Fórmula 1: Racing Point queria usar freio 'proibido' da Renault

Processo que levou à desclassificação da escuderia francesa do GP do Japão nasceu do desejo do time rosa

Fórmula 1: Racing Point queria usar freio 'proibido' da Renault
Carregar reprodutor de áudio

A Racing Point queria usar o sistema de freio ‘proibido’ da Renault na Fórmula 1. O time rosa também revelou que esse foi o motivo do protesto que levou à desclassificação da escuderia francesa do GP do Japão.

O chefe da Racing Point, Otmar Szafnauer, disse que sua equipe cogitou introduzir um sistema semelhante. “Começamos a olhar para nossos concorrentes e percebemos que a Renault tinha o sistema que realmente queríamos", afirmou.

Leia também:

"[O processo] começou em Silverstone, então escrevemos para a FIA [Federação Internacional de Automobilismo] perguntando se poderíamos fazer o mesmo, mas eles responderam dizendo que não poderíamos”.

Na sequência, tendo em vista a utilização do sistema por parte da Renault, a Racing Point fez o protesto no Japão e o resultado foi frustrante para a escuderia francesa, que tinha levado o australiano Daniel Ricciardo e o alemão Nico Hulkenberg à sexta e à 10ª posições em Suzuka.

GALERIA: Todos os carros da história da Renault na Fórmula 1

1977: Renault RS01
1977: Renault RS01
1/21
Piloto: Jean-Pierre Jabouille

Foto de: Sutton Motorsport Images

1978: Renault RS01
1978: Renault RS01
2/21
Piloto: Jean-Pierre Jaboullie

Foto de: LAT Images

1979: Renault RS10
1979: Renault RS10
3/21
Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille

Foto de: LAT Images

1980: Renault RE20
1980: Renault RE20
4/21
Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie

Foto de: LAT Images

1981: Renault RE30
1981: Renault RE30
5/21
Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images

1982: Renault RE30
1982: Renault RE30
6/21
Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost

Foto de: LAT Images

1983: Renault RE40
1983: Renault RE40
7/21
Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost

Foto de: LAT Images

1984: Renault RE50
1984: Renault RE50
8/21
Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick

Foto de: Jean-Philippe Legrand

1985: Renault RE60
1985: Renault RE60
9/21
Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick

Foto de: Sutton Motorsport Images

2002: Renault R202
2002: Renault R202
10/21
Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli

Foto de: Renault F1

2003: Renault R23
2003: Renault R23
11/21
Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

2004: Renault R24
2004: Renault R24
12/21
Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve

Foto de: LAT Images

2005: Renault R25
2005: Renault R25
13/21
Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella

Foto de: Sutton Motorsport Images

2006: Renault R26
2006: Renault R26
14/21
Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella

Foto de: Sutton Motorsport Images

2007: Renault R27
2007: Renault R27
15/21
Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen

Foto de: Sutton Motorsport Images

2008: Renault R28
2008: Renault R28
16/21
Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet

Foto de: Sutton Motorsport Images

2009: Renault R29
2009: Renault R29
17/21
Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet e Romain Grosjean

Foto de: Sutton Motorsport Images

2016: Renault R.S.16
2016: Renault R.S.16
18/21
Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer

Foto de: Sutton Motorsport Images

2017: Renault R.S.17
2017: Renault R.S.17
19/21
Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.

Foto de: Sutton Motorsport Images

2018: Renault R.S.18
2018: Renault R.S.18
20/21
Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

2019: Renault R.S.19
2019: Renault R.S.19
21/21
Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

compartilhar
comentários
Vettel supera Verstappen e é o mais rápido do dia no México
Artigo anterior

Vettel supera Verstappen e é o mais rápido do dia no México

Próximo artigo

Principais equipes da F1 queriam que regras de 2021 fossem adiadas

Principais equipes da F1 queriam que regras de 2021 fossem adiadas
Carregar comentários