Fórmula 1
R
GP de Portugal
23 out
Próximo evento em
16 Horas
:
41 Minutos
:
18 Segundos
R
GP de Abu Dhabi
11 dez
Próximo evento em
49 dias

GP da Austrália: F1 monitora situação de incêndios em Melboune

compartilhar
comentários
GP da Austrália: F1 monitora situação de incêndios em Melboune
Por:

Organização da categoria está de olho nas queimadas que assolam o país há meses

Em menos de 70 dias, a temporada 2020 da Fórmula 1 terá seu pontapé inicial, no GP da Austrália, em Melbourne. Entretanto, o país da Oceania vem sofrendo com incêndios florestais devastadores que já mataram 25 vidas.

O início do novo campeonato está marcado para 15 de março e, atualmente, não há garantias de que a corrida possa ser disputada. Os chefões da F1 estão monitorando o perigo potencial que, além da queima de hectares infinitos, envolve poluição do ar.

O editor recomenda:

Inúmeros incêndios ocorreram na ilha desde outubro e o estado de Victoria, cuja capital é Melbourne, também foi afetada por um incêndio. Grandes cidades como Sydney estão cobertas de fumaça e milhares de casas foram destruídas.

Mais de dez milhões de hectares foram queimados. A WWF Austrália, organização de defesa ambiental, estima que o incêndio matou 1.250 milhões de animais. A F1 confirmou que a situação está sendo monitorada de perto, especialmente a qualidade do ar em Melbourne.

Enquanto isso, a comunidade da F1 não fica à toa. Lewis Hamilton, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon pediram doações para ajudar os australianos. O piloto da Renault, especialmente tocado por ser seu país, também leiloará o macacão que usará no GP da Austrália de 2019.

Fogo também está presente em acidentes da F1; veja galeria dos mais impressionantes:

Galeria
Lista

GP da Alemanha de 1994

GP da Alemanha de 1994
1/35

Foto de: LAT Images

A Benetton deixou escapar combustível após abastecer o carro de Jos Verstappen, que virou uma bola de fogo, engolindo piloto e mecânicos

GP da Alemanha de 1994

GP da Alemanha de 1994
2/35

Foto de: LAT Images

O holandês, pai de Max Verstappen, escapou com uma pequena queimadura no nariz, apesar do impacto das imagens

GP da Austrália de 2002

GP da Austrália de 2002
3/35

Foto de: Ferrari Media Center

O início dramático da prova australiana teve incidente envolvendo oito carros

GP da Austrália de 2002

GP da Austrália de 2002
4/35

Foto de: Ferrari Media Center

A largada do caos em Melbourne teve Ralf Schumacher, da Williams, voando por cima da Ferrari de Rubens Barrichello

GP da Alemanha de 1976

GP da Alemanha de 1976
5/35

Foto de: Uncredited

Na prova disputada em Nurburgring, o austríaco Niki Lauda sofreu o acidente mais grave de sua carreira, com muitas queimaduras

GP da Alemanha de 1976

GP da Alemanha de 1976
6/35

Foto de: LAT Images

Por causa da pista molhada, o tricampeão bateu na sarjeta do traçado e o carro foi lançado contra um muro, entrando em chamas (veja o capacete queimado)

GP de San Marino de 1989

GP de San Marino de 1989
7/35

Foto de: Ercole Colombo

Cinco anos antes do acidente fatal de Ayrton Senna na pista de Imola, Gerhard Berger também teve forte batida com a Ferrari

GP de San Marino de 1989

GP de San Marino de 1989
8/35

Foto de: LAT Images

O austríaco também bateu na curva Tamburello e seu carro foi engolido pelo fogo, como mostra o flagra de um monitor

GP da Bélgica de 1982

GP da Bélgica de 1982
9/35

Foto de: LAT Images

Após tocar outro piloto, Gilles Villeneuve perdeu o controle de sua Ferrari no circuito de Zolder e bateu forte

GP da Bélgica de 1982

GP da Bélgica de 1982
10/35

Foto de: LAT Images

Tido como um potencial campeão, o piloto canadense, conhecido pelo arrojo, acabou morrendo

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
11/35

Foto de: Photo 4

No fim de semana mais trágico da F1, em que Senna e Roland Rotzenberger morreram, Rubens Barrichello também se acidentou

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
12/35

Foto de: Photo 4

O brasileiro rampou a zebra com a sua Jordan em um treino e acabou se chocando com força na grade

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
13/35

Foto de: Photo 4

No sábado, dia seguinte à batida de Rubinho, Ratzenberger foi a vítima fatal

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
14/35

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

O austríaco não resistiu aos ferimentos do acidente com a Simtek e morreu

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
15/35

Foto de: XPB Images

No domingo, o pole position Senna foi a vítima

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
16/35

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Marcas do impacto no muro da curva Tamburello

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
17/35

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Restos da Williams FW16

GP do Canadá de 2007

GP do Canadá de 2007
18/35

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

No acidente mais famoso de Robert Kubica depois de sua batida no rali de 2011, o polonês bateu forte com a BMW

GP do Canadá de 2007

GP do Canadá de 2007
19/35

Foto de: XPB Images

O piloto bateu no muro de Montreal a 300 km/h. Incrivelmente, ele pouco se feriu, ficando de fora apenas da prova seguinte

GP da Holanda de 1973

GP da Holanda de 1973
20/35

Foto de: LAT Images

Por causa de um estouro de pneu, Roger Williamson bateu forte

GP da Holanda de 1973

GP da Holanda de 1973
21/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

O carro do inglês ficou de ponta cabeça e se arrastou por metros. O compatriota David Purley tentou salvar o colega, em vão

GP da Itália de 1993

GP da Itália de 1993
22/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

Na etapa de Monza, o brasileiro Christian Fittipaldi sofreu acidente memorável a bordo da Minardi

GP da Itália de 1993

GP da Itália de 1993
23/35

Foto de: Uncredited

O sobrinho de Emerson decolou após toque com outro carro na reta, mas voltou à prova e terminou em oitavo

GP da Austrália de 2016

GP da Austrália de 2016
24/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

Na abertura daquela temporada, Fernando Alonso protagonizou um dos acidentes mais marcantes dos últimos tempos

GP da Austrália de 2016

GP da Austrália de 2016
25/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

Depois de tocar em Esteban Gutierrez, a McLaren do espanhol voou e deu várias capotadas em Melbourne

GP da Austrália de 2016

GP da Austrália de 2016
26/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

O bicampeão da F1 rastejou para sair do cockpit, mas não teve graves ferimentos

GP da Espanha de 1990

GP da Espanha de 1990
27/35

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Um dos acidentes mais chocantes da história da F1 viu a Lotus de Martin Donnelly se partir ao meio

GP da Espanha de 1990

GP da Espanha de 1990
28/35

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Apesar das fortes imagens, o britânico se recuperou completamente, embora tenha tido muitos ferimentos

GP da Bélgica de 2012

GP da Bélgica de 2012
29/35

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Alonso e Romain Grosjean se envolveram em acidente e o francês foi considerado culpado, sendo suspenso da prova seguinte

GP da Itália de 1978

GP da Itália de 1978
30/35

Foto de: LAT Images

Ronnie Peterson perdeu a vida na etapa de Monza após acidente com a Lotus

GP da Itália de 1978

GP da Itália de 1978
31/35

Foto de: LAT Images

O tanque de combustível se rompeu e o carro foi envolto por uma bola de fogo

GP da Bélgica de 1998

GP da Bélgica de 1998
32/35

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

A largada teve incidente envolvendo treze carros

GP da Bélgica de 1998

GP da Bélgica de 1998
33/35

Foto de: LAT Images

As McLarens e as Ferraris também se envolveram

GP da Bélgica de 1998

GP da Bélgica de 1998
34/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

O desfecho do acidente é mostrado nesta foto

GP da Bélgica de 1998

GP da Bélgica de 1998
35/35

Foto de: LAT Images

Schumacher 'escapou' só com quebras no bico, mas abandonaria logo depois
F1: Chegada de Ricciardo deixou Renault 'nua', diz chefe da equipe

Artigo anterior

F1: Chegada de Ricciardo deixou Renault 'nua', diz chefe da equipe

Próximo artigo

Hamilton promete doar mais de R$ 2 milhões para combate a incêndios na Austrália

Hamilton promete doar mais de R$ 2 milhões para combate a incêndios na Austrália
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Maria Reyer