Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, and Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
Zak Mauger / Motorsport Images
O GP da Hungria sofreu um duro golpe nesta quinta-feira e agora parece improvável de acontecer no dia 2 de agosto, depois que o governo do país estendeu a proibição de reuniões públicas.
Embora algumas restrições a lojas, restaurantes e escolas sejam gradualmente relaxadas, um bloqueio a eventos envolvendo mais de 500 pessoas foi estendido para 15 de agosto. Isso já levou ao cancelamento de vários grandes festivais musicais.
A F1 esperava manter a Hungria como terceiro destino no calendário de 2020, depois da Áustria e da Grã-Bretanha. No entanto, mesmo um evento a portas fechadas ultrapassaria o limite de 500 pessoas.
Falando no início desta semana antes do último anúncio, o organizador da prova, Zsolt Gyulay, disse que o circuito estava aberto a todas as opções e que o governo está totalmente por trás do evento.
"Estamos em contato diário com o detentor dos direitos", disse Gyulay, CEO da Hungaroring Sport, ao Motorsport.com.
"A Liberty está ciente de que estamos abertos a todos os tipos de soluções e estamos prontos para organizar uma corrida. O caminho a seguir é definitivamente fora do nosso controle e depende da situação em que o país está.”
"Estamos aguardando o relaxamento das medidas e como e quando a vida volta ao normal. Juntamente com os austríacos e britânicos, também confirmamos que estamos totalmente comprometidos em iniciar a temporada de F1."
"Falamos sobre a opção de uma corrida a portas fechadas, mas o protocolo ainda está sendo desenvolvido para a Áustria. Se foi desenvolvido, certamente cumpriremos os regulamentos também."
"É claro que também depende muito do conjunto de regras do governo. No entanto, uma coisa é certa, tanto para o governo quanto para a Hungria, é muito importante organizar o GP."
Confira as curiosidades do GP da Hungria de F1
O GP da Hungria de Fórmula 1 chega à sua 34ª edição – todas em Hungaroring - no próximo fim de semana. A primeira corrida valendo pelo campeonato foi em 1986, com a vitória de Nelson Piquet.
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Tazio Nuvolari venceu uma prova em 1936, em Népliget, mas sem valer pelo campeonato como conhecemos hoje.
Foto de: LAT Images
Voltando ao início da atual jornada, os brasileiros fizeram bonito nas primeiras edições. Piquet repetiu o feito em 1987, Ayrton Senna triunfou em 1988. O piloto, então na McLaren, voltou a vencer em 1991 e 1992.
Foto de: Sutton Motorsport Images
Rubens Barrichello foi o último brasileiro a subir no degrau mais alto do pódio, em 2002.
Foto de: Ferrari Media Center
Lewis Hamilton é o recordista de vitórias em Hungaroring com seis (2007, 2009, 2012, 2013, 2016 e 2018).
Foto de: Manuel Goria / Motorsport Images
A McLaren é o time que mais venceu, com 11 triunfos.
Foto de: Sutton Motorsport Images
A Hungria é o local que recebeu as primeiras vitórias nas carreiras de Damon Hill (1993), Fernando Alonso (2003), Jenson Button (2006) e Heikki Kovalainen (2008).
Foto de: LAT Images
A Hungria também é um lugar enigmático para Felipe Massa. Em 2009 o brasileiro sofreu o maior acidente da carreira, com uma mola atingindo seu capacete durante o treino de classificação.
Foto de: XPB Images
Vivendo a melhor fase da carreira, o acidente o tirou das pistas até o fim daquela temporada.
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Já no último ano da sua carreira, em 2017, Massa acabou passando mal e teve que se ausentar da prova.
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Questionado se havia sido discutido uma data alternativa, ele disse: "Por enquanto, não existe outra data.”
Gyulay disse que a corrida pode ser realizada com ou sem espectadores, dependendo das circunstâncias.
"Existem duas opções. A primeira é que organizemos uma corrida fechada para os fãs, assim como a Áustria. Certamente, isso significaria uma grande perda para o promotor.”
"A segunda opção é organizar a corrida com os fãs, nos quais temos 35 anos de experiência. No ano passado, quebramos o recorde, com base nos ingressos vendidos antecipadamente, era esperado um número semelhante para a corrida deste ano."
"É claro que a compra de ingressos parou desde o início do coronavírus, e precisamos nos adaptar à nova situação.”
Gyulay indicou que até agora não houve discussões com a F1 sobre a realização de duas corridas no local.
"É muito cedo para falar sobre isso, porque as negociações ainda não estão acontecendo nesse momento. O circuito é adequado para organizar duas corridas consecutivas. Além disso, o país se beneficiaria do ponto de vista turístico e econômico, se as equipes passaram duas semanas na Hungria.”
O circuito deveria ter construído uma nova torre de controle e boxes para a corrida deste ano, mas as obras foram adiadas.
Veja como o coronavírus tem afetado o esporte a motor pelo mundo
Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
Foto de: FIA Formula E
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Foto de: Akhil Puthiyedath
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
No início de abril, a MotoGP confirmou também o adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha, dois dos países mais afetados pela pandemia, além do GP da Alemanha
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A MotoGP também precisou adiar os GPs da Holanda e da Finlândia, devido às restrições do governo local e pela falta de homologação da pista do país escandinavo. A visão mais otimista da Dorna Sports coloca o início da temporada na República Tcheca em agosto
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A MotoGP cancelou oficialmente os GPs da Alemanha, Holanda e Finlândia. Para a Holanda, significa que o GP não fará parte do calendário da MotoGP pela primeira vez nos 71 anos de história do mundial
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram adiados.
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
Em abril, a Fórmula E confirmou a extensão da paralisação do campeonato até o final de junho e o adiamento do ePrix de Berlim. As provas de Nova York e Londres se tornaram dúvidas
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Foto de: FOM
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Foto de: Tim Biesbrouck / Motorsport.com
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
O GP do Canadá também teve seu adiamento confirmado no início de abril. Agora, o GP da França é o primeiro do calendário, e está marcado para 28 de junho
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Em busca de garantir a realização da prova em 2020, a direção de Silverstone confirmou que o GP será realizado com portões fechados. No mesmo dia, a organização do GP da França anunciou o cancelamento da prova, se juntando à Mônaco
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar e aumentar, as férias de verão, indo de 14 para 35 dias
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
Foto de: Marc Fleury
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
Foto de: Rainier Ehrhardt
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada e o WEC revisou seu calendário, jogando o final da temporada para novembro de 2020, com a próxima temporada iniciando apenas a partir de março de 2021
Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
Foto de: Dave Kneen
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images
Na teoria, o campeonato começa no dia 6 de junho, no Texas. O circuito misto do Indianápolis Motor Speedway abrigará duas corridas, a primeira no dia 4 de julho e a segunda em 3 de outubro. Laguna Seca também ganhou uma rodada dupla e St. Pete deve fechar a temporada, ainda sem data
Foto de: IndyCar Series
As 500 Milhas de Indianápolis será no dia 23 de agosto.
Foto de: IndyCar Series
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas a categoria espera retomar as atividades no final de maio
Foto de: NASCAR Media
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
Foto de: Duda Bairros
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas, bem como as etapas do Velopark, Londrina e Interlagos. O campeonato deve começar no Velo-Città no início de julho.
Foto de: Duda Bairros
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e pode voltar no final de maio.
Foto de: Luca Bassani
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
Foto de: Duda Bairros
Uma saída encontrada pelos campeonatos durante esse período de paralisações foi a realização de eventos virtuais. Fórmula 1, Indy, NASCAR, MotoGP, entre outros, estão organizando campeonatos para animar os fãs nesse período de quarentena
Foto de: Uncredited
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