Recomendado para você

MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
Últimas notícias

Fórmula 1 precisa de uma guerra de pneus, diz Hakkinen

Bicampeão de Fórmula 1, Mika Hakkinen, acredita que os GPs precisam de uma competição entre fabricantes de pneus e mais oportunidades para as equipes testarem jovens pilotos

David Coulthard, Red Bull Racing

Mika Hakkinen correu na Fórmula 1 de 1991 a 2001, período em que a F1 tinha um único fornecedor de pneus, mas seu título de 1998 veio com a McLaren de Bridgestones e a Ferrari usando a Goodyear.

O bicampeão mundial voltou ao paddock da F1 no Japão no último fim de semana, fazendo uma demonstração com sua McLaren de 98 como parte das comemorações do 20º aniversário de seu primeiro título.

Perguntado sobre o que ele gosta na F1 de agora e o que poderia ser melhor, Hakkinen advertiu que era fácil encontrar “muitas coisas que você pode olhar e pensar 'ah, isso deve ser diferente e aquilo deve ser diferente'”.

Ele disse que, como ele "não pode mudar isso, é melhor não se concentrar muito", mas admitiu que gostaria de ver a atual fornecedora de pneus Pirelli com um rival.

Leia também:

A Pirelli é a fabricante exclusiva desde 2011, enquanto a F1 não possui dois fabricantes de pneus desde 2006 e continuará sendo a única fornecedora até 2024.

"Não há competição - deve haver outros fabricantes por aí, assim a competição surge", disse Hakkinen.

"Quando eu falo com os pilotos, eu entendo que os pneus estão em um certo pico e se você forçar um pouco mais, eles apenas superaquecem.”

"Não é uma crítica ao que a Pirelli está fazendo, é apenas um fato de que deveria haver competição.

"Se você tem apenas um piloto lá fora, é a mesma coisa. Precisamos de competição. Isso é emocionante."

A outra recomendação de Hakkinen para a F1 moderna era fornecer mais tempo de pista para os novatos.

O finlandês para a F1 vindo da F3 com a Lotus, com experiência mínima em testes, mas passou a maior parte de 1993 como piloto de testes da McLaren. Isso pavimentou o caminho para a vaga na equipe onde passou o resto de sua carreira na F1.

No entanto, as oportunidades de testes na pista são limitadas na era moderna, com a maior parte do desenvolvimento conduzido via simulação.

"[Para] jovens pilotos que entram na F1 é bastante desafiador porque não há testes. Na minha opinião, poderia ser muito mais útil se os jovens pilotos pudessem se testarem e se desenvolverem”, disse Hakkinen.

"Qualquer esporte que você faz, se você não pode praticar, como você melhora?”

"Claro que o lado técnico dos carros, como você desenvolve o motor e o chassi, se você não tem permissão para testar? Sim, claro que você pode entrar em computadores e simulações, mas eles não estão no mundo real."

Artigo anterior Red Bull proíbe Verstappen de pilotar moto de MotoGP
Próximo artigo Renault diz que sofreu “dano colateral” na briga entre Mercedes e Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros