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Hamilton ignorou ordens para não tentar fazer a volta mais rápida

Britânico ignorou uma mensagem da Mercedes pedindo para ele não se arriscar em tentar fazer a melhor volta da prova, no final do GP da França

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

No final da corrida do GP da França de Fórmula 1, os engenheiros da Mercedes avisaram Lewis Hamilton que Sebastian Vettel faria uma parada para colocar pneus novos e tentar fazer a volta mais rápida da prova. Mais tarde, voltaram a alertar o britânico de que o piloto da Ferrari estava em volta rápida. No entanto, contrariando as recomendações, Hamilton acelerou e tentou superar a marca do rival.

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Apesar de estar com pneus duros e usados, com mais de 29 voltas, Hamilton conseguiu fechar a última volta em 1min32s764. Logo em seguida, Vettel fechou sua volta usando pneus macios novos, em 1min32s740, apenas 2 centésimos mais rápido que o adversário.

Hamilton disse que o resultado é uma boa lembrança de que ele e a Mercedes precisam sempre buscar o melhor desempenho e bater os rivais.

“Eu acho que você nunca deveria desistir, nunca ser complacente e deve sempre acreditar que é possível”, disse o britânico quando questionado pelo Motorsport.com. “Havia um ponto extra disponível. Naturalmente a equipe não podia saber como eu estava sentindo o carro, mas eu sentia como se eu ainda tivesse mais um pouco para tirar dos pneus, e era para apenas mais uma volta”.

“Eu estava pensando: ‘vou acelerar para conseguir a melhor volta, caras, vamos lá’. Mesmo durante a volta eles estavam me dizendo ‘Não se preocupe, ele tem novos pneus, não tem como você batê-lo.’ Sendo o piloto louco que sou, eu pensei que talvez eu conseguisse tomar a melhor volta dele”.

“Eu não percebi que seria tão perto, havia coisas que eu podia ter feito para fazer acontecer. Eu não acho que ele tenha feito a volta perfeita, não acho que ele tenha usado toda a potência, ou algo assim. Eu acho que isso foi um aprendizado para nós, para nunca tomarmos as coisas por garantido e continuar acelerando”.

 

A explicação de Hamilton é suportada pelas conversas de rádio com seu engenheiro, Peter Bonnington. Confira abaixo:

 

Hamilton começa a volta final

Engenheiro: Vettel colocou pneus para a volta mais rápida, então não vamos nos incomodar em tentar superá-lo.

Enquanto Hamilton chega na reta oposta, claramente em uma volta rápida

Engenheiro: Vettel está com pneus macios, então deve baixar de 1min31s.

Hamilton: Ouvi você cara, mas se ele não fizer a volta, talvez eu consiga.

Após a corrida, indo para a área do pódio.

Hamilton: Valia a tentativa, na última volta.

Engenheiro: É, copiei Lewis, sim, foi muito perto de fato.

Hamilton: Quão próximo?

Engenheiro: Dois centésimos.

Hamilton: Vocês não podem ter uma postura de derrota, sempre temos que buscar as coisas, caras.

Engenheiro: É, apenas dizendo...

Hamilton: Eu poderia ter sido mais rápido, se nós tivéssemos planejado isso adequadamente.

Engenheiro: Sim, copiei, foi uma lição para nós.

 

Vettel admitiu que ele esperava ir mais rápido, mas insistiu que não foi desencorajado pelo que Hamilton poderia fazer.

“Não fui rápido o suficiente!”, disse o alemão. “Eu fiquei surpreso comigo mesmo. Tentei ir o mais rápido que podia. Depois que tudo parecia certo, a volta mais rápida foi em apenas 1min33s5, Lewis fez uma volta muito forte no fim".

“Eu só posso assumir que ele estava administrando durante a corrida, antes de ir para a volta rápida. A degradação dos pneus foi lenta, especialmente nos duros, então ele foi capaz de fazer uma volta muito forte no final. Mas sim, foi apertado”.

“Nós tínhamos um pequeno problema com a bateria, então talvez não tenha sido 100% ideal. Eu dei uma olhada rápida na comparação de voltas rápidas e vi que a volta inteira foi muito perto. Então, desencorajante, não. Não mais ou menos do que a falta de velocidade que temos visto em algumas corridas”.

 

Veja as imagens do GP da França de F1:

Os pilotos reunidos antes da prova
Sir Jackie Stewart que completou 80 anos no dia 11 de junho e Nico Rosberg
Jean Todt, President da FIA, e vários outros, homenagearam Stewart antes da prova
Homenagem a Jackie Stewart
Homenagem a Jackie Stewart
Jackie Stewart Birthday photograph with drivers and team principles
Gunther Steiner e Toto Wolff na homenagem a Jackie Stewart antes da prova
Franz Tost, Mattia Binotto, e Zak Brown na homenagem a Jackie Stewart
Foto oficial na homenagem a Jackie Stewart antes da prova
Foto oficial na homenagem a Jackie Stewart antes da prova
David Coulthard, Mark Webber, Sebastian Vettel, Daniil Kvyat, Kevin Magnussen e Romain Grosjean na homenagem a Jackie Stewart antes da prova
Largada do GP da França
Lewis Hamilton sempre esteve à frente de seu companheiro de equipe.
No final, mais uma dobradinha da Mercedes, com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1, com Charles Leclerc, da Ferrari, em terceiro
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