Últimas notícias

Futuro da Renault na F1 está mais seguro agora, diz chefe

Cyril Abiteboul diz que a posição do fabricante francês no esporte está mais segura agora

Renault F1 Team R.S.19, Renault logo detail

Foto de: Erik Junius

Após a prisão do ex-presidente da Renault, Carlos Ghosn, o futuro do programa da fabricante francesa na F1 ficou incerto, devido a uma grande reformulação de suas operações.

A CEO interina Clotilde Delbos disse em outubro que questionaria todas as atividades ao traçar um plano para o futuro, e isso incluía o programa de F1.

Mas, apesar de anunciar esta semana as primeiras grandes perdas financeiras da empresa em uma década, que levarão a amplas medidas de corte de custos, o chefe da equipe, Cyril Abiteboul, disse que todas as indicações são de que o time de F1 está seguro antes da chegada do novo CEO, Luca de Meo, no final deste ano.

Leia também:

Questionado pelo Motorsport.com no início desta semana sobre os últimos desenvolvimentos do futuro da equipe de F1, Abiteboul disse: “Na Renault, acho que o principal desenvolvimento é o fato de termos uma confirmação da nova estrutura de governança, finalmente.”

"Tem acontecido uma série de evoluções, como na F1. Mas agora com Luca de Meo, temos um CEO definido. Ele não entrará antes de julho, mas pelo menos temos uma data e um nome."

“Além disso, a informação mais importante, quer você a tenha ou não, é o fato de que a atual CEO em exercício permanecerá como vice-presidente quando De Meo chegar. Isso é muito importante.”

"Isso significa que haverá uma continuidade da governança, continuidade também das decisões, o que significa que tudo o que estamos discutindo hoje com a Sra. Delbos será válido mesmo quando De Meo chegar."

Embora Abiteboul admita que o programa de F1 da Renault não seja barato, ele acredita que Delbos está ciente dos benefícios de marketing mais amplos de se envolver na categoria, e que a mudança nas finanças da F1 a partir de 2021 será muito boa.

“Delbos também é diretora financeira da empresa", disse ele. "Ela também é naturalmente motivada por números. Olhar para F1 sob uma perspectiva financeira é um custo, mas também é um ativo. E é um investimento.”

“Do jeito que você olha, está apontando na direção certa. A exposição do público ou a participação de mercado está subindo. Mas também custa, com um fundo de prêmios que será melhor, um limite de orçamento que será melhor e regulamentos de motores que permanecerão estáveis.”

“Em qualquer lugar que você olha, os números são saudáveis ​​e estão indo na direção certa. Portanto, tenho todos os motivos para acreditar que, em princípio, estamos nisso a longo prazo.”

Alain Prost, que é diretor não-executivo da Renault, admitiu que teve 'preocupações' no ano passado com o compromisso da empresa com a F1, mas agora vê sinais mais positivos.

"É sempre uma preocupação, com certeza, especialmente ser um grande construtor e também não podemos esconder todos os problemas com o presidente que saiu, e a organização mudou completamente", disse o tetracampeão da F1.

“Tínhamos novas pessoas. Temos reuniões diferentes agendadas agora, temos um novo presidente da Renault em julho e, como realmente temos muitas pessoas novas, elas estão muito preocupadas de um lado e motivadas do outro lado pela F1.”

Ele acrescentou: “Ainda com um grande construtor como a Renault, você não pode estar muito longe. Onde estávamos no ano passado não era aceitável, isso é certo. Você não pode ficar nessa posição, então tivemos que mostrar que podemos melhorar.”

Relembre todos os carros da Renault na F1 e a prévia do R.S.20

1977: Renault RS01
Piloto: Jean-Pierre Jabouille
1978: Renault RS01
Piloto: Jean-Pierre Jaboullie
1979: Renault RS10
Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille
1980: Renault RE20
Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie
1981: Renault RE30
Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1982: Renault RE30
Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1983: Renault RE40
Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost
1984: Renault RE50
Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick
1985: Renault RE60
Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick
2002: Renault R202
Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli
2003: Renault R23
Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli
2004: Renault R24
Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve
2005: Renault R25
Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2006: Renault R26
Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2007: Renault R27
Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen
2008: Renault R28
Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet
2009: Renault R29
Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet e Romain Grosjean
2016: Renault R.S.16
Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer
2017: Renault R.S.17
Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.
2018: Renault R.S.18
Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.
2019: Renault R.S.19
Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo
Renault R.S.20
Renault R.S.20
Renault R.S.20
Renault R.S.20
25

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Os 10 destaques da primeira semana de lançamentos da F1
Próximo artigo Sainz admite que já conversa sobre renovação com McLaren

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil