Fórmula 1: Racing Point queria usar freio 'proibido' da Renault

Processo que levou à desclassificação da escuderia francesa do GP do Japão nasceu do desejo do time rosa

Fórmula 1: Racing Point queria usar freio 'proibido' da Renault

A Racing Point queria usar o sistema de freio ‘proibido’ da Renault na Fórmula 1. O time rosa também revelou que esse foi o motivo do protesto que levou à desclassificação da escuderia francesa do GP do Japão.

O chefe da Racing Point, Otmar Szafnauer, disse que sua equipe cogitou introduzir um sistema semelhante. “Começamos a olhar para nossos concorrentes e percebemos que a Renault tinha o sistema que realmente queríamos", afirmou.

Leia também:

"[O processo] começou em Silverstone, então escrevemos para a FIA [Federação Internacional de Automobilismo] perguntando se poderíamos fazer o mesmo, mas eles responderam dizendo que não poderíamos”.

Na sequência, tendo em vista a utilização do sistema por parte da Renault, a Racing Point fez o protesto no Japão e o resultado foi frustrante para a escuderia francesa, que tinha levado o australiano Daniel Ricciardo e o alemão Nico Hulkenberg à sexta e à 10ª posições em Suzuka.

GALERIA: Todos os carros da história da Renault na Fórmula 1

1977: Renault RS01
1977: Renault RS01
1/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Jean-Pierre Jabouille
1978: Renault RS01
1978: Renault RS01
2/21

Foto de: LAT Images

Piloto: Jean-Pierre Jaboullie
1979: Renault RS10
1979: Renault RS10
3/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille
1980: Renault RE20
1980: Renault RE20
4/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie
1981: Renault RE30
1981: Renault RE30
5/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1982: Renault RE30
1982: Renault RE30
6/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1983: Renault RE40
1983: Renault RE40
7/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost
1984: Renault RE50
1984: Renault RE50
8/21

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick
1985: Renault RE60
1985: Renault RE60
9/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick
2002: Renault R202
2002: Renault R202
10/21

Foto de: Renault F1

Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli
2003: Renault R23
2003: Renault R23
11/21

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli
2004: Renault R24
2004: Renault R24
12/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve
2005: Renault R25
2005: Renault R25
13/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2006: Renault R26
2006: Renault R26
14/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2007: Renault R27
2007: Renault R27
15/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen
2008: Renault R28
2008: Renault R28
16/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet
2009: Renault R29
2009: Renault R29
17/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet e Romain Grosjean
2016: Renault R.S.16
2016: Renault R.S.16
18/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer
2017: Renault R.S.17
2017: Renault R.S.17
19/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.
2018: Renault R.S.18
2018: Renault R.S.18
20/21

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.
2019: Renault R.S.19
2019: Renault R.S.19
21/21

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

compartilhar
comentários
Vettel supera Verstappen e é o mais rápido do dia no México
Artigo anterior

Vettel supera Verstappen e é o mais rápido do dia no México

Próximo artigo

Principais equipes da F1 queriam que regras de 2021 fossem adiadas

Principais equipes da F1 queriam que regras de 2021 fossem adiadas
Carregar comentários