Governo sanciona lei que torna Ayrton Senna patrono do esporte brasileiro

Lei foi sancionada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin

Race winner Ayrton Senna, McLaren

Race winner Ayrton Senna, McLaren

Sutton Motorsport Images

Presidente em exercício durante a viagem de Lula (PT) ao exterior, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), sancionou nesta terça-feira (25) uma lei que torna o tricampeão da Fórmula 1 Ayrton Senna patrono do esporte brasileiro.

A novidade foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26). O projeto de lei foi protocolado pelo deputado federal Filipe Barros (PL-PR) em 2019 e, após tramitação, foi aprovada pelo Senado Federal em março deste ano.

Leia também:

Quase 30 anos após sua morte, Senna continua sendo um dos atletas mais reverenciados da história do país. O brasileiro é considerado um dos maiores da história do esporte a motor, com três títulos mundiais de Fórmula 1 e um legado que é visto nas pistas até hoje. Senna disputou 162 GPs na F1, com 80 pódios e 41 vitórias.

Senna morreu em 1º de maio de 1994, em decorrência de um grave acidente sofrido durante o GP de San Marino em Ímola. Sua morte causou uma grande comoção pelo país, com seu velório sendo acompanhado presencialmente e pela televisão por milhões de pessoas.

Desde então, sua família, liderada pela irmã Viviane Senna, vem cuidado do legado do piloto através do Instituto Ayrton Senna, ONG focada em oportunidades de desenvolvimento a crianças e jovens de comunidades de baixa renda.

Com a lei sancionada, Senna se junta ao hall de patronos do país como Tiradentes (nação brasileira), Machado de Assis (letras), Oscar Niemeyer (arquitetura), Milton Santos (geografia) e mais.

NOVA Sprint em Baku: qual o IMPACTO, horários com 2 qualis, como será e o que MUDA. Times afetado$!

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Fittipaldi se diz "100% pró-Massa" no caso Crashgate e acusa Ecclestone de "querer criar polêmica" com declaração
Próximo artigo F1: Entenda as mudanças no regulamento com novo formato de fim de semana sprint

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil