GALERIA: 10 demissões chocantes em meio de temporada na F1

A lista não conta apenas com pilotos de fim de pelotão. Queda de campeões é mais comum do que aparenta ser.

GALERIA: 10 demissões chocantes em meio de temporada na F1
Carregar reprodutor de áudio

Conseguir uma vaga na Fórmula 1 é por si só uma vitória para qualquer piloto no mundo do automobilismo. Mas às vezes conseguir permanecer na categoria pode ser um desafio tão grande quanto. Demissões em meio de temporada não são tão incomuns, porém podem ficar marcadas pela forma como acontecem e principalmente com os personagens envolvidos.

Leia também:

Nos últimos anos, além da pressão por resultados, alguns pilotos precisam ser capazes também de ter bons patrocinadores que injetem dinheiro nas equipes, principalmente aquelas que contam com menos recursos. Além disso, a politicagem dos bastidores sempre foi um fator decisivo para a permanência de um piloto no grid.

Reunimos uma galeria que elenca as dez demissões e substituições mais imprevisíveis, bizarras e esquisitas de todos os tempos. A lista tem desde multi-campeões até pilotos que chegaram a ser apontados como novas promessas. Confira abaixo:

10 - Jan Magnussen, Stewart - 1998
10 - Jan Magnussen, Stewart - 1998
1/23
O dinamarquês, pai de Kevin Magnussen, fez uma prova pela McLaren em 1995, substituindo Mika Hakkinen e chamou a atenção da Stewart, que contratou o piloto para as temporadas 1997 e 1998.

Foto de: Sutton Motorsport Images

10 - Jan Magnussen, Stewart - 1998
10 - Jan Magnussen, Stewart - 1998
2/23
Mas Magnussen não acompanhava o ritmo de seu companheiro, Rubens Barrichello. O tricampeão Jackie Stewart, dono da equipe, chegou a dar algumas voltas em um carro com o dinamarquês para tentar ensiná-lo, mas desistiu e demitiu o piloto após o GP do Canadá de 1998.

Foto de: Sutton Motorsport Images

9 -Cristiano da Matta, Toyota - 2004
9 -Cristiano da Matta, Toyota - 2004
3/23
O brasileiro, campeão da Indy (CART) em 2002, conseguiu uma vaga na Toyota para a segunda temporada da equipe na F1, em 2003. O carro nunca chegou a ser competitivo no período em que da Matta correu pelo time.

Foto de: Toyota Racing

9 -Cristiano da Matta, Toyota - 2004
9 -Cristiano da Matta, Toyota - 2004
4/23
A relação entre piloto e equipe azedou em 2004. Nos bastidores, da Matta fez críticas ao carro da equipe que não foram bem recebidas. Além disso, Ralf Schumacher havia sido contratado para 2005 e o brasileiro ficou sem espaço para a permanência.

Foto de: Brousseau Photo

8 -Michele Alboreto, Tyrrell - 1989
8 -Michele Alboreto, Tyrrell - 1989
5/23
Naquele ano, o italiano estava retornando para a equipe que o revelou depois de bons anos na Ferrari. No entanto, a relação durou pouco tempo, oficialmente o problema foi por conta do patrocinador do piloto.

Foto de: Tom Haapanen

8 -Michele Alboreto, Tyrrell - 1989
8 -Michele Alboreto, Tyrrell - 1989
6/23
Alboreto tinha a marca de cigarros Marlboro como sua patrocinadora pessoal, e no começo da temporada, a Tyrrell assinou com a concorrente Camel para estampar suas cores no carro. O italiano foi pressionado a romper com sua apoiadora.

Foto de: LAT Images

8 -Michele Alboreto, Tyrrell - 1989
8 -Michele Alboreto, Tyrrell - 1989
7/23
Como se negou a romper com a Marlboro, Alboreto deixou a Tyrrell e foi para a Larousse, que curiosamente também contava com o apoio da Camel. Isso levantou dúvidas sobre o verdadeiro motivo do fim do casamento de Alboreto com a Tyrrell.

Foto de: LAT Images

7 -Nick Heidfeld, Lotus Renault F1 - 2011
7 -Nick Heidfeld, Lotus Renault F1 - 2011
8/23
O alemão que estava sem vaga para aquele ano, foi contratado às pressas pela Renault para a vaga de Robert Kubica após o polonês sofrer um grave acidente. Heidfeld chegou a conquistar um pódio pela equipe naquele ano.

Foto de: XPB Images

7 -Nick Heidfeld, Lotus Renault F1 - 2011
7 -Nick Heidfeld, Lotus Renault F1 - 2011
9/23
No entanto, a Renault tinha interesse em dar lugar ao brasileiro Bruno Senna e precisava manter Vitaly Petrov, visto que o russo trazia grandes patrocínios para o time. Então, após um incêndio no carro de Heidfeld na Alemanha, a equipe decidiu romper o contrato com o alemão

Foto de: XPB Images

6 - Jacques Villeneuve, BMW Sauber - 2006
6 - Jacques Villeneuve, BMW Sauber - 2006
10/23
A BMW se dizia satisfeita com o desempenho de Villeneuve, no entanto, a personalidade do canadense e a irregularidade podem ter pesado para sua saída. Após sofrer um acidente no GP da Alemanha, a equipe comunicou a imprensa que o piloto não correria na Hungria para se recuperar.

Foto de: XPB Images

6 - Jacques Villeneuve, BMW Sauber - 2006
6 - Jacques Villeneuve, BMW Sauber - 2006
11/23
Mas a equipe estava aproveitando a oportunidade para testar Robert Kubica e logo após a prova de Budapeste, confirmou a substituição definitiva do campeão mundial pelo jovem prodígio.

Foto de: BMW AG

5 - Michael Andretti, McLaren - 1993
5 - Michael Andretti, McLaren - 1993
12/23
O americano, filho do campeão Mario Andretti, foi contratado pela equipe americana para substituir Gerhard Berger como companheiro de Ayrton Senna. Após colecionar sucessos na Indy, Andretti chegou badalado à F1.

Foto de: Sutton Motorsport Images

5 - Michael Andretti, McLaren - 1993
5 - Michael Andretti, McLaren - 1993
13/23
Mas o desempenho dele deixou a desejar. Enquanto Senna somou 73 pontos no campeonato, Andretti fez apenas 7. Então a equipe decidiu demitir o piloto e substituí-lo por Mika Hakkinen nas últimas provas daquele ano.

Foto de: Sutton Motorsport Images

5 - Michael Andretti, Mclaren - 1993
5 - Michael Andretti, Mclaren - 1993
14/23
A pedido da família do piloto, a McLaren manteve ele para o GP da Itália, já que os Andretti têm origem naquele país. Surpreendentemente, o americano subiu ao pódio naquela que seria sua última corrida na F1.

Foto de: Sutton Motorsport Images

4 - Jarno Trulli, Renault - 2004
4 - Jarno Trulli, Renault - 2004
15/23
Talvez o maior exemplo de como as coisas podem mudar rápido na F1, o italiano que começou aquele ano sendo festejado pela equipe francesa após sua vitoria em Mônaco, foi demitido 9 corridas depois. A equipe apontou ele como responsável pela perda da segunda colocação no mundial de construtores para a BAR.

Foto de: Brousseau Photo

4 - Jarno Trulli, Renault - 2004
4 - Jarno Trulli, Renault - 2004
16/23
No sentido contrário, o italiano apontou que o time não estava bem. Além disso, foi dito na época que a equipe não queria ter alguém que ameaçasse a liderança de Fernando Alonso. O piloto foi demitido e seu juntou à Toyota no mesmo ano.

Foto de: LAT Images

3 - Roberto Moreno, Benetton - 1991
3 - Roberto Moreno, Benetton - 1991
17/23
O brasileiro não teve mau desempenho na Benetton, mas após a estréia de Michael Schumacher pela Jordan no GP da Bélgica, o chefe da equipe, Flávio Briatore, decidiu trazer o alemão para o time. Entre Moreno e Nelson Piquet, decidiram manter o tricampeão no time.

Foto de: LAT Images

3 - Roberto Moreno, Benetton - 1991
3 - Roberto Moreno, Benetton - 1991
18/23
Moreno foi contratado pela Jordan, ocupando a vaga que seria de Schumacher. Nos anos seguintes, o alemão conquistou títulos e vitórias com a ex-equipe do brasileiro.

Foto de: LAT Images

2 - Daniil Kvyat, Red Bull - 2016
2 - Daniil Kvyat, Red Bull - 2016
19/23
O russo substituiu Sebastian Vettel na Red Bull em 2015 e chegou fazendo frente à Daniel Ricciardo. Em 2016, o piloto continuou mostrando crescimento, mas um erro no GP da Rússia, onde bateu na traseira de Vettel e lidou com a situação com sarcasmo, custou caro.

Foto de: XPB Images

2 - Daniil Kvyat, Red Bull - 2016
2 - Daniil Kvyat, Red Bull - 2016
20/23
Após reclamações de Vettel a sua ex-equipe, aliado a pressão para promover a sensação Max Verstappen, fizeram a Red Bull rebaixar Kvyat para seu time "B", trazendo o jovem holandês para seu lugar. O russo teve uma grande queda de desempenho após essa troca e deixou a F1 no fim de 2017.

Foto de: XPB Images

2 - Daniil Kvyat, Red Bull - 2016
2 - Daniil Kvyat, Red Bull - 2016
21/23
Após um ano como piloto de testes da Ferrari, Kvyat teve um retorno imprevisível pela Toro Rosso. Com o mau desempenho de Pierre Gasly na Red Bull e o bom momento do russo no time "B", principalmente após o pódio na Alemanha, especula-se que ele voltará para a escuderia principal em 2020.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

1 - Alain Prost, Ferrari - 1991
1 - Alain Prost, Ferrari - 1991
22/23
O então tricampeão havia anunciado a renovação de seu contrato poucos dias, quando revelou em uma entrevista que havia negociado uma transferência para a Ligier, mas que desistiu da ideia. Isso gerou cobranças por parte dos italianos que se sentiram traídos.

Foto de: LAT Images

1 - Alain Prost, Ferrari - 1991
1 - Alain Prost, Ferrari - 1991
23/23
Na sequência, Prost se envolveu em nova polêmica, no GP do Japão, onde criticou publicamente a Ferrari pela quebra de seu carro e pelo ambiente de pressão da equipe. Os italianos não perdoaram e demitiram o francês, que nem chegou a disputar a última prova daquele ano.

Foto de: LAT Images

compartilhar
comentários
Prefeitura de São Paulo prorroga prazo para interessados na concessão de Interlagos
Artigo anterior

Prefeitura de São Paulo prorroga prazo para interessados na concessão de Interlagos

Próximo artigo

VÍDEO: Relembre ultrapassagem incrível de Piquet em Senna na Hungria

VÍDEO: Relembre ultrapassagem incrível de Piquet em Senna na Hungria