GALERIA: Relembre todos os carros de Piquet e Senna na Fórmula 1

compartilhar
comentários
GALERIA: Relembre todos os carros de Piquet e Senna na Fórmula 1
Por:
, Repórter

Três décadas depois do último pódio encabeçado pelos dois tricampeões do País, veja os bólidos das lendas

Há 30 anos, o Brasil assistia à última dobradinha com Nelson Piquet e Ayrton Senna na Fórmula 1. Foi no GP do Canadá de 1990, dominado do início ao fim por Senna, de McLaren. Já Piquet, da Benetton, voltava ao pódio depois de mais de 1 ano.

Leia também:

Em homenagem ao derradeiro '1-2' dos tricampeões brasileiros da F1, o Motorsport.com compilou todos os carros utilizados pelos pilotos na categoria máxima do automobilismo mundial. É o que você confere nas duas galerias exclusivas abaixo.

GALERIA #1 - Todos os carros de Nelson Piquet na Fórmula 1:

Galeria
Lista

1978 - Ensign N177

1978 - Ensign N177
1/20

Foto de: LAT Images

1978 - McLaren M23 (BS Fabrications)

1978 - McLaren M23 (BS Fabrications)
2/20

Foto de: LAT Images

1978-79 - Brabham BT46

1978-79 - Brabham BT46
3/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

1979 - Brabham BT48

1979 - Brabham BT48
4/20

Foto de: LAT Images

1979-80 - Brabham BT49

1979-80 - Brabham BT49
5/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

1981 - Brabham BT49C

1981 - Brabham BT49C
6/20

Foto de: LAT Images

1982 - Brabham BT50

1982 - Brabham BT50
7/20

Foto de: LAT Images

1982 - Brabham BT49D

1982 - Brabham BT49D
8/20

Foto de: LAT Images

1983 - Brabham BT52

1983 - Brabham BT52
9/20

Foto de: BMW AG

1983 - Brabham BT52B

1983 - Brabham BT52B
10/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

1984 - Brabham BT53

1984 - Brabham BT53
11/20

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

1985 - Brabham BT54

1985 - Brabham BT54
12/20

Foto de: Jean-Philippe Legrand

1986 - Williams FW11

1986 - Williams FW11
13/20

Foto de: LAT Images

1987 - Williams FW11B

1987 - Williams FW11B
14/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

1988 - Lotus 100T

1988 - Lotus 100T
15/20

Foto de: LAT Images

1989 - Lotus 101

1989 - Lotus 101
16/20

Foto de: LAT Images

1990 - Benetton B189B

1990 - Benetton B189B
17/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

1990 - Benetton B190

1990 - Benetton B190
18/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

1991 - Benetton B190B

1991 - Benetton B190B
19/20

Foto de: Ercole Colombo

1991 - Benetton B191

1991 - Benetton B191
20/20

Foto de: LAT Images

GALERIA #2 - Todos os carros de Ayrton Senna na Fórmula 1:

Galeria
Lista

1984: Toleman TG183B

1984: Toleman TG183B
1/12

Foto de: Camille De Bastiani

Foi seu primeiro carro na Fórmula 1, apesar de Senna ter usado o monoposto apenas nas primeiras quatro corridas daquela temporada 1984, somando dois sextos lugares na África do Sul e na Bélgica.

1984: Toleman TG184

1984: Toleman TG184
2/12

Foto de: Camille De Bastiani

Foi com o novo carro da Toleman que o brasileiro conseguiu o famoso pódio na corrida chuvosa em Mônaco. Além disso, conquistou mais dois terceiros lugares, na Grã-Bretanha e em Portugal.

1985: Lotus 97T

1985: Lotus 97T
3/12

Foto de: Camille De Bastiani

A Lotus carregava um motor Renault. Com o monoposto, ele conseguiu uma vitória já em sua segunda corrida, em Portugal, antes de cair em uma sequência de sete provas consecutivas sem pódios. Voltou ao top-3 na Áustria com o segundo lugar, iniciando uma série de cinco pódios, incluindo uma vitória na Bélgica.

1986: Lotus 98T

1986: Lotus 98T
4/12

Foto de: Camille De Bastiani

Em sua segunda temporada com a Lotus, a equipe usou novamente o motor Renault V6. Os resultados chegaram: seis pódios, incluindo vitórias de Espanha e Detroit, nas oito primeiras corridas. No final, Senna somou 11 pódios para terminar em quarto entre pilotos.

1987: Lotus 99T

1987: Lotus 99T
5/12

Foto de: Camille De Bastiani

Com o Lotus 99T, já com motor Honda, o piloto ficou em terceiro lugar no campeonato de pilotos. Durante o ano, ele somou duas vitórias, quatro segundos lugares e dois terceiros. Essa foi a melhor posição de qualificação até então para o brasileiro.

1988: McLaren MP4/4

1988: McLaren MP4/4
6/12

Foto de: Camille De Bastiani

Em seu primeiro ano com a McLaren, seu carro foi o MP4/4, com motor Honda. Já em sua segunda corrida, Senna venceu o GP de San Marino. Depois de abandonar em Mônaco, obteve um segundo lugar no México, iniciando série de oito pódios consecutivos, incluindo seis vitórias. No GP do Japão, ele subiu novamente ao topo do pódio e conquistou seu primeiro campeonato na F1.

1989: McLaren MP4/5

1989: McLaren MP4/5
7/12

Foto de: Camille De Bastiani

Em sua segunda temporada com a McLaren, Senna guiou o MP4/5, impulsionado pela Honda. Foi o ano da intensificação da rivalidade com Alain Prost. No decorrer da temporada, ele somou seis vitórias e um segundo lugar na Hungria.

1990: McLaren MP4/5B

1990: McLaren MP4/5B
8/12

Foto de: Camille De Bastiani

A terceira temporada de Senna pela McLaren marcou a saída de Alain Prost para a Ferrari, o que fez com que os números dos carros britânicos fossem alterados. O francês levou consigo o projetista Steve Nichols. Por isso, a McLaren fez alterações no seu carro do ano anterior, com novidades no corpo e na asa traseira. Deu certo: ganhou o Mundial de Construtores e Senna reconquistou o título.

1991: McLaren MP4/6

1991: McLaren MP4/6
9/12

Foto de: Camille De Bastiani

O MP4/6 impulsionado por um Honda V12 foi o último carro com o qual Senna brigou frequentemente por vitórias na McLaren. O início da temporada deu-lhe quatro vitórias. Depois, dois terceiros lugares, no México e na França. Os triunfos na Hungria, Bélgica e Austrália, com os segundos lugares de Itália, Portugal e Japão, deram a ele seu terceiro e último título mundial na Fórmula 1.

1992: McLaren MP4/7

1992: McLaren MP4/7
10/12

Foto de: Camille De Bastiani

A McLaren começou a temporada com uma atualização do chassi de 1991 na África do Sul e no México, onde Senna conseguiu o terceiro lugar. No Brasil, veio o novo carro MP4/7, para as restantes 14 datas do campeonato. Senna ainda ganhou três GPs (Mônaco, Hungria e Itália) e três pódios (San Marino, Alemanha e Portugal), terminando em quarto no campeonato vencido por Nigel Mansell.

1993: McLaren MP4/8

1993: McLaren MP4/8
11/12

Foto de: Camille De Bastiani

Com o novo motor Ford, Senna começou sua última temporada com a McLaren ao volante do MP4/8. O início da temporada permitiu-lhe três vitórias e dois pódios nas primeiras seis corridas de 1993. No fim do ano, ainda venceu no Japão e na Austrália.

1994: Williams FW16

1994: Williams FW16
12/12

Foto de: Camille De Bastiani

Em seu desejo de vencer seu quarto campeonato mundial, Ayrton Senna mudou para a Williams em 1994. Entretanto, perdeu a suspensao eletrônica de seu antecessor em virtude das novas regras da F1 e ficou desvantagem. Em seu terceiro GP com o FW16, Senna faleceu após forte batida na curva Tamburello, em Imola.
Schumacher passará por nova cirurgia com células-tronco, diz jornal italiano; entenda

Artigo anterior

Schumacher passará por nova cirurgia com células-tronco, diz jornal italiano; entenda

Próximo artigo

Hamilton fala sobre teste em Silverstone com Mercedes: "É como se eu nunca tivesse saído"

Hamilton fala sobre teste em Silverstone com Mercedes: "É como se eu nunca tivesse saído"
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Carlos Costa