top 10 poderão competir pelo ponto adicional.

Prestes a alcançar sua milésima corrida válida pelo Campeonato Mundial, a decisão da F1 marca o retorno ao passado. Entre 1950 e 1959, o piloto que fizesse a volta mais rápida da corrida recebia um ponto.

Diretor esportivo da Fórmula 1, Ross Brawn:

"Juntos com a FIA, estivemos comprometidos em avaliar ideias e soluções que podem melhorar o show e manter a integridade de nosso esporte. Sentimos que a reintrodução, após 60 anos, do ponto extra ao piloto da volta mais rápida segue essa direção. Estivemos considerando essa solução - que representa uma resposta a uma detalhada pesquisa feita com milhares de fãs ao redor do mundo - por alguns meses. Quantas vezes ouvimos os pilotos no rádio perguntando quem tem a volta mais rápida? Agora não será mais apenas uma questão de estatística e prestígio, mas uma motivação concreta que fará a parte final da corrida ainda mais interessante. Algumas vezes, é útil nos lembrarmos da herança de nosso esporte para seguirmos em frente"."

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Horner: Para manter Red Bull, F1 terá que “entregar”
Próximo artigo Brawn: Ferrari 'reconhece' necessidade de mudanças para 2021

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil