Últimas notícias

Hamilton: Todos os meus rivais ligam para Wolff sobre vaga na Mercedes

Hexacampeão mundial disse que seus rivais querem se juntar à Mercedes e que um piloto de primeira linha está entre aqueles que ligaram para o chefe da equipe

Toto Wolff, Executive Director (Business), Mercedes AMG, with Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, 1st position, after the race

Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton estará sem contrato após o término da próxima temporada, assim como o companheiro de Mercedes, Valtteri Bottas, o atual piloto da Ferrari, Sebastian Vettel, e Max Verstappen, da Red Bull.

No evento de final de temporada da FIA, Hamilton disse que o mercado para 2021 já estava provocando intrigas, e que outro piloto presente na noite de sexta-feira estava procurando o chefe da Mercedes, Toto Wolff, sobre uma vaga.

Leia também:

Verstappen, ligado a uma mudança para a Mercedes em 2021 no início deste ano, estava no palco pouco antes de Hamilton falar.

O bicampeão da F1, Fernando Alonso, que deixou claro seu interesse em um possível retorno à F1 em 2021, também esteve presente como um dos campeões mundiais de endurance pela Toyota.

"É um momento interessante, porque há muitos pilotos que estão buscando vagas em todos os lugares", disse Hamilton.

"Estou falando sobre as ligações que Toto recebe de todos os pilotos, incluindo o que esteve aqui recentemente, pedindo um lugar.”

“Todo mundo está tentando deixar sua equipe para chegar onde estamos. O que é compreensível, porque todos querem ganhar, todos querem fazer parte de uma fórmula vencedora.”

“Mas não acho que seja estressante nesse momento. Sempre há um caminho claro de comunicação entre Toto e eu. Nunca houve segredos e isso não vai mudar.”

Juntamente com Verstappen e Alonso, os outros pilotos da coletiva de imprensa da FIA incluíam o campeão da Fórmula E, Jean-Eric Vergne, o campeão da Fórmula 2, Nyck de Vries, e o companheiro de Alonso na Toyota, Sebastien Buemi.

Hamilton disse antes que ficar na Mercedes, que o levou a cinco títulos em seis anos, é sua prioridade para 2021.

No entanto, ele reiterou que "não gastará muita energia" para tomar uma decisão, tendo admitido anteriormente que não estava ansioso por mais negociações de contratos.

"Adoro onde estou e amo as pessoas com quem trabalho", disse Hamilton. "Portanto, é realmente difícil se afastar de algo que você ama tanto quanto eu.”

“A equipe, a organização e até os chefes.”

"Estou com a Mercedes desde os 13 anos, então é realmente difícil me imaginar em outro lugar.”

"Acho que levamos tempo para construir isso, a força em profundidade, a consistência que temos. Não é algo que acontece da noite para o dia.”

"As outras equipes atualmente não têm os elementos que temos. E leva tempo para construir essas coisas.”

Entenda 10 razões para acreditar que Hamilton pode trocar Mercedes por Ferrari

1 - Futuro da Mercedes no mundial. A era híbrida da F1 teve apenas um grande nome: Mercedes. Todos os títulos de construtores e pilotos foram vencidos pela equipe alemã, mas o novo regulamento técnico e esportivo de 2021 poderá mudar a geografia das melhores equipes da F1.
A fabricante alemã também já está com um olho mais atento ao mercado elétrico, com uma equipe na Fórmula E, além de ainda não cravar que permanecerá no grid após 2021.
2 - A ‘rádio paddock’ também fala de um certo distanciamento de Toto Wolff da fábrica, sendo até vinculado a um novo papel dentro da F1.
Hamilton já declarou que quer estar sempre próximo ao chefão, mas se a separação for inevitável, nada poderá segurá-lo na Mercedes.
3 - Wolff também não cravou que Hamilton permanecerá no time, com “25% de chances” dele mudar de equipe...
... e não vendo problemas em Hamilton conversar com dirigentes da equipe de Maranello.
4 - Hamilton foi visto algumas vezes conversando com um dos homens fortes da Ferrari, John Elkann...
... o que deixou a mídia italiana alerta, aumentando a expectativa de uma possível mudança.
5 - Motivação: A tendência é que em 2020 a Mercedes se mantenha na frente e que Hamilton conquiste o sétimo título mundial, igualando o número de títulos e certamente quebrando recorde de vitórias de Schumacher.
O ano de 2021 seria um dos últimos de Hamilton na F1 e para deixar seu nome ainda mais sólido na história, ele poderia ver uma chance de conseguir o octa mundial na casa em que Michael Schumacher foi mais vitorioso.
6 - Para sacramentar, seria um título por uma terceira equipe diferente e com um motor não sendo da Mercedes, pela primeira vez.
7 - Caso a negociação entre Hamilton e Mercedes se arraste, a pressão dos italianos poderá aumentar sobre a escuderia, com a continuidade da má fase de Sebastian Vettel.
Em 2020, o alemão também encara seu último ano de contrato com a Ferrari, deixando as portas abertas ao inglês.
8 - Fator Max: O mercado para 2021 promete ser quente. Além de Hamilton e Vettel, Max Verstappen também terá seu último ano de contrato com a Red Bull e já teve seu nome ligado à Mercedes algumas vezes em 2019.
Com a suposta saída de Hamilton, as Flechas de Prata continuaria contando com um dos nomes mais fortes do grid, em matéria de talento.
9 - Mick Schumacher: o filho de Michael Schumacher pode ser um fator. O alemão, que competirá na F2 em 2020, é nome certo para o futuro na Ferrari.
... mas certamente a equipe de Maranello não o colocará diretamente na equipe principal, podendo ‘experimentá-lo’ por uma ou duas temporadas na Alfa Romeo, assim como fez com Charles Leclerc.
10 - Na terra da moda: Tendo que passar mais tempo na Itália, o novo ambiente também poderá favorecer alguns compromissos que Hamilton tem no mundo da moda, facilitando a logística da já agitada vida fora das pistas do inglês.
18

2020 em foco:

Com o fim da temporada da Fórmula 1, fizemos um balanço do ano que está se encerrando e traçamos um panorama sobre o que está por vir em 2020. Confira esse e outros assuntos no episódio dessa semana do podcast do Motorsport.com:

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Siga o Motorsport.com Brasil no TwitterFacebookInstagram e Youtube.

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Diretor técnico da Renault, Nick Chester deixa equipe
Próximo artigo Com presença de Bolsonaros, Rio triplica oferta de São Paulo por F1 e mostra projeto a Hamilton

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil