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Schumacher, Raikkonen, Button: estratégias vitoriosas surpreendentes na F1

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Schumacher, Raikkonen, Button: estratégias vitoriosas surpreendentes na F1
Por:
, Editor General
Co-autor: Carlos Costa
9 de ago de 2019 11:38

O diretor de estratégia da Mercedes surpreendeu o mundo com as duas paradas que deram a vitória a Lewis Hamilton no GP da Hungria. Relembre outros casos

Depois de conquistar sua primeira pole position na Fórmula 1, Max Verstappen sofreu para se manter na ponta do GP da Hungria no último fim de semana. O holandês da Red Bull ficou na liderança até que, a quatro voltas para o fim, foi superado pela Mercedes de Lewis Hamilton.

O triunfo do britânico só foi possível graças a uma ideia do diretor de estratégia das 'Flechas de Prata'. James Vowles surpreendeu o mundo e fez com que Hamilton parasse pela segunda vez em Budapeste, em momento no qual ainda estava perto de Verstappen, após ataque frustrado.

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Com o segundo pit stop, a Mercedes 'trucou' a Red Bull. Caso o time de energéticos chamasse o holandês para nova troca de pneus, ele perderia a liderança, tendo em vista a pouca distância para o rival. A equipe alemã, então, apostou na velocidade de Hamilton. Deu certo.

A estratégia mercedista deixou a escuderia austríaca impotente em Hungaroring, o que foi vital para o triunfo do pentacampeão, que tinha pneus mais novos que Verstappen e ultrapassou o oponente no final da prova húngara. Abaixo, o Motorsport.com relembra outras estratégias surpreendentemente vitoriosas na F1:

Galeria
Lista

GP da França, 2004 - Michael Schumacher

GP da França, 2004 - Michael Schumacher
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Foto de: LAT Images

No mesmo cenário em que conquistou seu quinto título mundial, Michael Schumacher brilhou para vencer a etapa francesa de 2004. Ele largou em segundo, logo atrás do pole Fernando Alonso, da Renault.

GP da França, 2004 - Michael Schumacher

GP da França, 2004 - Michael Schumacher
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Foto de: Bridgestone Corporation

Depois de vencer nove das 10 corridas anteriores, o alemão tinha um grande desafio, que se mostrou cada vez mais difícil com a persistência do espanhol na liderança em Magny-Cours.

GP da França, 2004 - Michael Schumacher

GP da França, 2004 - Michael Schumacher
3/27

Foto de: Ferrari Media Center

Na segunda parada de Alonso, porém, Schumacher faz valer sua fama de autor de grande voltas voadoras e passa mais um rival que estava nos boxes, como de praxe na carreira do heptacampeão.

GP da França, 2004 - Michael Schumacher

GP da França, 2004 - Michael Schumacher
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Foto de: Bridgestone Corporation

O alemão fez quatro pits, com seis stints curtos, e se aproveitou dos pneus Bridgestone para vencer. Já Alonso, atrapalhado pela Sauber retardatária de Felipe Massa, teve que se contentar com o segundo posto, mesmo sem ser ultrapassado na pista.

GP da França, 2004 - Michael Schumacher

GP da França, 2004 - Michael Schumacher
5/27

Foto de: LAT Images

Depois de largar no meio do grid, Rubens Barrichello passou a Renault de Jarno Trulli para ir ao pódio com a Ferrari.

GP da Hungria, 1998 - Michael Schumacher

GP da Hungria, 1998 - Michael Schumacher
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Schumacher chegava à Hungria em sua terceira temporada com a Ferrari procurando manter suas esperanças de título vivas contra Mika Hakkinen, da McLaren.

GP da Hungria, 1998 - Michael Schumacher

GP da Hungria, 1998 - Michael Schumacher
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Entretanto, os carros da escuderia britânica se classificaram na primeira fila e pareciam imbatíveis em condições normais de estratégia.

GP da Hungria, 1998 - Michael Schumacher

GP da Hungria, 1998 - Michael Schumacher
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Foto de: Steve Etherington / LAT Images

Mas, após o primeiro pit stop, Ross Brawn chamou Schumacher para outra parada mais cedo do que o esperado. Acertou.

GP da Hungria, 1998 - Michael Schumacher

GP da Hungria, 1998 - Michael Schumacher
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Foto de: Ercole Colombo

O então chefão da Ferrari pediu ao alemão que voasse para reduzir a diferença virtual para a McLaren. Schumi precisava tirar 25s em 19 voltas para voltar à frente na terceira parada. Dito e feito.

GP da Hungria, 1998 - Michael Schumacher

GP da Hungria, 1998 - Michael Schumacher
10/27

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Além de Schumacher, David Coulthard, da Mercedes, e o então campeão Jacques Villeneuve, da Williams, foram ao pódio.

GP do Canadá, 2011 - Jenson Button

GP do Canadá, 2011 - Jenson Button
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Foto de: XPB Images

Nunca uma corrida de F1 durou tanto quanto o GP do Canadá de 2011, nem um vencedor passou pelos boxes tantas vezes rumo à vitória quanto Jenson Button, da McLaren.

GP do Canadá, 2011 - Jenson Button

GP do Canadá, 2011 - Jenson Button
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Foto de: XPB Images

O campeão de 2009 fez seis pit stops naquela tarde em Montreal. E o primeiro foi forçado pelo contato com seu companheiro Lewis Hamilton, que abandonou após tentar passar na reta.

GP do Canadá, 2011 - Jenson Button

GP do Canadá, 2011 - Jenson Button
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Foto de: XPB Images

Button seguiu, aproveitou o safety car para trocar os pneus e voltou ao páreo. Entretanto, o britânico teve que cumprir drive-through por exceder o limite de velocidade no período do carro de segurança.

GP do Canadá, 2011 - Jenson Button

GP do Canadá, 2011 - Jenson Button
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Foto de: XPB Images

Ele voltou em 15º. Na sequência, uma tempestade caiu sobre o circuito e interrompeu a prova por duas horas. Após a relargada, Button voltou a se meter em confusão, desta vez tocando na Ferrari de Fernando Alonso. O espanhol abandonou, mas o britânico conseguiu resistir, trocando o pneu furado e voltando em último.

GP do Canadá, 2011 - Jenson Button

GP do Canadá, 2011 - Jenson Button
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Foto de: LAT Images

Com a pista secando, o campeão de 2009 acertou o timing na troca para compostos slicks e galgou várias posições. Em apenas uma volta, Button superou Mark Webber e Schumacher, chegando ao segundo posto, atrás de Sebastian Vettel.

GP do Canadá, 2011 - Jenson Button

GP do Canadá, 2011 - Jenson Button
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Foto de: XPB Images

No fim, o então piloto da Red Bull errou e permitiu a ultrapassagem do britânico, que brilhou naquele que classifica como seu melhor triunfo da carreira.

GP do Canadá, 2011 - Jenson Button

GP do Canadá, 2011 - Jenson Button
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Foto de: Sutton Motorsport Images

Apesar do erro no fim, Vettel ainda terminou a prova em segundo, à frente do companheiro Webber, que superou Schumacher.

GP da Austrália, 2013 - Kimi Raikkonen

GP da Austrália, 2013 - Kimi Raikkonen
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Foto de: Glenn Dunbar / LAT Images

Depois de voltar à F1 em 2012, Kimi Raikkonen deu o pontapé ideal para a temporada 2013. O finlandês venceu a corrida de abertura a bordo da Lotus e ainda disse que o triunfo foi um dos mais fáceis de sua carreira.

GP da Austrália, 2013 - Kimi Raikkonen

GP da Austrália, 2013 - Kimi Raikkonen
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Foto de: XPB Images

O campeão mundial de 2007, porém, largou apenas em sétimo. A classificação começou no sábado, mas terminou só no domingo, por causa da chuva.

GP da Austrália, 2013 - Kimi Raikkonen

GP da Austrália, 2013 - Kimi Raikkonen
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Foto de: XPB Images

Na largada, Raikkonen ganhou posições. Em seguida, trocou dos pneus para pista molhado para os slicks médios. Com maestria, o finlandês prolongou a vida útil de seus compostos, fazendo de seu segundo stint praticamente duas vezes mais longo que o dos rivais.

GP da Austrália, 2013 - Kimi Raikkonen

GP da Austrália, 2013 - Kimi Raikkonen
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Foto de: XPB Images

Por isso, Raikkonen só teve que fazer mais uma parada, enquanto o resto do pelotão da frente parou duas vezes. O finlandês venceu e ainda fez a volta mais rápida a dois giros do fim.

GP da Austrália, 2013 - Kimi Raikkonen

GP da Austrália, 2013 - Kimi Raikkonen
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Foto de: XPB Images

Fernando Alonso, da Ferrari, chegou em segundo, à frente do rival Sebastian Vettel, então tricampeão pela Red Bull.

GP do México, 1986 - Gerhard Berger

GP do México, 1986 - Gerhard Berger
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Foto de: LAT Images

Em seu primeiro retorno ao Hermanos Rodríguez, logo após a Copa do Mundo, a F1 rumara para o desfecho daquele campeonato.

GP do México, 1986 - Gerhard Berger

GP do México, 1986 - Gerhard Berger
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Foto de: LAT Images

As equipes achavam que não seriam capazes de completar as 68 voltas com um único conjunto de pneus Goodyear, enquanto a Benetton manteve suas opções abertas com os pneus Pirelli.

GP do México, 1986 - Gerhard Berger

GP do México, 1986 - Gerhard Berger
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No final, Gerhard Berger surpreenderia ao completar a corrida sem parar nos boxes, algo que era permitido naquela época.

GP do México, 1986 - Gerhard Berger

GP do México, 1986 - Gerhard Berger
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Foto de: LAT Images

Prost e Senna, que completaram o pódio 25 e 52 segundos atrás, teriam que parar uma e duas vezes respectivamente, com o brasileiro sofrendo com os pneus.

GP do México, 1986 - Gerhard Berger

GP do México, 1986 - Gerhard Berger
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Foto de: LAT Images

Seria a primeira vitória para Benetton e Berger na F1.

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