Fórmula 1
04 set
Próximo evento em
25 dias
R
GP da Toscana
11 set
Próximo evento em
32 dias
R
GP de Singapura
17 set
Canceled
R
GP da Rússia
25 set
Próximo evento em
46 dias
R
GP do Japão
08 out
Canceled
R
GP dos Estados Unidos
23 out
Canceled
R
GP do México
30 out
Canceled
R
GP do Brasil
13 nov
Canceled
R
GP de Abu Dhabi
27 nov
Próximo evento em
109 dias

Hamilton, Fangio, Schumacher, Ascari: os recordistas nas estatísticas da F1

compartilhar
comentários
Hamilton, Fangio, Schumacher, Ascari: os recordistas nas estatísticas da F1
Por:
, Repórter
18 de mai de 2020 11:08

Entre os números de vitórias, poles, pódios e mais temos alguns pilotos que se destacam

Em meio à comemoração de seus 70 anos, a Fórmula 1 fez uma publicação em seu Instagram destacando cinco estatísticas históricas da categoria: vitórias, pole positions, pódios, voltas mais rápidas e corridas na zona de pontuação.

Os números foram apresentados em forma de percentual de aproveitamento, algo que pode ajudar no eterno debate sobre qual seria o melhor piloto de todos os tempos. Entre eles, alguns chamam a atenção como Lewis Hamilton, apesar de ser o recordista absoluto de pole positions, é apenas o quinto em aproveitamento.

Leia também:

Veja as estatísticas na galeria abaixo:

Galeria
Lista

VENCEDORES

VENCEDORES
1/30

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

1. Juan Manuel Fangio

1. Juan Manuel Fangio
2/30

Foto de: LAT Images

O argentino venceu 46% das provas que disputou

2. Alberto Ascari

2. Alberto Ascari
3/30

Foto de: LAT Images

Venceu 39% das provas que disputou

3. Jim Clark

3. Jim Clark
4/30

Foto de: Sutton Motorsport Images

O bicampeão tem um aproveitamento de 34%

4. Lewis Hamilton

4. Lewis Hamilton
5/30

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

O hexacampeão está empatado com seu compatriota: 34%

5. Michael Schumacher

5. Michael Schumacher
6/30

Foto de: Ercole Colombo

O heptacampeão fecha o Top 5 com 30% de aproveitamento

PÓDIOS

PÓDIOS
7/30

Foto de: LAT Images

1. Juan Manuel Fangio

1. Juan Manuel Fangio
8/30

Foto de: LAT Images

Fangio esteve no pódio em 67% das provas disputadas, ou seja, a cada 3 corridas, terminou entre os três primeiros em duas

2. Lewis Hamilton

2. Lewis Hamilton
9/30

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Hamilton não está muito atrás de Fangio, com 60%

3. Giuseppe Farina

3. Giuseppe Farina
10/30

Foto de: LAT Images

O primeiro campeão da história da F1 subiu ao pódio em 59% das provas que disputou

4. José Froilán González

4. José Froilán González
11/30
Compatriota de Fangio, o vice-campeão de 1954 esteve presente no pódio em 56% das provas que correu

5. Alain Prost

5. Alain Prost
12/30

Foto de: Sutton Motorsport Images

O tetracampeão fecha o Top 5 com 52%

PROVAS NA ZONA DE PONTOS

PROVAS NA ZONA DE PONTOS
13/30

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

1. Lewis Hamilton

1. Lewis Hamilton
14/30
Os pilotos da F1 possuem uma clara vantagem nesse quesito, com Hamilton liderando a lista, tendo pontuado em 85% das provas que competiu

2. Juan Manuel Fangio

2. Juan Manuel Fangio
15/30

Foto de: LAT Images

Mas lenda é lenda. Juan Manuel Fangio terminou 81% de suas corridas na zona de pontuação, sendo que, em sua época, apenas os cinco primeiros pontuavam

3. Sebastian Vettel

3. Sebastian Vettel
16/30

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

O alemão está empatado com Fangio, com 81%

4. Max Verstappen

4. Max Verstappen
17/30

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Com 75% de aproveitamento, Verstappen pontuou em 3 de cada 4 corridas que competiu

5. Valtteri Bottas

5. Valtteri Bottas
18/30

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Fechando o Top 5, uma surpresa para muitos, mas Bottas pontuou em 74% das provas que competiu

POLE POSITIONS

POLE POSITIONS
19/30

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

1. Juan Manuel Fangio

1. Juan Manuel Fangio
20/30

Foto de: LAT Images

O pentacampeão é o único a largar na pole em mais da metade das provas disputadas, com 56%

2. Jim Clark

2. Jim Clark
21/30

Foto de: LAT Images

O bicampeão largou na pole em 45% das provas disputadas

3. Alberto Ascari

3. Alberto Ascari
22/30
O italiano tem 42% de aproveitamento nos treinos classificatóriso

4. Ayrton Senna

4. Ayrton Senna
23/30

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Antigo recordista de pole positions, o brasileiro teve um aproveitamento de 40%

5. Lewis Hamilton

5. Lewis Hamilton
24/30

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Apesar de ser o recordista absoluto de pole positions, o aproveitamento de Hamilton não é dos melhores, apenas 35%

VOLTAS MAIS RÁPIDAS

VOLTAS MAIS RÁPIDAS
25/30

Foto de: LAT Images

1. Juan Manuel Fangio

1. Juan Manuel Fangio
26/30

Foto de: LAT Images

No último quesito, a liderança também é do argentino, com 45% de voltas mais rápidas

2. Jim Clark

2. Jim Clark
27/30

Foto de: LAT Images

O bicampeão e lenda da categoria teve 39% de voltas mais rápidas nas provas disputadas

3. Alberto Ascari

3. Alberto Ascari
28/30

Foto de: LAT Images

Mesmo em um ambiente bastante competitivo, Ascari ainda conseguiu 38% de voltas mais rápidas

4. Stirling Moss

4. Stirling Moss
29/30

Foto de: LAT Images

O campeão sem títulos garantiu sua vaga no Top 5 com 29% de aproveitamento em voltas mais rápidas

5. Michael Schumacher

5. Michael Schumacher
30/30

Foto de: XPB Images

Fechando o Top 5 está o heptacampeão, com 25%

VÍDEO: Reginaldo Leme avalia dupla da Ferrari e futuro de Vettel na F1

PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?

 

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Rosberg fala sobre dividir o paddock com Schumacher na Mercedes: "Ele era como um Deus na equipe"

Artigo anterior

Rosberg fala sobre dividir o paddock com Schumacher na Mercedes: "Ele era como um Deus na equipe"

Próximo artigo

Chuva, incêndio de Verstappen e Senna esperando o reboque: as histórias por trás das melhores fotos da Fórmula 1 (Parte 1)

Chuva, incêndio de Verstappen e Senna esperando o reboque: as histórias por trás das melhores fotos da Fórmula 1 (Parte 1)
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Guilherme Longo