Hamilton brilha na Hungria e é o novo líder; Massa é 18°

Britânico fez manobra decisiva na largada e dominou até o fim. Nasr foi o melhor brasileiro, na 17° posição, e Massa finalizou em 18°

Winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team celebrates in parc ferme

Winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team celebrates in parc ferme

XPB Images

A Fórmula 1 tem novo líder. Em Hungaroring, Lewis Hamilton venceu pela terceira vez seguida no campeonato e, de quebra, assumiu a ponta da competição. Mesmo largando na segunda posição, o inglês deu o bote logo na largada sobre Nico Rosberg para não perder mais. 

Daniel Ricciardo também chegou a ultrapassar o alemão na primeira volta, mas caiu para o terceiro posto, onde se manteve até o fim, fechando os lugares no pódio.

Sebastian Vettel foi o quarto, seguido de Max Verstappen, que travou grande briga com Kimi Raikkonen, que fez bela prova de recuperação.

Os brasileiros tiveram um dia para esquecer, especialmente Felipe Massa. Com dificuldades, o brasileiro da Williams foi apenas o 18° colocado, atrás de Felipe Nasr, que recebeu a bandeirada em 17°. 

Com os resultados, Hamilton tem agora 192 pontos e é o líder do mundial pela primeira vez no ano. Rosberg soma agora 186. 

A Corrida

Na largada, Hamilton saltou para a primeira colocação, Rosberg perdeu terreno, chegou a ficar atrás de Ricciardo, mas conseguiu retomar a segunda posição. Massa largou mal e caiu para 20°, enquanto Nasr brigava pela 14° colocação. Não houve qualquer incidente.

Jenson Button enfrentava problemas em seu carro na quinta volta. O britânico dizia pelo rádio que o pedal de freio estava batendo no assoalho, além da direção não funcionar. A equipe pediu a ele que permanecesse na pista.

O campeão de 2009 foi agraciado com um drive-through por ter usufruído de comunicação não autorizada pelo rádio.

Na 12° volta, Felipe Nasr foi para os boxes realizar seu primeiro pit stop e utilizar os pneus macios.

Com 15 giros, Hamilton acumulava voltas mais rápidas na pista e já tinha quase três segundos de vantagem sobre Rosberg.

Vettel, Ricciardo Hamilton, Rosberg e Bottas também realizaram suas primeiras paradas próximos à volta 20.

Com pneus novos, o ritmo do alemão da Mercedes melhorou sobre seu oponente. A diferença chegou a ficar em menos de um segundo.

Na 26° volta, Massa realizou sua primeira parada, colocando compostos médios. Enquanto isso, Daniil Kvyat era punido em cinco segundos por ter sido muito rápido nos pits.

Na 30° volta, Hamilton já voltava a ter vantagem confortável, quase dois segundos, Felipe Nasr era 16° e Massa 19°. Também utilizando estratégia diferente, Raikkonen foi o último a parar nos boxes e na volta fez o giro mais rápido da prova.

Hamilton fez a segunda parada na 42° volta, quando tinha 2.5s de diferença para o segundo colocado. Junto com ele, Sebastian Vettel. No giro seguinte, foi a vez do alemão da Mercedes. Mesmo sendo um pouco mais lento que o britânico na troca, a diferença no retorno à pista se manteve em 2.5s. O terceiro colocado era Ricciardo, quase seis segundos atrás do líder.

Jolyon Palmer foi o primeiro a sair da pista na volta 49, mas sem bater na barreira ou em algum outro carro.

Esteban Gutierrez, retardatário, deu emoção à prova, ao segurar Hamilton e trazendo a diferença entre os carros da Mercedes para menos de um segundo. Mais tarde o mexicano foi punido em 5 segundos por ignorar a bandeira azul.

Max Verstappen e Kimi Raikkonen protagonizaram pega na volta 57. Na tentativa de conseguir o quinto posto, o finlandês bateu na traseira do piloto da Red Bull, avariando sua asa dianteira. 

Enquanto isso, a diferença entre os líderes voltava ao patamar de um segundo, mesmo após pequeno erro de Hamilton.  

E ficou nisso. Hamilton recebeu a bandeira quadriculada em primeiro, seguido de Rosberg e Ricciardo. Vettel foi o quarto, Verstappen conseguiu segurar a quinta posição e Raikkonen foi o sexto. Nasr foi o melhor brasileiro na 17° posição, seguido de Massa, em 18°. 

A F1 volta na semana que vem com o GP da Alemanha.

Confira o resultado completo

Cla #PilotoEquipeMotorVoltasTempoGapInt.km/hPits Pontos
1   44  Lewis Hamilton  Mercedes Mercedes 70 1:40'30.115       2   25
2   6  Nico Rosberg  Mercedes Mercedes 70 1:40'32.092 1.977 1.977   2   18
3   3  Daniel Ricciardo  Red Bull TAG 70 1:40'57.654 27.539 25.562   2   15
4   5  Sebastian Vettel  Ferrari Ferrari 70 1:40'58.328 28.213 0.674   2   12
5   33  Max Verstappen  Red Bull TAG 70 1:41'18.774 48.659 20.446   2   10
6   7  Kimi Raikkonen  Ferrari Ferrari 70 1:41'19.159 49.044 0.385   2   8
7   14  Fernando Alonso  McLaren Honda 69 1 lap 1 Lap 1 Lap   2   6
8   55  Carlos Sainz Jr.  Toro Rosso Ferrari 69 1 lap 1 Lap 0.000   2   4
9   77  Valtteri Bottas  Williams Mercedes 69 1 lap 1 Lap 0.000   2   2
10   27  Nico Hulkenberg  Force India Mercedes 69 1 lap 1 Lap 0.000   2   1
11   11  Sergio Perez  Force India Mercedes 69 1 lap 1 Lap 0.000   2    
12   30  Jolyon Palmer  Renault Renault 69 1 lap 1 Lap 0.000   2    
13   21  Esteban Gutierrez Haas Ferrari 69 1 lap 1 Lap 0.000   2    
14   8  Romain Grosjean  Haas Ferrari 69 1 lap 1 Lap 0.000   2    
15   20  Kevin Magnussen Renault Renault 69 1 lap 1 Lap 0.000   2    
16   26  Daniil Kvyat  Toro Rosso Ferrari 69 1 lap 1 Lap 0.000   2    
17   12  Felipe Nasr  Sauber Ferrari 69 1 lap 1 Lap 0.000   2    
18   19  Felipe Massa  Williams Mercedes 68 2 laps 2 Laps 1 Lap   2    
19   94  Pascal Wehrlein  Manor Mercedes 68 2 laps 2 Laps 0.000   2    
20   9  Marcus Ericsson  Sauber Ferrari 68 2 laps 2 Laps 0.000   3    
21   88  Rio Haryanto  Manor Mercedes 68 2 laps 2 Laps 0.000   1    
  dnf 22  Jenson Button  McLaren Honda 60 10 laps 10 Laps 8 Laps   4 Retirement

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Ecclestone "confiante e feliz" que novo dono salvará Sauber
Próximo artigo Alonso espera que regras de 2017 "coloquem F1 no lugar"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil