Últimas notícias

Grupo McLaren deve demitir 1,2 mil funcionários em reestruturação da empresa

Reestruturação será feita pelo impacto causado pela pandemia na empresa e visando a introdução do teto orçamentário em 2021

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35

Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35

Mark Sutton / Motorsport Images

A McLaren deve demitir cerca de 1.200 funcionários de seus departamentos automotivo, de tecnologia e de corrida, como parte de uma grande reestruturação dos negócios. A mudança no modelo foi decidida após o impacto da pandemia da Covid-19 e a chegada iminente do teto orçamentário na Fórmula 1 em 2021.

A equipe britânica sofreu um forte impacto financeiro com a pandemia, que afetou bastante a venda de carros e levou à suspensão imediata da temporada da F1.

Leia também:

A empresa anunciou nesta terça-feira que irá iniciar um período de consulta com os funcionários para finalizar as medidas que serão tomadas, mas um comunicado divulgado afirma que a McLaren acredita que terá cerca de 1.200 dispensas em todo o grupo.

Foi apurado que, das operações da F1, cerca de 70 funcionários deverão ser cortados, mas os detalhes finais ainda não foram acertados.

Paul Walsh, presidente executivo do Grupo McLaren, disse: "Lamentamos profundamente o impacto que essa reestruturação terá sobre todo o nosso pessoal, especialmente aqueles cujos empregos podem ser afetados".

"É um curso de ação que trabalhamos duro para evitar, já tendo adotado medidas drásticas de redução de gastos em todas as áreas da empresa. Mas agora não temos outra escolha se não reduzir o tamanho da nossa força de trabalho".

"Este é, sem dúvidas, um momento desafiador para a nossa empresa e, principalmente, para o nosso pessoal, mas planejamos emergir como um negócio eficiente e sustentável, com um curso claro para o retorno ao crescimento".

Na semana passada, as equipes da F1 votaram pela redução do teto orçamentário de 2021, que foi acertado em 145 milhões de dólares (R$ 790 milhões), com o projeto de redução nas temporadas seguintes.

Essa mudança pode forçar as equipes maiores a reduzir o número de funcionários, com a McLaren sendo a primeira a tomar uma atitude do tipo.

Walsh acrescentou: "A McLaren Racing defendeu a introdução do novo teto orçamentário da Fórmula 1 em 2021, que criará uma base financeira sustentável para as equipes e levará a um esporte mais competitivo".

"Embora isso tenha um impacto significativo na forma e no tamanho da nossa equipe na F1, agora começaremos a tomar as medidas necessárias para estarmos prontos para a disputa a partir de 2021, a fim de buscar novamente as vitórias e campeonatos no futuro".

A divisão de tecnologia da McLaren já havia mudado o foco para fluxos de receita de alto crescimento, enquanto espera que as vendas de carros de rua sejam impulsionadas pelas entregas de um novo supercarro, o 765LT, em outubro, e pelo Elva, um speedster ultra-exclusivo.

Em 2021, a McLaren terá motores Mercedes; relembre os carros da parceria

1995: McLaren-Mercedes MP4/10

1995: McLaren-Mercedes MP4/10

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, Mark Blundell
1995: McLaren-Mercedes MP4/10B

1995: McLaren-Mercedes MP4/10B

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, Mark Blundell, Nigel Mansell, Jan Magnussen
1995: McLaren-Mercedes MP4/10C

1995: McLaren-Mercedes MP4/10C

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, Mark Blundell
1996: McLaren-Mercedes MP4/11

1996: McLaren-Mercedes MP4/11

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard
1996: McLaren-Mercedes MP4/11B

1996: McLaren-Mercedes MP4/11B

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard
1997: McLaren-Mercedes MP4/12

1997: McLaren-Mercedes MP4/12

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard
1998: McLaren-Mercedes MP4/13

1998: McLaren-Mercedes MP4/13

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard
1999: McLaren-Mercedes MP4/14

1999: McLaren-Mercedes MP4/14

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard
2000: McLaren-Mercedes MP4/15

2000: McLaren-Mercedes MP4/15

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard
2001: McLaren-Mercedes MP4-16

2001: McLaren-Mercedes MP4-16

Foto de: LAT Images

Pilotos

Mika Häkkinen, David Coulthard
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17

Foto de: DaimlerChrysler

Pilotos

David Coulthard, Kimi Räikkönen
2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D

Foto de: Michael Kim

Pilotos

David Coulthard, Kimi Räikkönen
2004: McLaren-Mercedes MP4-19

2004: McLaren-Mercedes MP4-19

Foto de: DaimlerChrysler

Pilotos

David Coulthard, Kimi Räikkönen
2005: McLaren-Mercedes MP4-20

2005: McLaren-Mercedes MP4-20

Foto de: McLaren

Pilotos

Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya
2006: McLaren-Mercedes MP4-21

2006: McLaren-Mercedes MP4-21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Pedro de la Rosa
2007: McLaren-Mercedes MP4-22

2007: McLaren-Mercedes MP4-22

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Fernando Alonso
2008: McLaren-Mercedes MP4-23

2008: McLaren-Mercedes MP4-23

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen
2009: McLaren-Mercedes MP4-24

2009: McLaren-Mercedes MP4-24

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen
2010: McLaren-Mercedes MP4-25

2010: McLaren-Mercedes MP4-25

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Jenson Button
2011: McLaren-Mercedes MP4-26

2011: McLaren-Mercedes MP4-26

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Jenson Button
2012: McLaren-Mercedes MP4-27

2012: McLaren-Mercedes MP4-27

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Lewis Hamilton, Jenson Button
2013: McLaren-Mercedes MP4-28

2013: McLaren-Mercedes MP4-28

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Jenson Button, Sergio Pérez
2014: McLaren-Mercedes MP4-29

2014: McLaren-Mercedes MP4-29

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos

Jenson Button, Kevin Magnussen
23

VÍDEO: Entenda por que Ricciardo e McLaren podem brigar pelo topo da F1

PODCAST: Emerson Fittipaldi abre o jogo sobre F1, Copersucar e George Harrison

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton se questionou sobre seguir na F1: "Será que eu deveria continuar correndo?"
Próximo artigo Primeiro-ministro intervém a favor da F1 para garantir realização do GP em Silverstone

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil