Últimas notícias

Governo da Turquia trabalha para ter etapa da F1 em Istambul em 2020

Informação foi confirmada pelo governo do país; última etapa da F1 em Istambul aconteceu em 2011

Rubens Barrichello, AT&T Williams, FW33 leads Adrian Sutil, Force India F1 Team, VJM-04

Rubens Barrichello, AT&T Williams, FW33 leads Adrian Sutil, Force India F1 Team, VJM-04

XPB Images

Com a incerteza sobre o calendário 2020 da Fórmula 1, diversas pistas que fizeram parte do mundial no passado buscam voltar a integrar o circo da categoria. Duas delas, Ímola e Nurburgring conseguiram o feito e, enquanto a F1 busca fechar o cronograma do ano, mais uma tenta uma vaga: a Turquia.

O gabinete da Presidência da República do país confirmou que o governo e o Circuito de Istambul trabalham em um projeto para trazer de volta o GP da Turquia de F1 ao calendário de 2020, o que poderia ser a primeira prova desde 2011.

Leia também:

O anúncio foi feito na página oficial do governo, confirmando o trabalho com a direção do circuito. No momento, o calendário da F1 está fechado até primeiro de novembro, com o GP da Emilia-Romagna em Ímola.

"Sob os auspícios presidenciais da República da Turquia, buscamos a inclusão do país no calendário de 2020 e o Istambul Park continua a trabalhar a organização de corridas de Fórmula 1", diz o comunicado.

No momento, a Turquia se encontra em uma situação de baixa na pandemia, com uma média diária de mil novos casos e cerca de 20 mortos por dia.

O Istambul Park é um dos circuitos mais adorados pelos fãs do esporte e foi muito bem recebido pelos pilotos nos anos que a F1 correu no local, mas foi alvo de críticas de alguns pilotos como Jenson Button, que criticou as ondulações na pista na edição de 2006 do GP, levando muitos pilotos a rodar. A pista, desenhada por Hermann Tilke e Bernie Ecclestone, já foi descrita pelos seus criadores como "o melhor circuito do mundo"

A F1 teve o GP da Turquia em seu calendário por sete temporadas, entre 2005 e 2011. No total, cinco pilotos venceram a prova, sendo que o brasileiro Felipe Massa é o maior vencedor, com três triunfos. Kimi Raikkonen, Jenson Button, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel completa a lista. A MotoGP também já correu no local, com etapas em 2005 e 2006.

VÍDEO: Reginaldo Leme comenta provas favoritas da F1 e detona Mônaco

PODCAST: O debate de fãs e 'haters' sobre domínio de Hamilton

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Promotor do GP do Brasil alerta que perda da corrida da F1 pode deixar automobilismo nacional 'morto por 40 anos'
Próximo artigo VÍDEO: Piloto argentino ex-F1 se recupera após acidente impressionante de moto; assista à batida

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil