Conteúdo especial

Há 50 anos, Emerson Fittipaldi vencia primeira na F1 e colocava Brasil no mapa da categoria

Brasileiro foi o primeiro a triunfar na maior categoria do automobilismo mundial, nos GP dos EUA de 1970, em corrida que dava título póstumo a Jochen Rindt

Emerson Fittipaldi, Lotus 72C, wins his first Grand Prix, and ensures Jochen Rindt is World Champion, here with lotus Boss, Colin Chapman

Foto de: David Phipps

Há exatos 50 anos o Brasil conseguia a primeira de suas 101 vitórias na história da F1. A bordo de sua Lotus/Ford 72, Emerson Fittipaldi vencia o GP dos Estados Unidos, realizado em Watkins Glen.

O destino quis que o triunfo de Emerson, além do quarto lugar de Jacky Ickx, desse também o título ao seu companheiro, Jochen Rindt, morto poucas semanas antes em Monza, no que se tornou o primeiro título póstumo da F1.

Confira imagens da corrida

Colin Chapman é abraçado por seus mecânicos após a vitória de Emerson Fittipaldi, garantindo o Campeonato Mundial para Jochen Rindt
Emerson Fittipaldi, Lotus 72C
Emerson Fittipaldi, Lotus 72C Ford
Emerson Fittipaldi, Lotus 72C Ford
Emerson Fittipaldi, Lotus 72C Ford
Emerson Fittipaldi recebe troféu de sua primeira vitória na F1
Emerson Fittipaldi recebe troféu de sua primeira vitória na F1
Emerson Fittipaldi, Lotus 72C
8

Emerson tinha apenas 23 anos e sua primeira vitória veio quando fazia apenas a sua quarta corrida na F1.

Em entrevista exclusiva ao jornalista Felipe Motta, em recente Live no Instagram, ele relatou o que os jornais dos Estados Unidos relatavam na época, demonstrando total desconhecimento àquele jovem que vinha para se tornar um dos maiores vitoriosos da F1 e também daquele país.

“Quando eu estreei na F1, o pessoal me conhecia mais na Europa, nos Estados Unidos ainda não", disse Fittipaldi. "Em outubro, na minha quarta corrida, eu ganhei o GP dos EUA e saiu nos jornais aqui da época ‘Emerson Who?’, quem é esse Emerson que ganhou a corrida?", riu.

"Na época tinha um prêmio de US$ 20 mil, que era o maior dado a um vencedor de corrida da F1. Eu nunca tinha vindo aos Estados Unidos e depois da corrida eu fui a Nova York e fiquei em um hotelzinho pequeno, perto da Broadway."

"Cheguei no domingo à noite e deixei meu passaporte na recepção. No dia seguinte, de manhã, quando me devolveram o documento, me mostraram o New York Times, que na sessão de esportes estava escrito que eu tinha vencido a corrida e tinha ganhado os 20 mil. E eles imaginaram que eu estava com esse dinheiro lá.”

Fittipaldi voltaria a vencer em 1972, ano de seu primeiro título. No total, foram 14 vitórias na carreira, com 35 pódios e seis poles, além dos dois títulos mundiais, em 1972 e 1974, e dois vices, em 1973 e 1975.

Relembre todas as vitórias de brasileiros na F1 

A primeira vitória brasileira na F1 foi com Emerson Fittipaldi, no GP dos EUA, em Watkins Glen.
Ele voltaria a vencer em 1972 por cinco vezes (Espanha, Bélgica, Grã-Bretanha, Áustria e Itália)
Em 1973 Emerson venceu na Argentina, no Brasil (foto) e Espanha.
Em 1974, Fittipaldi  voltaria a vencer no Brasil, na Bélgica e Canadá. Em 1975, ele triunfou na Argentina e Grã-Bretanha, fechando seu ciclo.
Carlos Pace venceu uma vez em sua carreira  na Fórmula 1, no GP do Brasil de 1975.
Além de Pace, que conquistou sua primeira vitória na carreira, Emerson Fittipaldi chegou em segundo, seguido de Jochen Mass, que conquistava pódio inédito.
Nelson Piquet venceu pela primeira vez no GP de Long Beach, em 1980.  Naquele ano ele também triunfou na Holanda e Itália. No seguinte, triunfou na Argentina, San Marino e Alemanha.
Em 1982, Piquet venceu apenas no Canadá. No ano seguinte, ele ganhou no Brasil (foto), Itália e no GP da Europa disputado em Brands Hatch.
Em 1984, Piquet venceu no Canadá (foto) e Detroit. Em 1985 apenas na França. Em 1986, ele ganhou no Brasil, Alemanha, Hungria e Itália. Os mesmos países em que levou a melhor no ano seguinte, exceto Brasil.
Piquet voltaria a vencer apenas em 1990, no Japão e Austrália. O último triunfo do tricampeão foi no Canadá em 1991 (foto).
A primeira vitória de Ayrton Senna fpi no GP de Portugal de 1985 (foto). Naquele ano ele ainda venceu na Bélgica. Em 1986 ele ganhou na Espanha e em Detroit.
Ele voltaria a vencer na capital automotiva dos EUA em 1987, junto com sua primeira de Mônaco.
Em 1988, a consagração: triunfos em San Marino, Canadá, Detroit, Grã-Bretanha, Alemanha, Hungria, Bélgica e Japão (foto), local do primeiro título. Em 1989 mais seis vitórias: San Marino, Mônaco, México, Alemanha, Bélgica e Espanha.
Em 1990, mais seis: EUA, Mônaco, Canadá, Alemanha, Bélgica e Itália. No ano do tri, em 1991, Estados Unidos, Brasil (foto), San Marino, Mônaco, Hungria, Bélgica e Austrália.
Em 1992 mais três: Hungria, Mônaco e Itália. No ano seguinte, as últimas vitórias da carreira, no Brasil, no GP da Europa (Donington Park), Mônaco, Japão e Austrália.
Rubens Barrichello venceu a primeira no GP da Alemanha em 2000, após sete anos sem ter um brasileiro no lugar mais alto do pódio.
Ele voltaria a vencer em 2002 no GP da Europa (Nurburgring), Hungria, Itália e Estados Unidos. Em 2003 triunfou na Grã-Bretanha e Japão. No ano seguinte ele ganhou na Itália e na China.
Fora da Ferrari, Barrichello voltou a ganhar pela Brawn GP em 2009, no GP da Europa em Valência...
E na Itália, a última vitória de um brasileiro na Fórmula 1.
A primeira vitória de Felipe Massa na F1 foi na Turquia, em 2006. No mesmo ano, ele ganharia pela primeira vez no Brasil...
... com macacão verde e amarelo pela Ferrari. Em 2007, Massa venceu no Bahrein, na Espanha e Turquia. No ano seguinte, novas vitórias no Bahrein e Turquia, além da França, GP da Europa (Valência), Bélgica e...
Brasil, prova em que esteva muito perto do título mundial. Este também foi o último  triunfo de sua carreira.
22

Emerson Fittipaldi: histórias de bastidores com os amigos e rivais da carreira na Fórmula 1

PODCAST: Kimi Raikkonen, 'apenas' um grande personagem ou um verdadeiro campeão?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Gasly: "Espero que uma equipe cliente possa um dia disputar o título na F1"
Próximo artigo F1: GP da Turquia acontecerá com portões fechados devido ao aumento dos casos de Covid-19 no país

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil