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Hamilton dedica hexa da F1 à família, aos britânicos e à Mercedes

Piloto chegou em segundo no GP dos Estados Unidos e sacramentou a conquista da temporada 2019 da Fórmula 1

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, on the grid

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, on the grid

Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lewis Hamilton finalmente consagrou o que todos sabiam já algum tempo: o piloto britânico da Mercedes dominou a temporada 2019 da Fórmula 1 e sacramentou seu hexacampeonato mundial com o segundo lugar no GP dos Estados Unidos deste domingo.

O competidor das Flechas de Prata teve largada brilhante e se valeu de boa estratégia da equipe germânica para ganhar várias posições depois de iniciar a prova em quinto. Ele chegou a brigar pela vitória, mas foi batido no fim pelo companheiro finlandês Valtteri Bottas.

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Apesar do triunfo não ter sido conquistado nos Estados Unidos, Hamilton fez grande corrida e teve o reconhecimento da escuderia prata, de seu parceiro e de Max Verstappen, holandês da Red Bull que completou o pódio em Austin.

Após a prova, Hamilton falou da sensação de conquistar seu sexto título na categoria máxima do automobilismo mundial: "Foi fantástico. Foi uma corrida difícil. Valtteri fez um trabalho fantástico, parabéns a ele, e eu só queria me recuperar e entregar a dobradinha para a equipe".

GALERIA: Resultado final do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1

1º: Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

1º: Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

2º: Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

2º: Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

3º: Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

3º: Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

4º: Charles Leclerc, Ferrari SF90

4º: Charles Leclerc, Ferrari SF90

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

5º: Alex Albon, Red Bull Racing RB15

5º: Alex Albon, Red Bull Racing RB15

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

6º: Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19

6º: Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

7º: Lando Norris, McLaren

7º: Lando Norris, McLaren

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

8º: Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34

8º: Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

9º: Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

9º: Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

10º: Sergio Perez, Racing Point RP19

10º: Sergio Perez, Racing Point RP19

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

11º: Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

11º: Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

12º: Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

12º: Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

13º: Lance Stroll, Racing Point RP19

13º: Lance Stroll, Racing Point RP19

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

14º: Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38

14º: Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

15º: Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19

15º: Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

16º: Pierre Gasly, Toro Rosso STR14

16º: Pierre Gasly, Toro Rosso STR14

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

17º: George Russell, Williams Racing FW42

17º: George Russell, Williams Racing FW42

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

18º: Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19 (abandonou por problema no freio)

18º: Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19 (abandonou por problema no freio)

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

19º: Robert Kubica, Williams FW42 (abandonou por problema hidráulico)

19º: Robert Kubica, Williams FW42 (abandonou por problema hidráulico)

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

20º: Sebastian Vettel, Ferrari SF90 (abandonou por quebra na suspensão)

20º: Sebastian Vettel, Ferrari SF90 (abandonou por quebra na suspensão)

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

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"Não achei que uma parada seria possível, mas trabalhei o máximo possível. Eu sinto muita emoção. Tenho toda a minha equipe aqui. Tenho minha mãe e meu pai, madrasta e padrasto e meu tio e a tia, além de toda a família em casa. É uma honra estar aqui", continuou.

"Meu pai me disse quando eu tinha seis ou sete anos para nunca desistir e esse é o lema da família. Eu estava me esforçando o máximo que pude, estava esperançoso de poder vencer hoje, mas infelizmente não pude por causa dos pneus", disse, mencionando o desgaste no fim da prova.

"Agora não estou mais interessado no campeonato, mas como atleta me sinto o mais renovado possível, por isso estou pronto para a próxima corrida. Nas próximas etapas não vamos desistir, continuaremos avançando".

"Agradeço muito a todo mundo que veio aqui neste fim de semana e todos os britânicos e pessoas com as bandeiras do Reino Unido me apoiando de todo o coração", completou o piloto, que ultrapassou Juan Manuel Fangio e está a um título da marca de Michael Schumacher.

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GALERIA: Hamilton segue perseguição aos recordes de Schumacher

O piloto britânico da Mercedes soma 83 triunfos na F1. A cada glória de Hamilton, o que parecia impossível ganha corpo: a superação do recorde do alemão Michael Schumacher, que subiu no alto do pódio 91 vezes para se tornar o maior vencedor da história da categoria máxima do automobilismo mundial. Veja quem 'destronou' quem ao longo dos anos:

Giuseppe Farina vence a primeira corrida da F1

Giuseppe Farina vence a primeira corrida da F1

Foto de: LAT Images

O italiano venceu a primeira prova da história da Fórmula 1, em 13 de maio de 1950, no autódromo de Silverstone. Farina ainda encerraria aquela temporada como campeão, desbancando grande rival, Juan Manuel Fangio.
Juan Manuel Fangio vence em Mônaco e iguala Farina

Juan Manuel Fangio vence em Mônaco e iguala Farina

Foto de: LAT Images

Fangio não permitiu que seu companheiro de equipe estabelecesse uma hegemonia na F1. Apesar de perder o título para Farina, o argentino terminou o ano empatado em vitórias - 3x3.
Time da Alfa Romeo dominou duas primeiras temporadas

Time da Alfa Romeo dominou duas primeiras temporadas

Foto de: LAT Images

Os dois primeiros da foto, Fangio e Farina, alternaram-se como maiores vitoriosos até a metade da segunda temporada, quando estavam empatados em 4x4. A rivalidade se estendeu para os títulos dos dois primeiros anos: 1x1.
Alberto Ascari iguala Fangio em 1952

Alberto Ascari iguala Fangio em 1952

Foto de: LAT Images

O italiano Ascari igualou marca estabelecida por Fangio, chegando a sua quinta vitória no GP da Inglaterra de 1952, depois disso, Ascari estabeleceria o primeiro reinado da F1.
Alberto Ascari estabeleceu o primeiro reinado da F1

Alberto Ascari estabeleceu o primeiro reinado da F1

Foto de: LAT Images

Em 1953, Ascari chegou à marca de 13 vitórias, recorde que imperou na categoria por 21 corridas. Naquele ano, pilotando uma Ferrari, Ascari ainda se tornaria o primeiro bicampeão da história.
Com ajudinha de Musso, Fangio supera Ascari em 1955

Com ajudinha de Musso, Fangio supera Ascari em 1955

Foto de: LAT Images

Juan Manuael Fangio igualou o recorde de Ascari no GP da Itália em 1954 e superou a marca no início do ano seguinte, em uma corrida em sua terra natal, a Argentina. Durante a corrida, o carro de Fangio quebrou e ele pegou o de seu companheiro, Luigi Musso, para vencer a corrida, algo permitido na época.
Fangio: Reinado de títulos e vitórias

Fangio: Reinado de títulos e vitórias

Foto de: Maserati Media Center

Em 1957, Fangio alcançou sua 24ª e última vitória na F1. Seu império só chegou ao fim 120 corridas e 13 anos depois.
Jim Clark igualou Fangio em 1967

Jim Clark igualou Fangio em 1967

Foto de: Ford Motor Company

O argentino foi destronado por um escocês voador. Jim Clark, em 1967, chegou às mesmas 24 vitórias no GP do México.
Jim Clark estabelece novo recorde: 25 triunfos

Jim Clark estabelece novo recorde: 25 triunfos

Foto de: LAT Images

A África do Sul, em 1968, foi palco da vitória 25 de Clark, que o isolou à frente. O bicampeão morreria no mesmo ano, em Hockenheim.
Jackie Stewart ao lado de Jim Clark e Graham Hill

Jackie Stewart ao lado de Jim Clark e Graham Hill

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

O reinado Clark teve duração de 5 anos (68 GPs). Curiosamente, foi derrubado por um compatriota: Jackie Stewart.
O quarto reinado: Jackie Stewart

O quarto reinado: Jackie Stewart

Foto de: Ercole Colombo

Stewart, que conquistou o tricampeonato, igualou as 25 vitórias de Clark em Mônaco, em 1973, e o ultrapassou na Holanda.
Jackie Stewart somou 27 vitórias

Jackie Stewart somou 27 vitórias

Foto de: LAT Images

O tempo de Stewart no trono durou impressionantes 14 anos, em um total de 218 GPs.
Alain Prost e Niki Lauda, ambos na McLaren em 1984

Alain Prost e Niki Lauda, ambos na McLaren em 1984

Foto de: LAT Images

Em 1985, Niki Lauda e Alain Prost, os dois que mais se aproximavam de Stewart, terminaram o ano próximos do escocês. O austríaco fechou com 25 vitórias, empatado com Jim Clark. O francês tinha 21.
Alain Prost iguala recorde de Stewart

Alain Prost iguala recorde de Stewart

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foi apenas dois anos mais tarde (1987) que Prost igualou e passou Stewart. Em Spa, o então bicampeão chegou às 27 vitórias.
Um novo rei chegava ao trono em 1987: Alain Prost

Um novo rei chegava ao trono em 1987: Alain Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images

Em Estoril, alcançou a vitória 28, transformando-se no recordista. Prost só foi batido 229 corridas depois, totalizando 14 anos de reinado.
Nelson Piquet ameaçava recordes de Prost

Nelson Piquet ameaçava recordes de Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images

Neste mesmo GP de Portugal de 87, Nelson Piquet era o brasileiro mais bem colocado. Somava 20 triunfos na ocasião.
Surgia a maior ameaça a Prost: Ayrton Senna

Surgia a maior ameaça a Prost: Ayrton Senna

Foto de: LAT Images

Durante a dinastia Prost, o maior rival do francês começava a conquistar seu próprio território: Ayrton Senna.
Senna foi o segundo a bater marca de Stewart

Senna foi o segundo a bater marca de Stewart

Foto de: Sutton Motorsport Images

O brasileiro foi o segundo piloto a passar Stewart. Isso ocorreu em Interlagos, em 1991, na sua vitória de número 28.
Senna ameaçava Prost, mas o francês administrava a liderança

Senna ameaçava Prost, mas o francês administrava a liderança

Foto de: Sutton Motorsport Images

Na ocasião, o ranking de vitórias tinha Prost com 44, Senna com 28 e Stewart com 27. Piquet acumulava 22 e Mansell 16.
Nigel Mansell também superou marca de Stewart

Nigel Mansell também superou marca de Stewart

Foto de: LAT Images

O terceiro piloto a deixar Stewart para trás foi Mansell. O britânico conseguiu a vitória 28 diante da sua torcida, em Silverstone, 1992.
Poucos imaginavam onde Schumacher chegaria

Poucos imaginavam onde Schumacher chegaria

Foto de: LAT Images

Meses mais tarde, ainda em 1992, um jovem promissor e que disputaria o Reinado das Pistas vencia sua primeira prova. Em Spa, Michael Schumacher terminou em primeiro.
Alain Prost se aposenta como Rei

Alain Prost se aposenta como Rei

Foto de: Sutton Motorsport Images

A temporada 1993 foi a última de Prost no grid. E foi a chance que ele teve de ampliar a hegemonia que criou. Fechou sua marca com 51 vitórias, uma delas obtida em Hockenheim.
Senna ameaçava destronar Prost

Senna ameaçava destronar Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images

Aquele temporada terminou com Ayrton Senna somando 41 vitórias. Era o candidato mais provável a roubar o trono de Prost.
Em 1994, Senna poderia ter subido ao trono da F1

Em 1994, Senna poderia ter subido ao trono da F1

Foto de: XPB Images

Infelizmente, o brasileiro não pôde quebrar o recorde do rival Prost. No dia 1º de maio, em Imola, faleceu após acidente na curva Tamburello.
Caminho para o trono estava livre para Schumacher

Caminho para o trono estava livre para Schumacher

Foto de: LAT Images

Sem Prost e Senna, a Fórmula 1 via o início da construção do maior "Império" da categoria. Schumacher consolidava-se como o maior da sua geração.
Em 2001, em Budapeste, o alemão igualou a marca de Prost

Em 2001, em Budapeste, o alemão igualou a marca de Prost

Foto de: Ferrari Media Center

A partir de 2000, Schumacher e Ferrari estabeleceram nova dinastia na categoria. O alemão igualou Prost em títulos e vitórias na mesma corrida.
O novo imperador chega ao Trono

O novo imperador chega ao Trono

Foto de: Ferrari Media Center

A supremacia de Schumi aconteceu em Spa, no mesmo ano. O alemão alcançou o recorde de 52 vitórias na mesma pista que estreou e venceu pela primeira vez na carreira.
Schumacher comemora sua vitória número 91

Schumacher comemora sua vitória número 91

Foto de: Ferrari Media Center

Após alcançar incríveis 7 títulos, Schumacher estabeleceu o novo "sarrafo" para as próximas gerações em 91 vitórias, marca considerada impossível de ser repetida.
Fernando Alonso bateu Schumacher em 2005 e 2006

Fernando Alonso bateu Schumacher em 2005 e 2006

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH

Assim que Schumacher se aposentou, uma nova geração começou a ganhar força. Fernando Alonso foi aquele que interrompeu a hegemonia de títulos (2005 e 2006).
Lewis Hamilton chegou com tudo na F1

Lewis Hamilton chegou com tudo na F1

Foto de: Sutton Motorsport Images

Lewis Hamilton estreou no grid em 2007. Brigou pelo título já no ano de estreia. Foi campeão na temporada seguinte.
Outro postulante ao trono surgia em 2007

Outro postulante ao trono surgia em 2007

Foto de: Sutton Motorsport Images

Também em 2007, Sebastian Vettel fez sua primeira corrida, ainda pela BMW. No ano seguinte, estrearia como piloto regular pela Toro Rosso.
Alonso foi grande, mas não chegou nem perto do trono

Alonso foi grande, mas não chegou nem perto do trono

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Alonso alcançou menos do que se esperava. Terminou a carreira no ano passado com 32 vitórias, uma a mais que Mansell, 9 a menos que Senna.
Vettel chegou a ser visto como grande ameaça

Vettel chegou a ser visto como grande ameaça

Foto de: Sutton Motorsport Images

Vettel, pelos anos dominantes de Red Bull, parecia ser aquele que "caçaria" o compatriota Schumacher. Após o seu tetracampeonato, aos 26 anos, já tinha 39 vitórias.
Mas hoje a tarefa parece mais difícil para o alemão

Mas hoje a tarefa parece mais difícil para o alemão

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Na Ferrari, reduziu o ritmo. Mas somou mais conquistas, chegando a 53 triunfos.
Aos poucos, Hamilton se estabeleceu ao redor do trono

Aos poucos, Hamilton se estabeleceu ao redor do trono

Foto de: Sutton Motorsport Images

Enquanto Vettel sofre na Ferrari, Hamilton sobra na Mercedes. Antes de seguir para a escuderia alemã, o inglês já acumulava 21 vitórias.
Um novo rei na F1?

Um novo rei na F1?

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Com a Mercedes, já foram vários títulos e uma infinidade de vitórias.
Trono na mira

Trono na mira

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

O inglês está 8 vitórias atrás de Schumacher. Se conseguir manter a média de vitórias por ano, alcançará o alemão em 2020.
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