Recomendado para você

MotoGP: Yamaha terá moto V4 com novo chassi em Valência

MotoGP: Yamaha terá moto V4 com novo chassi em Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Yamaha terá moto V4 com novo chassi em Valência
F1: Emissora se desculpa após ex-chefe da RB chamar mãe de Bortoleto de "tola"

F1: Emissora se desculpa após ex-chefe da RB chamar mãe de Bortoleto de "tola"

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Emissora se desculpa após ex-chefe da RB chamar mãe de Bortoleto de "tola"
MotoGP: Acosta lidera TL2 para o GP de Valência à frente de Bezzecchi

MotoGP: Acosta lidera TL2 para o GP de Valência à frente de Bezzecchi

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Acosta lidera TL2 para o GP de Valência à frente de Bezzecchi
INDY NXT: Nick Monteiro disputará temporada 2026 pela AJ Foyt

INDY NXT: Nick Monteiro disputará temporada 2026 pela AJ Foyt

Indy Lights
Indy Lights
INDY NXT: Nick Monteiro disputará temporada 2026 pela AJ Foyt
F1 discutirá se troca de motor de Verstappen em Interlagos 'burla' teto orçamentário

F1 discutirá se troca de motor de Verstappen em Interlagos 'burla' teto orçamentário

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 discutirá se troca de motor de Verstappen em Interlagos 'burla' teto orçamentário
Chevrolet revela novo carro da NASCAR Cup para 2026

Chevrolet revela novo carro da NASCAR Cup para 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Chevrolet revela novo carro da NASCAR Cup para 2026
Há 15 anos, Vettel conquistava o primeiro título na F1 no emocionante GP de Abu Dhabi de 2010

Há 15 anos, Vettel conquistava o primeiro título na F1 no emocionante GP de Abu Dhabi de 2010

Fórmula 1
Fórmula 1
Abu Dhabi GP
Há 15 anos, Vettel conquistava o primeiro título na F1 no emocionante GP de Abu Dhabi de 2010
Moto2: Diogo Moreira sofre, é 19º no TL2 em Valência e terá que disputar o Q1 na classificação do sábado

Moto2: Diogo Moreira sofre, é 19º no TL2 em Valência e terá que disputar o Q1 na classificação do sábado

Moto2
Moto2
Valência
Moto2: Diogo Moreira sofre, é 19º no TL2 em Valência e terá que disputar o Q1 na classificação do sábado

Há 15 anos, Vettel conquistava o primeiro título na F1 no emocionante GP de Abu Dhabi de 2010

No dia 14 de novembro de 2010, o alemão se tornou o mais jovem campeão da história, derrotando Alonso, que vivia um pesadelo chamado Petrov

Efeméride

Sur deux ou quatre roues, replongez-vous dans l'Histoire des sports mécaniques, celle qui a écrit la légende des hommes et des machines durant des décennies.

Nesta sexta-feira (14 de novembro) completa-se o 15º aniversário do incrível final da temporada 2010 da Fórmula 1, que consagrou Sebastian Vettel como o mais jovem campeão da história, superando Fernando Alonso e Mark Webber no GP de Abu Dhabi.

Leia também:

Na edição de 2010 da etapa de Yas Marina chegaram, pela primeira vez na história, até quatro pilotos com chances de título. O favorito era  Alonso (Ferrari), que liderava com 246 pontos. Tinha oito de vantagem sobre Webber (da Red Bull), nada menos que 15 sobre Vettel (também da Red Bull) e também chegava com possibilidades, embora mínimas, um Lewis Hamilton que, ainda na McLaren, tinha 24 pontos a menos que Fernando.

A princípio, o principal rival de Alonso era Webber, embora para o espanhol bastasse ser primeiro ou segundo para se sagrar campeão. Até mesmo a quarta posição seria suficiente se Webber não vencesse. Por sua vez, Hamilton precisava de um milagre completo (bastava Alonso ficar em 10º para Lewis perder todas as chances), e para Vettel bastava ser primeiro ou segundo e esperar.

O alemão conquistou a pole no sábado, com Hamilton logo atrás. Alonso garantiu uma confortável terceira posição, vendo ainda Webber largar em quinto. Na largada, mesmo com Jenson Button passando Alonso e o feito cair para quarto lugar, o espanhol era virtualmente campeão no início da corrida. Contudo, em determinado momento, tudo mudou.

Michael Schumacher sofreu um acidente com o Mercedes ao tocar no Force India de Vitantonio Liuzzi na primeira volta, o que fez o Safety Car ser chamado. Alguns pilotos, entre eles Nico Rosberg com o Mercedes e Vitaly Petrov com o Renault, aproveitaram esse momento para fazer suas paradas. Vettel quase escapou da pista algumas voltas depois, chegando a tocar o muro com um dos pneus, mas conseguiu manter a liderança.

Como nada mudava e o título parecia ir para Maranello, a Red Bull decidiu apostar numa estratégia e tirou da cartola uma jogada de mestre. Na volta 12, com Webber atrás de Alonso, fizeram o australiano parar. Embora inicialmente tenham mantido Fernando na pista, a Ferrari reagiu e fez sua parada na volta 16, o que depois seria considerado um erro histórico.

Alonso caiu para a 12ª posição, embora vários rivais ainda tivessem que fazer suas paradas. Quando fizeram, Alonso (7º) tinha à frente Petrov (6º) e Rosberg, que não precisavam voltar aos boxes, mas ainda havia um longo caminho para ultrapassá-los e voltar à quarta posição que lhe daria o título.

O bicampeão tentou ultrapassar Petrov de todas as formas e, em algumas ocasiões, parecia que seria possível, mas o russo se defendia com tudo, tornando-se uma muralha impenetrável. Sem plano 'B', a Ferrari pediu a Alonso que usasse "o melhor do seu talento, sabemos que é enorme".

Mas não foi suficiente. Na frente, os três primeiros fizeram suas paradas e nada mudou. Vettel seguia na liderança, com Hamilton em segundo e Button em terceiro. Também pontuando, Rosberg mantinha o Mercedes na quarta posição e Kubica era quinto, à frente de Petrov e Alonso.

Com Vettel como vencedor, Alonso precisava se livrar de Petrov, Kubica e Rosberg, mas não conseguiu sequer passar o primeiro. Em um traçado de Yas Marina que não favorece ultrapassagens, as voltas foram passando sem que surgisse a manobra que lhe permitisse recuperar uma posição e, embora Webber estivesse atrás, estavam perdendo o mundial.

Vettel não falhou e venceu à frente das McLaren, enquanto Rosberg e os Renault mantiveram suas posições, deixando Alonso em sétimo. "Sebastian Vettel, du bist Weltmeister. O Campeão Mundial", ouviu-se pelo rádio da Red Bull logo após cruzar a linha de chegada. O alemão, o mais jovem a entrar na lista de campeões mundiais, não conseguiu conter as lágrimas nem dentro do carro nem no pódio.

A Red Bull havia perdido com Webber, mas ganhou com seu outro piloto, enquanto Ferrari e Alonso saíram de mãos vazias em seu primeiro ano juntos. O espanhol, como não poderia deixar de ser, mostrou-se abatido após um ano de luta e chegar ao final com tudo a favor.

Aquele dia escapou uma grande oportunidade para que a Espanha tivesse três títulos da F1, mas parecia o início de uma grande era para Alonso com a Scuderia. O que acabou não se concretizando, embora, em 2012, houvesse outra chance na última corrida também contra Vettel, o que aconteceu foi que naquele domingo de novembro de 2010 começou uma era triunfante de Sebastian e Red Bull, que juntos acumularam quatro títulos de pilotos e outros quatro de construtores.

Norris CALA BOCA de geral, Bortoleto com hype de RUBINHO, Max ‘simplão’, CAOS na Ferrari e mais

Ouça versão áudio do Podcast:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Hamburgueria australiana se desculpa por 'amaldiçoar' temporada de Piastri
Próximo artigo F1 discutirá se troca de motor de Verstappen em Interlagos 'burla' teto orçamentário

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros