Últimas notícias

Grid de largada do GP do Japão poderá ser definido pelos tempos do 2º treino livre

Caso mau tempo persista e impossibilite classificação no domingo, ordem de largada será definida pelos tempos da segunda sessão desta sexta-feira

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Steven Tee / Motorsport Images

O grid do GP do Japão será definido pelos resultados do segundo treino livre se a sessão de classificação não ocorrer na manhã de domingo (noite de sábado no Brasil).

A classificatório foi transferido para o domingo porque os organizadores optaram por fechar o circuito de Suzuka no sábado, quando condições climáticas extremas afetarão a área, por causa do supertufão Hagibis.

Leia também:

A sessão está prevista para acontecer quatro horas antes do início da corrida.

No entanto, é provável que o supertufão traga ventos fortes para a região e, embora as fortes chuvas diminuam, espera-se que permaneça nas primeiras horas de domingo.

O regulamento esportivo da FIA não especifica o que acontecerá se a tomada de tempos não ocorrer e, como resultado disso, os comissários do GP do Japão comunicaram a decisão sobre como será a formação do grid.

Eles comunicaram que usarão a autoridade que lhes é concedida no Código Esportivo Internacional da FIA para alterar os regulamentos complementares do evento e estabelecer a ordem do grid com base na classificação do segundo treino livre, com as penalidades aplicadas conforme necessário.

Tradicionalmente, a segunda sessão de treinos de 90 minutos apresenta simulações de classificação.

Perguntado se ele achava que o TL2 seria uma sessão de pseudo-qualificação, caso a sessão seja  cancelada, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse que definir a melhor volta no segundo treino “não seria o objetivo principal".

"O principal certamente será resolver qualquer problema de instalação, garantindo que você esteja pronto para domingo", disse ele.

“Porque ainda o mais provável será se classificar no domingo de manhã e a corrida no domingo à tarde.”

"No entanto, se pudermos, tentaremos dar uma boa volta."

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

O chefe da Haas, Gunther Steiner, disse que o cancelamento das atividades de sábado, incluindo TL3, significa que as equipes se comprometerão com muitas voltas no TL2 e terão mais pneus disponíveis.

"Eu não diria que o TL2 se tornará uma classificação, mas muitos de nós tentarão acelerar o processo", admitiu Steiner. "Será bastante interessante."

A edição de 2019 da prova em Suzuka certamente entrará para a história e fará parte de uma das curiosidades do GP do Japão, assim como foi em 2004, que também teve um pódio 'familiar'. Confira outras curiosidades na galeria abaixo.

Esta será a 35ª edição do GP do Japão de F1. No mundial desde 1976, foram realizadas 30 corridas em Suzuka e quatro em Fuji. Mario Andretti, de Lotus, foi o primeiro vencedor.

Esta será a 35ª edição do GP do Japão de F1. No mundial desde 1976, foram realizadas 30 corridas em Suzuka e quatro em Fuji. Mario Andretti, de Lotus, foi o primeiro vencedor.

Foto de: LAT Images

E foi nesta edição, em Fuji, que aconteceu a famosa prova que deu o título mundial a James Hunt, com o abandono de Niki Lauda, sob muita chuva. O episódio foi retratado brilhantemente no filme

E foi nesta edição, em Fuji, que aconteceu a famosa prova que deu o título mundial a James Hunt, com o abandono de Niki Lauda, sob muita chuva. O episódio foi retratado brilhantemente no filme "Rush - No limite da emoção"

Foto de: LAT Images

Suzuka é a única pista de todo o calendário da F1 com a primeira metade no sentido anti-horário e a segunda no sentido horário.

Suzuka é a única pista de todo o calendário da F1 com a primeira metade no sentido anti-horário e a segunda no sentido horário.

Foto de: Ferrari Media Center

Em 30 edições, o GP do Japão em Suzuka foi vencido pelo pole position em 16 delas.

Em 30 edições, o GP do Japão em Suzuka foi vencido pelo pole position em 16 delas.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Michael Schumacher é o maior vencedor do GP do Japão, com seis triunfos: 1995, 1997, 2000, 2001, 2002 e 2004.

Michael Schumacher é o maior vencedor do GP do Japão, com seis triunfos: 1995, 1997, 2000, 2001, 2002 e 2004.

Foto de: Bridgestone Corporation

Mas Lewis Hamilton pode igualar o feito do alemão neste ano, já que possui cinco vitórias: 2007, 2014, 2015, 2017 e 2018.

Mas Lewis Hamilton pode igualar o feito do alemão neste ano, já que possui cinco vitórias: 2007, 2014, 2015, 2017 e 2018.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A McLaren é a equipe que mais venceu no Japão, com nove vitórias, mas a Mercedes venceu em todas as edições desde o início da era híbrida da F1.

A McLaren é a equipe que mais venceu no Japão, com nove vitórias, mas a Mercedes venceu em todas as edições desde o início da era híbrida da F1.

Foto de: XPB Images

Ayrton Senna é o brasileiro com mais vitórias no país, vencendo em 1988 e 1993. Nelson Piquet ganhou em 1990 e Rubens Barrichello em 2003.

Ayrton Senna é o brasileiro com mais vitórias no país, vencendo em 1988 e 1993. Nelson Piquet ganhou em 1990 e Rubens Barrichello em 2003.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Durante muito tempo o GP do Japão era a penúltima etapa da temporada da F1, por isso acabou sendo palco de 12 decisões de título. A primeira com James Hunt, em 1976, e a última em 2011, com Sebastian Vettel, já com a corrida em Suzuka não sendo mais a penúltima daquele ano.

Durante muito tempo o GP do Japão era a penúltima etapa da temporada da F1, por isso acabou sendo palco de 12 decisões de título. A primeira com James Hunt, em 1976, e a última em 2011, com Sebastian Vettel, já com a corrida em Suzuka não sendo mais a penúltima daquele ano.

Foto de: XPB Images

Em uma delas, em 1989, aconteceu um dos mais polêmicos finais de campeonato, com Ayrton Senna e Alain Prost batendo, com o francês abandonando e o brasileiro conseguindo voltar, para vencer. Logo em seguida, Senna foi desclassificado, com o título caindo no colo de Prost.

Em uma delas, em 1989, aconteceu um dos mais polêmicos finais de campeonato, com Ayrton Senna e Alain Prost batendo, com o francês abandonando e o brasileiro conseguindo voltar, para vencer. Logo em seguida, Senna foi desclassificado, com o título caindo no colo de Prost.

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Mas Suzuka viu os três campeonatos de Ayrton Senna serem decididos lá.

Mas Suzuka viu os três campeonatos de Ayrton Senna serem decididos lá.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Em 1988...

Em 1988...

Foto de: LAT Images

1990 (no 'troco' sobre Prost)

1990 (no 'troco' sobre Prost)

Foto de: Jean-Francois Galeron

E 1991.

E 1991.

Foto de: Sutton Motorsport Images

Em 2004, a chegada do tufão Ma-on ao país causou o cancelamento das atividades de sábado, fazendo com que o treino fosse transferido para o domingo. Naquela ocasião Michael Schumacher chegava ao país como heptacampeão e Rubens Barrichello como vice.

Em 2004, a chegada do tufão Ma-on ao país causou o cancelamento das atividades de sábado, fazendo com que o treino fosse transferido para o domingo. Naquela ocasião Michael Schumacher chegava ao país como heptacampeão e Rubens Barrichello como vice.

Foto de: BMW AG

O alemão largou na pole e terminou a prova em primeiro, conquistando sua 13ª vitória no mundial e fazendo, de quebra, uma 'dobradinha' familiar com o irmão Ralf, que corria pela Williams na época.

O alemão largou na pole e terminou a prova em primeiro, conquistando sua 13ª vitória no mundial e fazendo, de quebra, uma 'dobradinha' familiar com o irmão Ralf, que corria pela Williams na época.

Foto de: Ferrari Media Center

16

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Bottas sai na frente no Japão em ‘passeio’ da Mercedes sobre Ferrari
Próximo artigo Bottas lidera ‘possível quali’ e depende de mau tempo para ser pole no Japão

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil