Últimas notícias

Honda está "muito feliz" com a evolução do motor de 2020

O chefe da equipe Red Bull Christian Horner afirmou que a montadora japonesa está "muito feliz" com o progresso obtido durante as férias e espera boa temporada

Honda Hybrid branding on an engine cover

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Na temporada 2019, a Honda se tornou a fornecedora de motores da Red Bull, após um ano de testes com a Toro Rosso, e os resultados obtidos com a nova parceria foram bastante positivos. Ao longo do ano, Max Verstappen garantiu três vitórias, as primeiras da empresa japonesa desde o GP da Áustria de 2006. O holandês terminou o campeonato em terceiro, garantindo o melhor ano da Honda desde o seu retorno à F1, em 2015.

Quando perguntado pelo Motorsport.com sobre o desenvolvimento do motor da Honda durante as férias da F1, Christian Horner afirmou que o feedback apresentado pela montadora foi positivo. "Eles estão muito felizes", disse o chefe da Red Bull. "O motor teve uma evolução constante durante o ano passado. O motor mais recente é o próximo passo dessa evolução".

Leia também:

"Eles conseguiram muita quilometragem. Obviamente estamos trabalhando bem próximos deles na integração do motor com o chassis. Eles tem a mesma motivação e desejo de serem competitivos, de continuar crescendo para além das três vitórias conquistadas no ano passado e os outros resultados obtidos".

"Eles estão muito, muito focados em garantir o próximo passo. A evolução que eles conseguiram foi fenomenal, quando você lembra onde eles estavam há cinco anos. Isso é impressionante".

Em sua volta à F1, a Honda enfrentou três temporadas muito difíceis, marcadas por problemas de confiabilidade e falta de performance, enquanto fornecedora da McLaren, entre 2015 e 2017. Quando a parceria foi encerrada, ele assinaram com a Toro Rosso para a temporada de 2018, como um teste para um potencial fornecimento para a Red Bull, que acabou confirmado no mesmo ano.

Em 2019, a Honda conseguiu se aproximar dos seus rivais muito mais que nos anos anteriores, dando à Red Bull a chance de lutar com a Mercedes e a Ferrari ao longo da temporada. Para Max Verstappen, a Honda atingiu todas as suas expectativas até agora, dando a ele a confiança de que o motor continuará evoluindo em 2020

"Estava muito animado pela parceria e eles não desapontaram. Estou gostando muito", afirmou o piloto. "Eles são muito focados e eu acho que as melhorias obtidas ao longo do ano foram muito boas. Claro que como um piloto você sempre quer mais, mas eles são iguais: sempre querem mais".

"Mais próximo do final do ano, era um motor muito competitivo. Pra mim, nós estávamos muito próximos da Mercedes, como deu para ver no Brasil, por exemplo, com a disputa entre Pierre [Gasly] e Lewis [Hamilton]. Em comparação à Ferrari, não sei. Acho que eles ainda estão um pouco a nossa frente. Mas acho que durante as férias, [a Honda] teve mais algumas melhorias".

"Temos que esperar para ver o que os outros fizeram, porque eles também devem melhorar, e espero que nós tenhamos melhorado mais do que eles".

GALERIA: Relembre a história da Honda na F1

1964 - A estréia da Honda na F1
Ronnie Bucknum foi o responsável por guiar o RA271 em três grandes prêmios naquele ano. O melhor resultado foi um 13º lugar na Alemanha.
1965 - O primeiro Triunfo
O recém chegado Richie Ginther foi bem sucedido e conquistou a primeira vitória da Honda na Fórmula 1, no GP do México
1966 - resultados pouco expressivos
Os americanos Richie Ginther e Ronnie Bucknum continuaram guiando pela marca.
1967 - Segunda vitória
O campeão mundial de 1964, John Surtees, chegou à Honda e venceu o GP da África do Sul, última conquista da primeira passagem dos japoneses pela F1.
1968 - Bons resultados antes da saída
Surtees conseguiu mais dois pódios para a Honda em 1968, na França e nos Estados Unidos.
Jo Schlesser, Honda RA301
Na França, Jo Schlesser sofreu um acidente fatal. A morte do piloto pesou na decisão da fabricante para sair da F1 no final daquele ano.
1983 - O retorno
A Honda voltou à F1 em 1983, fornecendo motores para a equipe Spirit. Na foto, vemos Stefan Johansson guiando a Spirit Honda. Parceria durou apenas 6 corridas.
1983 - Parceria com a Williams
Os motores Honda da Spirit chamaram a atenção da Williams de Keke Rosberg, que experimentou os propulsores no GP da África do Sul.
1984 - O início de uma era
A primeira vitória da Williams Honda aconteceu no GP de Dallas. Keke Rosberg venceu a prova e deu início a um período de conquistas que durou quase uma década.
1984 - O início de uma era
A primeira vitória da Williams Honda aconteceu no GP de Dallas. Keke Rosberg venceu a prova e deu início a um período de conquistas que durou quase uma década.
1985 -  A chegada de Mansell
Na segunda temporada completa com motores Honda, a Williams venceu quatro provas, duas com Rosberg e duas com Nigel Mansell.
1986 - O título de Construtores
O então bicampeão mundial, Nelson Piquet, substituiu Rosberg que foi para a McLaren. Com 4 vitórias do brasileiro e 5 de Mansell, a Williams Honda conquistou seu primeiro mundial.
1987 - O Tri de Nelson Piquet
Piquet foi campeão em 87 e Williams Honda foi bicampeã de construtores. O brasileiro se tornava tricampeão da F1, após vencer outros dois campeonatos com a Brabham.
1987 - Título e discórdia
Contudo, a relação de Piquet, Williams e Honda não foi das melhores, com o brasileiro acusando a equipe de favorecer Mansell e a Honda querendo se distanciar das polêmicas.
1987 - Lotus, Honda e Senna
Naquele ano três forças unidas se destacaram na última grande temporada da Lotus na F1. Com a Honda e Ayrton Senna, a Lotus venceu nas ruas de Mônaco e Detroit.
1988 - Piquet e Senna trocam de volante
Com o fim do contrato com a Williams, Piquet ocupou o assento deixado por Senna na Lotus, apostando no sucesso. No entanto a equipe nunca mais construiu um equipamento capaz de vencer.
1988 - Terceiro título da Honda
Enquanto isso, A McLaren Honda começava aquele que seria o ano mais dominante da história da F1 até aquele momento. Senna e Prost venceram 15 das 16 corridas do ano e o brasileiro se tornou campeão.
1989 - Japoneses vencer a quarta seguida
No ano do tetra da Honda, Senna e Prost protagonizaram uma rivalidade histórica, com o francês levando a melhor no fim do ano. De 89 à 92, a Honda equipou apenas os carros da McLaren.
1990 - Pentacampeonato da Honda
Após a saída de Prost, a McLaren trouxe Gerhard Berger para ser companheiro de Senna. O brasileiro sagrou-se bicampeão da F1 após mais uma disputa com o rival francês.
1991 - Hexa da Honda e tri de Senna
Aquele foi o ano dos últimos títulos da fabricante japonesa e do piloto brasileiro.
1992 - A Honda anuncia a saída da F1
De saída, a Honda amargou sua primeira derrota em 6 anos, sendo batida pela Renault que fez parceria com a Renault. A última vitória da McLaren Honda foi conquistada por Berger na Austrália.
2000 - Retorno ao lado da BAR
Jacques Villeneuve se uniu a uma fabricantes de cigarros e à Honda para a formação de uma equipe que estreou como grande promessa na F1 mas que não alcançou grandes resultados.
2001 - O primeiro Pódio da BAR Honda
No GP da Espanha, Villeneuve conseguiu levar seu carro até o terceiro lugar e assim levar o carro ao pódio pela primeira vez.
2001 - Honda equipa a Jordan
A Jordan teve relação estreita com os japoneses nos anos 90, quando chegou a vencer corridas com os motores Mugen-Honda, empresa do filho do criador da Honda. A nova parceria não rendeu.
2002 - Mais decepções
No ano em que parecia que a BAR Honda iria engrenar, o time não conseguiu nenhum pódio sequer.
2002 - Último ano com a Jordan
A parceria se encerrou após um ano de abandonos causados por falhas nos motores da fabricante japonesa.
2003 - Chegada de Button e mais decepções
A chegada do piloto que seria responsável pelos melhores resultados da equipe não foi suficiente para melhorar a campanha da BAR Honda.
2004 - O ano dos pódios
O grande destaque da temporada foi Jenson Button que subiu ao pódio em dez das 18 provas do ano. Button foi o terceiro colocado no mundial, atrás apenas dos pilotos da Ferrari.
2004 - Pódio de Takuma Sato nos EUA
O protagonista pode ter sido Button, mas 2004 se tornou inesquecível para a Honda, pois foi o ano em que pela primeira e única vez, um piloto japonês subiu ao pódio com a Honda.
2005 - Nova decepção
Com o sucesso na temporada anterior, esperava-se que a BAR Honda pudesse enfim desafiar os times de ponta, o que não aconteceu. No fim do ano a BAR deixou de existir.
2006 - Honda assume com grandes ambições
A marca japonesa comprou a fábrica da BAR em Brakley e trouxe Rubens Barrichello da Ferrari para se somar a Button. O ano foi proveitoso para a equipe que fechou o ano em quartana tabela.
2006 - Início com pole
O ano começou bem para a Honda, com a pole na Austrália e várias outras provas largando nas três primeiras filas.
2006 - Vitória Histórica
Apesar das boas classificações, a Honda só subiu ao pódio três vezes na temporada. O grande momento da marca, foi a vitória de Jenson Button na Hungria.
2006 - Primeira e última
A vitória na Hungria foi a primeira da Honda em 2006 e a última da marca como equipe. Ao todo, a Honda conquistou três vitórias com carro próprio: México 1964, África do Sul 1967 e Hungria 2006.
2006 - Super Aguri Honda
Os planos ambiciosos da Honda ainda envolveram a estréia da Super Aguri, outra montadora japonesa que era equipada com motores da Honda e servia como uma parceira estratégica.
2007 - O início do fim
Mais uma vez, a Honda apostava alto impulsionada por uma temporada anterior muito boa. No entanto, a equipe fez péssima temporada e acabou o ano com apenas 6 pontos.
2007 - Super Aguri
Se em 2006 a novata japonesa foi última no campeonato, a segunda temporada do time representou um avanço pois foi a penúltima do grid, com 4 pontos, dois a menos do que a Honda.
2008 - Falência da Super Aguri liga sinal de alerta
A equipe chegou a fazer algumas provas, mas as dívidas se acumularam e a empresa fechou as portas no meio do ano.
2008 - Honda também deixa F1
A última temporada da marca japonesa com equipe própria foi marcada por resultados modestos. A crise global pesou para saída da Honda, que praticamene abandonou a fábrica no fim do ano.
2008 - Último pódio com carro próprio
Barrichello conquistou o último pódio do time em Silverstone. A Honda só voltaria ao pódio com Max Verstappen em 2019.
2009 - O sucesso que não foi
A Honda abandonou a F1 de forma repentina. Para manter as operações, Ross Brawn, então diretor da equipe, comprou a fábrica e todos os equipamentos por valor simbólico e fundou a Brawn GP.
2009 - O sucesso que não foi
Coma saída total da Honda, Ross Brawn precisou comprar motores Mercedes no 'fiado'. A parceria deu certo e a equipe foi campeã mundial. A Mercedes comprou a equipe no fim do ano.
2015 - O terceiro retorno
A Honda voltou pela terceira vez para a categoria, dessa vez refazendo parceria com a McLaren de Fernando Alonso. No entanto, o motor híbrido japonês não foi bem sucedido.
2016 - Os fracassos se acumulam
Nem com os quintos lugares de Alonso em Mônaco e nos Estados Unidos a McLaren Honda conseguiu se levantar. Falta de potência e de confiabilidade foram os grandes problemas
2017 - Fim do amor
Com mais problemas nos motores Honda, a McLaren e Fernando Alonso perderam a paciência e o contrato foi rompido no final da temporada.
2018 - Novos ares, resultados promissores
A Toro Rosso assumiu o desafio de servir como campo de testes da Honda e a nova parceria rendeu frutos. Pierre Gasly foi quarto no Bahrein e apesar de não somar muitos pontos, a união funcionou.
2019 - O laboratório
Em 2019 a Honda passou a equipar a equipe principal da Red Bull e a Toro Rosso passou a ser constantemente utilizada como espaço para testar as melhorias dos japoneses.
2019 - A redenção
A Red Bull Honda conseguiu três pódios até o momento nesta temporada. O grande momento, foi a vitória de Verstappen no GP da Áustria
2019 - Lavando a alma com champagne.
A Red Bull fez questão de enviar Toyoharu Tanabe ao pódio para estourar a champagne junto de Verstappen. Enfim os japoneses voltaram ao seu lugar na F1. O desafio agora é manter a forma.
A Red Bull Honda demonstrou que a vitória na Áustria não foi um caso isolado e voltou a vencer na Alemanha. O resultado foi ainda mais especial por Daniil Kvyat ter levado a Toro Rosso Honda ao pódio na terceira posição.
Honda Racing
Os números da marca japonese na F1: 74 vitórias, 177 pódios, 77 poles, 62 voltas mais rápidas e 6 títulos mundiais de construtores, sendo 2 com a Williams e 4 com a McLaren.
51

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Suspensão de eventos esportivos em Xangai pode levar ao cancelamento do GP da China
Próximo artigo F1 está disposta a encontrar nova data para GP da China

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil