Andreas Seidl, Team Principal, McLaren, and Guenther Steiner, Team Principal, Haas F1 Team
Sam Bloxham / Motorsport Images
Chefe da equipe de Fórmula 1 da Haas, Gunther Steiner disse que foi "normal" haver opiniões conflitantes entre as escuderias quanto ao cancelamento do GP da Austrália em função do coronavírus.
Os chefes de equipe se encontraram com Ross Brawn, diretor esportivo da F1, na noite de quinta-feira passada em Melbourne, pouco depois de a McLaren confirmar que estava se retirando da corrida pelo fato de um de seus funcionários estar com o Covid-19.
Além da própria McLaren, a Ferrari também advogou pelo cancelamento da prova australiana, sendo auxiliada ainda pela Alfa Romeo e pela Renault. Haas e Williams se abstiveram, enquanto os outros times queriam realizar a corrida, em princípio.
"Isso é normal", disse Steiner ao Motorsport.com sobre o debate. “Cada equipe é estruturada de maneira diferente. Alguns fazem parte de uma grande corporação, outros são de propriedade privada, não se pode esperar que todos estejam na mesma página”.
“Agora é fácil falar, mas são necessárias muitas partes para chegar a uma decisão. Você tem muita gente envolvida, o promotor, a F1, a FIA, 10 equipes de diferentes origens, de países diferentes, então todo mundo tem seu pequeno problema para resolver”.
“A decisão não é fácil, porque você vem aqui para correr. Como piloto, é isso que você quer fazer. E também é a primeira corrida da temporada. Então isso acontece e você precisa acelerar o ritmo, é muito difícil argumentar, mas uma decisão foi tomada”.
GALERIA: Veja como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor
Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
Foto de: FIA Formula E
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Foto de: Akhil Puthiyedath
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos e Argentina também foram suspensas, com adiamento.
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram suspensos.
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Foto de: FOM
A previsão é de que o campeonato comece com o GP do Azerbaijão, no dia 7 de junho. Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Foto de: Tim Biesbrouck / Motorsport.com
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado.
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas. A F2 pode iniciar seu campeonato em Baku, enquanto que a F3 na Áustria, já em julho.
Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
Foto de: Marc Fleury
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
Foto de: Rainier Ehrhardt
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada.
Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
Foto de: Dave Kneen
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images
Na teoria, o campeonato de 2020 começa com o GP de Indianápolis, no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
Foto de: IndyCar Series
Ainda não há nada definido sobre as 500 Milhas de Indianápolis.
Foto de: IndyCar Series
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
Foto de: NASCAR Media
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
Foto de: Duda Bairros
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
Foto de: Duda Bairros
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Foto de: Luca Bassani
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
Foto de: Duda Bairros
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VÍDEO: Filmes e séries de automobilismo para ver na quarentena do coronavírus
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