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Hamilton: rotação do motor causou largada ruim no Bahrein

Lewis Hamilton explicou em detalhes que a dificuldade para manter a rotação do motor no nível ideal foi o que o levou a ter uma largada ruim no GP do Bahrein

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team W07 after making contact with Valtteri Bottas, Williams FW38

Foto de: XPB Images

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team W07
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid runs wide as Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H passes
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team W07
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team W07
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team W07
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team W07
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team recovers from a spin
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team W07

No GP do Bahrein, Lewis Hamilton sofreu com mais uma largada ruim, quando foi superado por Nico Rosberg ainda na reta dos boxes e abalroado por Valtteri Bottas na primeira curva do circuito barenita.

Embora as largadas abaixo da média tenham feito a Mercedes buscar mudanças no hardware da embreagem, Hamilton explicou que o que aconteceu em Sakhir não tem relação com a embreagem, mas com o motor.

"Não, nada relacionado à embreagem", disse o tricampeão em entrevista à rede de TV chinesa LETV.com.

Dificuldade para manter as rotações do motor

Segundo o britânico, a origem do problema estava no controle da velocidade do motor, o que fez com que fosse impossível para ele manter o nível de rotação adequado para a largada.

"Após a volta de apresentação, fiz a sequência normal de procedimentos para a largada e tudo estava bem até que as luzes vermelhas começaram a se acender. Engatei a primeira marcha e fui buscar a rotação ideal", disse.

"Normalmente, você acelera até o ponto desejado e segura o pé naquela posição - com o controle da rotação, manter o nível é algo relativamente fácil. Mas a rotação subia e descia, eu deixei o meu pé parado e a rotação começou a cair. Então precisei acelerar mais - era fácil ganhar aceleração, mas demorava para reduzir, o quer tornava mais difícil ainda chegar ao ponto ideal."

"Quatro luzes vermelhas já estavam acesas e eu ainda estava tentando acertar o ponto. Em uma largada, você precisa olhar para as luzes quando quatro delas estão acesas e se concentrar ao máximo, só assim você consegue reagir e largar no tempo certo."

"Quando a última luz vermelha se acendeu, desisti de tentar encontrar o ponto, só pensei 'vai ter que ser deste ponto em que estou agora'. Então olhei para cima e as luzes vermelhas se apagaram. eu não queria queimar a largada, então fui cauteloso e parti um pouco depois do ideal. A largada não foi das piores, mas Nico já estava praticamente ao meu lado quando eu me dei conta".

Sem mudanças no mapeamento do motor

Com os novos procedimentos de largada, os carros devem manter o mesmo mapeamento do motor nas largadas e durante toda a prova. Fazer qualquer tipo de mudança neste sentido, portanto, não é simples.

Hamilton confirmou que não haverá mudanças no mapeamento do motor para o GP da China, mas revelou que novos procedimentos, treinados por ele no simulador, trouxeram a confiança de que ele não enfrentará problemas semelhantes desta vez.

"Permanecemos com o mesmo mapeamento de motor, apenas os procedimentos mudaram para tornar as coisas mais estáveis. Trabalhei com isso no simulador, então estou confiante de que vai dar certo", completou.

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