Análise

GP do Brasil: História mostra que RJ tem tempo de sobra para construir autódromo, mas não em '6 ou 7 meses'

Motorsport.com fez levantamento sobre os últimos autódromos construídos que entraram no calendário da F1

Visão aérea do projeto de autódromo no RIo

Foto de: Divulgacao

A previsão inicial do Presidente da República, Jair Bolsonaro, de construir um autódromo no Rio de Janeiro em seis ou sete meses pode parecer otimista, se levarmos em conta as pistas mais recentes que entraram no calendário da Fórmula 1.

Leia também:

Bolsonaro se reuniu com Chase Carey, CEO da Liberty, grupo que controla a F1, nesta semana em Brasília, e chegou a afirmar que o GP do Brasil no Rio de Janeiro, no autódromo a ser construído em Deodoro, já está 99% certo, mesmo com Carey logo na sequência não garantindo nada e reiterando a negociação com RJ e São Paulo, onde também esteve nesta semana, para manter a prova brasileira no calendário além de 2020, que é quando se encerra o contrato com Interlagos.

Se a data for mantida, em novembro de 2021, isso daria ao Rio de Janeiro 29 meses para construir o autódromo numa área que hoje é de preservação ambiental. 

Daria tempo de sobra, se considerarmos as construções recentes dos últimos autódromos que entraram no calendário da Fórmula 1.

No entanto, nenhum deles envolveu um desmatamento e obras de mobilidade urbana, que seriam necessários na região onde hoje o projeto do autódromo em Deodoro está.

Veja abaixo os autódromos mais recentes construídos na Fórmula 1 e quanto tempo eles demoraram desde o início das obras até o fim.

BAHREIN

Michael Schumacher, Ferrari F2004
Michael Schumacher
The grid waits for the start
Start: Michael Schumacher leads Rubens Barrichello
Podium: race winner Michael Schumacher celebrates
Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya
Post-qualifying press conference: pole winner Michael Schumacher with Rubens Barrichello and Juan Pa
Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya
15

O autódromo de Sakhir começou a ser construído no meio do deserto no fim de 2002. A primeira prova lá foi em abril de 2004, o que deu aproximadamente 16 meses de construção. No entanto, a própria organização do GP do Bahrein disse que no GP inaugural alguns retoques ainda estavam faltando.

EUA

Circuito das Américas
Michael Schumacher, Mercedes AMG Petronas and pole for Sebastian Vettel, Red Bull Racing
Jenson Button, McLaren Mercedes
Daniil Kvyat, Scuderia Toro Rosso STR8
Daniil Kvyat, Scuderia Toro Rosso STR8
5

O Circuito das Américas demorou cerca de 20 meses para ser construído. As obras em Austin começaram no dia 31 de dezembro de 2010, e o autódromo foi entregue em setembro de 2012, menos de 60 dias antes da corrida de Fórmula 1. 

CHINA

Rubens Barrichello, na China em 2004
Robert Doornbos
Robert Doornbos
Robert Doornbos
Valtteri Bottas, Williams FW36.
Valtteri Bottas, Williams FW36 na largada da corrida
Valtteri Bottas, Williams FW36 e Romain Grosjean, Lotus F1 E22
Valtteri Bottas, Williams FW36 e Kimi Raikkonen, Ferrari F14-T no início da prova
8

O circuito internacional de Xangai demorou 18 meses para ser construído, tendo sido inaugurado também em 2004, junto com o Bahrein.

COREIA DO SUL

Lewis Hamilton, McLaren
Podium: race winner place Fernando Alonso, Scuderia Ferrari
Lewis Hamilton, McLaren MP4-25 Mercedes, Chris Dyer, Race Engineer, Ferrari, Fernando Alonso, Ferrari F10, Felipe Massa, Ferrari F10, on the podium
Fernando Alonso, Ferrari F10
Fernando Alonso, Ferrari F10
Lewis Hamilton, McLaren MP4-25 Mercedes, Chris Dyer, Race Engineer, Ferrari, Fernando Alonso, Ferrari F10, Felipe Massa, Ferrari F10, on the podium
Fernando Alonso, Ferrari F10
Fernando Alonso, Ferrari F10
Lewis Hamilton, McLaren MP4-25 Mercedes, Chris Dyer, Race Engineer, Ferrari, Fernando Alonso, Ferrari F10, Felipe Massa, Ferrari F10, on the podium
Fernando Alonso, Ferrari F10
Fernando Alonso, Ferrari F10
Vitaly Petrov, Renault R30, crash
The crashed car of Mark Webber, Red Bull Racing RB6
Nico Hulkenberg, Williams FW32 Cosworth
14

O circuito em Yeongam foi um dos mais rápidos a serem construídos. As obras iniciaram em setembro de 2009, e em outubro do ano seguinte ele estava pronto, porém não completamente. Na prova inaugural, em 24 de outubro de 2010, muitas coisas estavam faltando em termos de organização, inclusive a inspeção final da FIA no autódromo foi feita 13 dias antes da corrida. De qualquer jeito, a Coreia do Sul durou apenas quatro anos no calendário da F1.

ÍNDIA

Buddh International Circuit
Michael Schumacher, Mercedes GP W02
Jenson Button, McLaren MP4/26
Mark Webber, Red Bull Racing RB7
Sergio Perez, Sauber C30
Nico Rosberg, Mercedes GP W02, leads Michael Schumacher, Mercedes GP W02
Sergio Perez, Sauber C30
Lewis Hamilton, McLaren
8

Outra prova que durou pouco no calendário da F1, apenas três anos. O circuito de Buddh começou a ser construído em 2009 e ficou pronto quase dois anos depois para a primeira prova de Fórmula 1 lá, em 2011.

ABU DHABI

GP de Abu Dhabi
Fernando Alonso, Renault
Stefano Domenicali, Scuderia Ferrari, Sporting Director, Sebastian Vettel, Red Bull Racing
Sebastian Vettel, Red Bull Racing RB5
Winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, second place Mark Webber, Red Bull Racing
Fernando Alonso, Renault F1 Team and Romain Grosjean, Renault F1 Team
Sebastian Vettel, Red Bull Racing RB5
Podium: second place Mark Webber, Red Bull Racing, Race winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, th
Jenson Button, Brawn GP
Race winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebrates
The New Abu Dhabi Yas Marina Circuit
11

Em termos de prazo, o circuito de Yas Marina está no limite do tempo restante para o Rio. O autódromo, que passa dentro de uma marina, teve obras iniciadas em maio de 2007 e ficou pronto em outubro de 2009. Porém, o sistema de iluminação existente lá desde o início fizeram dessa uma construção mais demorada.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Renault está tão rápida quanto a McLaren, diz Abiteboul
Próximo artigo Hamilton é contra chefe da Mercedes assumir a gestão da Fórmula 1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil