Há 10 anos, Vettel iniciava reinado da Red Bull com vitória na China; Relembre

Em 19 de abril de 2009, Vettel deu à Red Bull sua primeira vitória na Fórmula 1, na China. Relembre o GP com imagens exclusivas do Motorsport.com

Race winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebrates

Race winner Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebrates

XPB Images

Na temporada 2009 da Fórmula 1, a categoria experimentou uma mudança importante nas regulamentações e a Brawn GP, nascida das cinzas da Honda, foi a que melhor se adaptou às novidades. A escuderia aproveitou uma brecha das regras para criar um difusor duplo que lhe deu vantagem durante a primeira parte da temporada.

Jenson Button ganhou fácil as duas primeiras corridas, alcançando uma liderança que não seria ameaçada até o final. Porém, apesar de vencer os títulos de pilotos e de construtores, a Brawn não conseguiu que o brasileiro Rubens Barrichello ficasse em segundo no campeonato. O motivo? Sebastian Vettel, em seu primeiro ano na Red Bull. Há 10 anos, o alemão deu à escuderia austríaca a sua primeira vitória na categoria máxima do automobilismo.

Leia também:


Em 19 de abril, a F1 desembarcou na China para a terceira prova do ano. No seco, e contra as probabilidades, Vettel cravou a pole com a RB5, à frente da Renault de Fernando Alonso. Foi a primeira pole position da Red Bull, que disputava sua quinta temporada e cujos melhores resultados eram os terceiros lugares de David Coulthard (Mônaco 2006 e Canadá 2008) e Mark Webber (Europa 2007). O fim de semana foi marcado pelo clima incerto, e a corrida começou com safety car, sob muita chuva.

Fernando Alonso, Renault F1 Team, e Giancarlo Fisichella, Force India F1 Team

Fernando Alonso, Renault F1 Team, e Giancarlo Fisichella, Force India F1 Team

Foto de: XPB Images

Poster de Kimi Raikkonen, Scuderia Ferrari

Poster de Kimi Raikkonen, Scuderia Ferrari

Foto de: XPB Images

Sebastian Vettel, Red Bull Racing, com calçado extra para manter os pés secos

Sebastian Vettel, Red Bull Racing, com calçado extra para manter os pés secos

Foto de: XPB Images

Rubens Barrichello, Brawn GP

Rubens Barrichello, Brawn GP

Foto de: XPB Images

Jenson Button, Brawn GP

Jenson Button, Brawn GP

Foto de: XPB Images

Carro de Sebastian Vettel no grid

Carro de Sebastian Vettel no grid

Foto de: XPB Images

Safety car à frente dos carros da F1

Safety car à frente dos carros da F1

Foto de: XPB Images

Largada com safety car

Largada com safety car

Foto de: XPB Images

Largada com safety car

Largada com safety car

Foto de: XPB Images

Largada com safety car

Largada com safety car

Foto de: XPB Images

Torcedores de Fernando Alonso

Torcedores de Fernando Alonso

Foto de: XPB Images

Felipe Massa, Scuderia Ferrari, Kimi Raikkonen, Scuderia Ferrari, e Heikki Kovalainen, McLaren Mercedes

Felipe Massa, Scuderia Ferrari, Kimi Raikkonen, Scuderia Ferrari, e Heikki Kovalainen, McLaren Mercedes

Foto de: XPB Images

O pole Sebastian Vettel, Red Bull Racing, o segundo lugar Fernando Alonso, Renault F1 Team, e o terceiro, Mark Webber

O pole Sebastian Vettel, Red Bull Racing, o segundo lugar Fernando Alonso, Renault F1 Team, e o terceiro, Mark Webber

Foto de: XPB Images

Kimi Raikkonen, Scuderia Ferrari

Kimi Raikkonen, Scuderia Ferrari

Foto de: XPB Images

Felipe Massa, Scuderia Ferrari

Felipe Massa, Scuderia Ferrari

Foto de: XPB Images

Sebastien Buemi, Scuderia Toro Rosso, Sebastian Vettel, Red Bull Racing, e Jarno Trulli, Toyota

Sebastien Buemi, Scuderia Toro Rosso, Sebastian Vettel, Red Bull Racing, e Jarno Trulli, Toyota

Foto de: XPB Images

Adrian Sutil, Force India F1 Team, e Nelsinho Piquet, Renault F1 Team

Adrian Sutil, Force India F1 Team, e Nelsinho Piquet, Renault F1 Team

Foto de: XPB Images

Fernando Alonso nos pits

Fernando Alonso nos pits

Foto de: XPB Images

18

Em Xangai, Vettel foi melhor que todo mundo. Alonso teve problemas no começo e foi para o fundo do grid. No molhado, a Red Bull teve uma dobradinha momentânea, já que Webber estava em segundo. A dupla se safou de vários toques em posições mais recuadas (entre outros, Hamilton foi atingido).

No final da volta 14, Webber entrou nos boxes e Vettel parou no giro seguinte, dando a liderança para Button. Quatro voltas depois, houve um grande acidente entre a BMW-Sauber de Robert Kubica e a Toyota de Jarno Trulli, que trouxe o safety car de volta à pista. A Brawn aproveitou para parar e Vettel voltou à liderança, com Button entre ele e Webber.

A corrida foi retomada na 23ª volta, e Alonso continuou sua recuperação (chegou a nono no giro 24). Webber e Button alternaram em segundo lugar e Vettel manteve a liderança da corrida sem problemas. Do quinto posto, Alonso fez sua última parada na volta 35, mas rodou três giros depois.

No volta 37, Vettel fez sua segunda parada, deixando as duas primeiras posições para Webber e Button. Webber parou logo em seguida e Button começou a sofrer com seus pneus. Quando o britânico parou, saiu atrás das duas Red Bull. O líder do mundial e subseqüente campeão terminou em terceiro, à frente de seu companheiro Barrichello.

A chuva se intensificou na parte final da corrida, mas nada impediu Vettel de receber a bandeira quadriculada em primeiro, com mais de 10 segundos para Webber e 45 para Button.

Vettel comemora vitória na China em 2009

Vettel comemora vitória na China em 2009

Foto de: XPB Images

Pódio: Mark Webber, Sebastian Vettel e Jenson Button

Pódio: Mark Webber, Sebastian Vettel e Jenson Button

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pódio: Christian Horner, Mark Webber, Sebastian Vettel e Jenson Button

Pódio: Christian Horner, Mark Webber, Sebastian Vettel e Jenson Button

Foto de: Sutton Motorsport Images

Sebastian Vettel, Red Bull Racing

Sebastian Vettel, Red Bull Racing

Foto de: XPB Images

Sebastian Vettel, Red Bull Racing

Sebastian Vettel, Red Bull Racing

Foto de: XPB Images

Vettel comemora vitória na China em 2009

Vettel comemora vitória na China em 2009

Foto de: XPB Images

Carro de Vettel no grid

Carro de Vettel no grid

Foto de: XPB Images

Pódio: Mark Webber, Sebastian Vettel e Jenson Button

Pódio: Mark Webber, Sebastian Vettel e Jenson Button

Foto de: XPB Images

Pódio: Sebastian Vettel

Pódio: Sebastian Vettel

Foto de: XPB Images

Pódio: Mark Webber e Sebastian Vettel

Pódio: Mark Webber e Sebastian Vettel

Foto de: XPB Images

Mark Webber e Sebastian Vettel

Mark Webber e Sebastian Vettel

Foto de: XPB Images

Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebra

Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebra

Foto de: XPB Images

Pódio: Mark Webber, Sebastian Vettel e Jenson Button

Pódio: Mark Webber, Sebastian Vettel e Jenson Button

Foto de: XPB Images

Vettel comemora

Vettel comemora

Foto de: XPB Images

Vettel em coletiva de imprensa

Vettel em coletiva de imprensa

Foto de: XPB Images

Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebra

Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebra

Foto de: XPB Images

Webber e Vettel

Webber e Vettel

Foto de: XPB Images

Vettel comemora com a equipe

Vettel comemora com a equipe

Foto de: XPB Images

Webber e Vettel comemoram com a Red Bull

Webber e Vettel comemoram com a Red Bull

Foto de: XPB Images

Champanhe é estourado na comemoração pela vitória

Champanhe é estourado na comemoração pela vitória

Foto de: XPB Images

Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebra

Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebra

Foto de: XPB Images

Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebra

Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebra

Foto de: XPB Images

Podio: Sebastian Vettel, Red Bull Racing

Podio: Sebastian Vettel, Red Bull Racing

Foto de: XPB Images

Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebra

Sebastian Vettel, Red Bull Racing, celebra

Foto de: XPB Images

24

O alemão já havia vivido seu primeiro fim de semana triunfante um ano antes, no GP da Itália, quando se tornou o mais jovem a conquistar a pole e a vitória (seria superado por Max Verstappen anos depois) na única subida da Toro Rosso ao alto do pódio.

No final de 2009, Vettel e Red Bull terminaram em segundo. O alemão ficou a 11 pontos de Button, enquanto a Red Bull empatou com a Brawn em número de poles (cinco). Depois da vitória inaugural, a equipe ainda teria mais cinco triunfos, totalizando seis na temporada. Quatro com Vettel e dois com Webber.

O fato é que a corrida de 2009 na China estabeleceu as bases para o que viria depois: uma era de quatro títulos consecutivos de pilotos e construtores, sequência impressionante que só ocorreu em outros três períodos da história da Fórmula 1: com a McLaren de Ayrton Senna e Alain Prost no final dos anos 80; com a Ferrari de Michael Schumacher no início dos anos 2000; e com a Mercedes de Lewis Hamilton - e Nico Rosberg - na era híbrida.

GALERIA: os carros de Vettel na Fórmula 1 e seus 'nomes'

Toro Rosso STR03 de 2008: 'Julie'

Toro Rosso STR03 de 2008: 'Julie'

Foto de: Sutton Motorsport Images

Red Bull RB5 de 2009: 'Kate'

Red Bull RB5 de 2009: 'Kate'

Foto de: Sutton Motorsport Images

Red Bull RB5 de 2009: 'Kate’s Dirty Sister' (irmã 'suja' de Kate)

Red Bull RB5 de 2009: 'Kate’s Dirty Sister' (irmã 'suja' de Kate)

Foto de: LAT Images

Red Bull RB6 de 2010: 'Luscious Liz' (Deliciosa Liz)

Red Bull RB6 de 2010: 'Luscious Liz' (Deliciosa Liz)

Foto de: Sutton Motorsport Images

Red Bull RB7 de 2011: 'Kinky Kylie' (Pervertida Kylie)

Red Bull RB7 de 2011: 'Kinky Kylie' (Pervertida Kylie)

Foto de: Sutton Motorsport Images

Red Bull RB8 de 2012: 'Abbey'

Red Bull RB8 de 2012: 'Abbey'

Foto de: Sutton Motorsport Images

Red Bull RB9 de 2013: 'Hungry Heidi' (A faminta Heidi)

Red Bull RB9 de 2013: 'Hungry Heidi' (A faminta Heidi)

Foto de: Sutton Motorsport Images

Red Bull RB14 de 2013: 'Suzie'

Red Bull RB14 de 2013: 'Suzie'

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ferrari SF15-T de 2015: 'Eva'

Ferrari SF15-T de 2015: 'Eva'

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ferrari SF16-H  de 2016: 'Margherita'

Ferrari SF16-H de 2016: 'Margherita'

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ferrari SF70H de 2017: 'Gina'

Ferrari SF70H de 2017: 'Gina'

Foto de: Sutton Motorsport Images

Ferrari SF71H de 2018: 'Loria'

Ferrari SF71H de 2018: 'Loria'

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Ferrari SF90 de 2019: 'Lina'

Ferrari SF90 de 2019: 'Lina'

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

13

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Giaffone vive maratona entre pista e cabine de transmissão em estreia na TV Globo
Próximo artigo McLaren sabe que ainda tem "longo caminho" para recuperação na F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil