Honda deu "grande passo adiante" com motor de 2020
A montadora japonesa obteve uma evolução com seu motor de F1 desse ano, especialmente em termos do empacotamento, afirmou o chefe da AlphaTauri
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Zak Mauger / Motorsport Images
Desde o seu retorno à Fórmula 1 em 2015, a Honda teve o seu melhor ano na categoria em 2019, conquistando três vitórias em sua primeira temporada na parceria com a Red Bull. Para 2020, o objetivo da montadora japonesa é se colocar na luta pelo título e, desde a temporada passada, vem trabalhando para melhorar a potência, confiabilidade e o conjunto da unidade de potência.
Para o chefe da AlphaTauri, Franz Tost, que trabalha com a Honda desde o início de 2018, o progresso atingido pela montadora impressiona.
Leia também:
"Eles deram um grande passo adiante", disse Tost quando perguntado pelo Motorsport.com sobre o desenvolvimento da Honda para essa temporada. "Estamos trabalhando juntos pelo terceiro ano e, se você olhar para como a unidade se encaixa dentro do carro e comparar com o primeiro ano, há uma grande diferença".
"Tudo foi otimizado: da parte elétrica até bombas hidráulicas, todos esses componentes, para obter centro de gravidade e distribuição de peso melhores. Obviamente que isso ajuda: melhora a performance e eles deram grandes passos adiante na confiabilidade e na performance".
O diretor técnico da AlphaTauri, Jody Egginton disse que o relacionamento de longo prazo com a Honda foi chave para ajudar no desenvolvimento, não apenas da equipe mas também da montadora, para que eles possam entender melhor o que eles mesmos precisam.
"Eles estão adaptando a unidade de potência para as nossas necessidades de espaço", disse. "Você tem uma ótima dinâmica aqui, e eles estão sempre prontos para atender aos pedidos da AlphaTauri e da Red Bull. Isso nos permitiu fazer várias perguntas e acertar tudo no melhor modo possível e eles são flexíveis para atingir isso. É uma evolução".
"Quando você chega no terceiro ano, o relacionamento de trabalho está formado e você entende o básico da filosofia por trás da unidade de potência e da continuidade. E com a continuidade você tem a oportunidade de ousar um pouco mais e otimizar".
Para a Red Bull, a melhora de performance da Honda é vista como um elemento essencial para buscar os objetivos desse ano, com o chefe da equipe, Christian Horner admitindo que uma falta de performance segurou a equipe nos últimos anos.
"Temos uma equipe muito forte - nossos pilotos, a força que temos dentro da equipe", disse. "Eu acho que nossos fornecedores de motor são um aspecto chave também, que era o ingrediente que estava faltando nos últimos anos".
"Nós vimos o relacionamento com a Honda crescer ao longo do ano passado, com as três vitórias que conquistamos, as pole positions. E, claro, indo para um segundo ano no processo de continuidade com o motor mais integrado com o chassis, é óbvio que nossas expectativas crescem e nossos objetivos são maiores para esse ano".
"Nós sabemos que temos grandes adversários, mas temos a força dentro da equipe para nos colocarmos como verdadeiros competidores nesse ano".
GALERIA: Relembre a história da Honda na Fórmula 1
1964 - A estréia da Honda na F1
Foto de: David Phipps
1965 - O primeiro Triunfo
Foto de: LAT Images
1966 - resultados pouco expressivos
Foto de: LAT Images
1967 - Segunda vitória
Foto de: David Phipps
1968 - Bons resultados antes da saída
Foto de: LAT Images
Jo Schlesser, Honda RA301
Foto de: LAT Images
1983 - O retorno
Foto de: Sutton Motorsport Images
1983 - Parceria com a Williams
Foto de: LAT Images
1984 - O início de uma era
Foto de: Williams F1
1984 - O início de uma era
Foto de: Williams F1
1985 - A chegada de Mansell
Foto de: LAT Images
1986 - O título de Construtores
Foto de: LAT Images
1987 - O Tri de Nelson Piquet
Foto de: LAT Images
1987 - Título e discórdia
Foto de: Sutton Motorsport Images
1987 - Lotus, Honda e Senna
Foto de: LAT Images
1988 - Piquet e Senna trocam de volante
Foto de: LAT Images
1988 - Terceiro título da Honda
Foto de: Sutton Motorsport Images
1989 - Japoneses vencer a quarta seguida
Foto de: LAT Images
1990 - Pentacampeonato da Honda
Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
1991 - Hexa da Honda e tri de Senna
Foto de: LAT Images
1992 - A Honda anuncia a saída da F1
Foto de: LAT Images
2000 - Retorno ao lado da BAR
Foto de: BAR
2001 - O primeiro Pódio da BAR Honda
Foto de: British American Racing
2001 - Honda equipa a Jordan
Foto de: Jordan Grand Prix
2002 - Mais decepções
Foto de: British American Racing
2002 - Último ano com a Jordan
Foto de: Honda GP
2003 - Chegada de Button e mais decepções
Foto de: LAT Images
2004 - O ano dos pódios
Foto de: LAT Images
2004 - Pódio de Takuma Sato nos EUA
Foto de: LAT Images
2005 - Nova decepção
Foto de: XPB Images
2006 - Honda assume com grandes ambições
Foto de: XPB Images
2006 - Início com pole
Foto de: XPB Images
2006 - Vitória Histórica
Foto de: Sutton Motorsport Images
2006 - Primeira e última
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
2006 - Super Aguri Honda
Foto de: XPB Images
2007 - O início do fim
Foto de: Gareth Bumstead
2007 - Super Aguri
Foto de: LAT Images
2008 - Falência da Super Aguri liga sinal de alerta
Foto de: XPB Images
2008 - Honda também deixa F1
Foto de: XPB Images
2008 - Último pódio com carro próprio
Foto de: XPB Images
2009 - O sucesso que não foi
Foto de: XPB Images
2009 - O sucesso que não foi
Foto de: XPB Images
2015 - O terceiro retorno
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016 - Os fracassos se acumulam
Foto de: McLaren
2017 - Fim do amor
Foto de: LAT Images
2018 - Novos ares, resultados promissores
Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
2019 - O laboratório
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
2019 - A redenção
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
2019 - Lavando a alma com champagne.
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
A Red Bull Honda demonstrou que a vitória na Áustria não foi um caso isolado e voltou a vencer na Alemanha. O resultado foi ainda mais especial por Daniil Kvyat ter levado a Toro Rosso Honda ao pódio na terceira posição.
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Honda Racing
Foto de: XPB Images
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1 - Leclerc: Ferrari tem "a melhor chance" de vencer a Red Bull em 2024
F1: Vowles defende o fato de Albon ter assumido o carro de Sargeant
F1: Marko critica Tsunoda e Ricciardo por serem "muito lentos" nas corridas
F1: Calmaria na Red Bull? Jornais apontam momento sólido de Horner na equipe austríaca
F1: Abandono na Austrália impede Verstappen de se aproximar de recorde de Hamilton
Análise técnica: a solução da Ferrari que ajudou a 'derrubar: a Red Bull na Austrália
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments